O programa da viagem – Guia personalizado
Há uns tempos atrás, rolou uma conversa no twitter sobre a melhor maneira de levar durante a viagem as múltiplas reservas de hoteis, de museus, de voos, de trens, e em alguns casos até de restaurantes.
Meses antes de viajar vou guardando em uma pasta no computador tudo que vou encontrando sobre o destino. Na verdade como escrevo sobre viagens, guardo em pastas organizadas por países e cidades tudo de interessante que encontro. Porque depois quem consegue se lembrar onde viu o artigo tal sobre aquela loja imperdível em Sevilha ou coisa do gênero. Para evitar este momento mea culpa, eu leio, e se gosto, no mesmo momento (se o artigo tem a opção de imprimir diretamente) imprimo em pdf e guardo. Caso contrário copio e colo em um documento word com a devida identificação da fonte. Porque o mea culpa é horrível, porque te dá a sensação que você pode deixar de curtir algo muito legal, só porque não lembra do nome, da fonte, enfim , de nada. Depois dos 30, a memória já não é a mesma, e o ser tem que aceitar ou sofrer o tal mal da neurose do “tá na ponta da língua, mas não sai”.
Pequena parte da minha coleção de pastas virtuais
Quando falta mais ou menos um mês para a viagem, começo a montar meu guia-voucher. No excel ou no word monto uma tabela com os dias e o essencial que vou fazer em cada um deles ou ao menos com o nome do hotel. Em seguida coloco em ordem de uso todas as reservas impressas e no caso de hoteis que prometeram um quarto com vistas ou um cafe especial coloco também os respectivos e-mails que comprovam o que se contratou. E por fim, revejo toda a informação que fui acumulando, escolho a mais relevante e a organizo já de acordo com o dia que vou aquele atrativo. Esta informação eu retiro de guias de viagem, blogs especializados, do twitter e de revistas.
Primeira tabela da viagem ao Maranhão 2009
Tudo impresso, coloco capa e espiral. Uma cópia do guia em pdf envio para mim mesma por e-mail e para o Tom, assim em qualquer emergência temos tudo a mão. Também procuro ter em um e-mail não comercial, ou seja, que não divulgo, cópias de todos os documentos importantes: RG, CPF, passaporte, carteiras de vacinação, e para quem mora fora, cópia do visto ou da carteira de residente.
Guia montado do Maranhão
fotos: turomaquia_2009