Guias de Viagem e Arte

 
 
out 20 2017

O papel do artista na arte medieval + Harry Potter

O papel do artista na arte medieval

O papel do artista na arte medievalPoucos são os artistas conhecidos da Idade Média. Por quê? Porque aquele que executava a obra era apenas uma extensão de Deus. Somente se reconhecia a criatividade àqueles que era na hierarquia cristã eram considerados excelentes, como os monges ou os padres.

O Concílio de Nicea realizado em 78, declarava que a pintura “não é uma invenção do pintor que a cria, mas uma lei inviolável, uma tradição da Igreja (lembre que os pintores deviam seguir regras rígidas de representação). Não são os pintores mas sim os Santos Padres quem devem inventar e ordenar. A eles pertence a composição, ao pintor apenas a execução”.

Esta situaçao tão marginal foi modificada com o passar do tempo, mas olha que demorou bastante tempo. No século XII, os artesãos começaram a ser reconhecidos socialmente. Ao mesmo tempo, para aumentar seu status,  reuniram-se em corporações de ofício.

No começo estas corporações pertenciam a uma cidade, mas com a necessidade crescente de mão-de-obra especializada, estas corporações passaram a se movimentar por toda Europa. O que eram? Associações de pessoas que realizavam o mesmo trabalho manual.

O papel do artista na arte medieval e o que isso tem a ver com a maçonaria?!

social-1Um jovem entrava em uma corporação e dependendo do tipo de ofício, era aprendiz durante 3 ou 5 anos. Os pedreiros e seguramente entre eles o que faziam o papel de arquiteto se conheciam como maçons. Eram corporações fortes e dinâmicas. Como necessitavam de uma espécie de estúdio de trabalho, ao lado das construções que estavam realizando construiam uma “loggia” (daí o nome loja maçonica). Nestas loggias existia um mestre que era quem controlava a disciplina e as normas de trabalho. Durante o inverno quando era impossível trabalhar ao relento, realizavam tarefas dentro das loggias.

Começaram a empregar símbolos que demonstravam sua organização e representavam seus ideiais. Na fachada da Igreja de Or San Michele, em Florença destacam os três grandes símbolos maçonicos:

  • o compasso que simboliza o limite justo na relação entre os trabalhadores.
  • o esquadro, símbolo da equidade na loggia.
  • o nível e o plomo, que simbolizam a hierarquia e a igualdade na associação.
O papel do artista na arte medieval

As setas brancas indicam respectivamente da direita para a esquerda: o nivel com o plomo, o compasso e o esquadro.

No século XIII um artesão em Paris cobrava 20 dinheiros por dia. Naquele momento um cordeiro custava 80 dinheiros e um porco, 175. Eles trabalhavam 9 horas diárias no inverno e 12 no verão e apenas descansavam no sábado. Para a construção de uma grande catedral se podiam empregar 1253 pessoas!

O papel do artista na arte medieval

O “Harry” entrando no claustro durante a rodagem

Catedral de Gloucester e Harry Potter

O Claustro da Catedral de Gloucester do século XIV seguramente empregou maçons bastante habilidosos. Este lugar é tão mágico que até Harry Potter já passou por aqui no seu filme – Harry Potter e o Enigma do Princípe! Algumas cenas dos corredores de Hogwart foram gravados no claustro.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Icons made by Freepik from http://www.flaticon.com

Referências bibliográficas e imagem igreja de Florença:
Revista Historia da National Geographic (em espanhol) – número 31