Nesta vida louca um pouco de arte #MuseumSelfie
“Esta Vida Louca,
Com sua louca realidade”
Nos dias em que estes versos se fazem mais presentes, poucas coisas me acalmam. Sabe esta sensação de não poder mais, de que o mundo te esmaga, que seria bem mais simples erguer a bandeira branca e sair do campo de batalha?
Em dias assim pego as fotos de momentos com grandes mulheres e homens que recolhi pelo mundo. Na tela vão aparecendo Louise Borgeois, Anselm Kiefer, Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Pollock, Duchamp, Picasso, e tudo vai recobrando sentido.
Cada um de nós tem suas defesas, seus “grandes”, mas posso dizer que a arte é reconfortante. Uma grande tela é como um ombro amigo. Um hiperlink com a humanidade.
Estas fotos são meu tesouro. E por isso e outras mil razões (fora do meu umbigo) que defendo piamente o direito de fotografar nestes centros da memória, chamados museus. Afinal o que está lá é tanto meu quanto seu ou daquele vizinho chato que insisti em fazer barulho de madrugada. Não importa se você goste ou não, a arte é uma representação fidedigna do que fomos, somos e seremos.
Por isso aplaudo iniciativas como o #museumSelfie. Que já vai pelo seu segundo ano, e ao menos por um dia (21 de janeiro) as redes sociais se inundam de selfies que compartilham o protagonismo com pinturas, esculturas, instalações, fotografias, fachadas de museus, ou seja, de tudo um pouco, mas tudo tão arte.
Naquela quarta-feira pedi através de Twitter, Facebook e Instagram que os leitores e outros blogueiros me enviassem fotos (selfies ou não) com obras de arte ou em frente a museus. Com muita emoção este post coletivo é nossa homenagem à arte que “torna o mundo suportável” (Nietzsche).
Lucia Malla do Uma Malla pelo Mundo – “É meu selfie no pilar arco-íristíco do meu museu predileto do mundo, o Bauhaus Archiv em Berlim! :)” | Luciana Malheiros do Dividindo a Bagagem – “Ela foi tirada no Museo de Arte Moderno de Trujillo fundado por um artista peruano (que eu não conhecia) chamado Gerardo Chavez. Ele está vivo ainda :-)”.
Ana Vergara – “Esta foto tirei na exposição do Henri Matisse, The Cut-Outs, na Tate Modern, Londres, em junho/2014”.
Paula do Viagens da Mochilinha Gaúcha – “Mochilinha para galeria” | Cândida – “Segue meu selfie com a minha obra preferida: Monalisa”
Lilian dos Nerds Viajantes – “Na foto está eu (Lillian) e minha irmã Karina no MoMA em frente a obra Campbell’s Soup Cans do Andy Warhol.”
Ana Oliveira do Psiulândia – “Pat, uma foto antiga, de um de meus muitos encontros com as meninas, que sempre me deixam boquiaberta…”
Deyse Ribeiro do Passeios na Toscana – “Te mando a foto da Accademia” | Jonathan do Eu vou de mochila – “Apesar de não ser uma selfie, segue a fotinho anexo.”
Guilherme – “Seguem algumas fotos para o #museumselfie :)”
Beatriz – “Essa foto tirei na exposição do Kandinsky, no CCBB de Brasília.”
Mirella, do Mikix e do Viajoteca – “Foi difícil encontrar uma foto selfie dentro dos museus, mas quando vi essa do Getty Villa não resisti e mandei, apresento pra vocês eu e o deus Hermes, além de várias outras atribuições ele é o protetor dos viajantes, repara que ele tem asas nos pés! Para pessoas que gostam de sair na estrada como eu, este é um deus pra chamar de seu :)”
Karina – “Aí vai a foto da Clara, ainda com 7 anos, no Louvre diante da Monalisa. Ficamos o tempo todo falando para ela como a Monalisa é importante, um patrimonio da humanidade, que é um dos quadros mais importantes do mundo e tal, quando ela chegou e viu disse: Mãe, esse quadro pequeno com essa mulher feia é o mais importante do mundo?” Morremos de rir! Mas um dia ela vai entender a importancia do Da Vinci e da Mona!”.
Meilin da Turismares
Diego do Nós no Mundo – “Seguem as fotos que tiramos no Inhotim para o post do Museu Selfie. :)” | Junto com a Renata do Revivendo Viagens, Carol do Dicas e Roteiros de Viagem, Camilla do Ensaios de Viagem, Marcelo do Across the Universe, a Anna do Nós no Mundo, e a Mariana do No mundo da Mari
Viviane – ” No Museu de arte Moderna e Contemporânea de Nice -França. Obra “Diamond dust shoes” de Andy Warhol
Poliana do Comendo chucrute e salsicha – “No Museu Antropológico do México, Cidade do México, em frente ao Calendário Asteca e no Palácio do Governo do México, nos Murais de Rivera.”
* As fotos aparecem na ordem de recebimento. Agradeço a cada uma destas pessoas que topou meu convite, e me fez muito feliz. Brigaduuuuuuu 🙂
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.