Neoplasticismo e Mondrian | Isso é arte [6]
Esse é o sexto post-guia de leitura do livro do Will Gompertz – “Isso é arte”. Nele vamos falar de NEOPLASTICISMO e MONDRIAN.
A ideia é colocar as obras citadas a cada capítulo e também dar pistas para ampliar um pouco as discussões sobre cada artista, movimento ou escola.
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Índice
Todos os Guias de Leitura do “Isso é arte?!”
- Impressionismo e pós impressionismo
- Fauvismo e arte naif
- Cubismo e Futurismo
- E assim nasce a abstração
- Suprematismo x Construtivismo
Mondrian: ideias-chave
- Nasce em 1872 na cidade de Amersfoort.
- Em 1905, fica fascinado com Van Gogh numa exposição em Amsterdã.
- Cai de amores pelo CUBISMO de Picasso e Braque.
- Viagem à Paris para ver as vanguardas de perto.
- Em 1917 retorna a Holanda porque o pai estava doente e permanece no país até 1919, porque estoura a 1a. Guerra Mundial.
- Une-se a Theo Van Doesburg e criam a revista e o movimento “De Stijl” em 1917. Também chamado de Neoplasticismo.
“As formas naturais seriam “erradicadas”, pronunciou o Manifesto De Stijl, pois eram “obstáculos à pura expressão artística”. A única coisa que realmente importava era produzir obras que encontrassem unidade através das relações entre cor, espaço, linha e forma. Um conceito, concluíram eles, que poderia ser aplicado a todas as formas de artes visuais, da arquitetura ao design” (p. 223).
- Briga com Theo porque ele queria incluir linhas diagonais na pintura.
- Procura teorizar o neoplasticismo em “Diálogo sobre nova plástica” (1919).
- Durante a 2a. Guerra Mundial vai para New York. A cidade e sua música vão lhe impactar de tal forma, que vai flexibilizar suas próprias regras para compor um quadro.
- Falece em 1944 na cidade de New York.
A trajetória de Mondrian em 2 minutos
Vídeo genial de 1978 de Sheila Graber, onde podemos entender toda a trajetória de Mondrian.
Mondrian no Top100Arte
Mondrian e uma obsessão: árvores
Entardecer, Árvore vermelha | 1908 | 70 x 99 cm | Gemeentemuseum Den Haag
A árvore cinzenta |1912 | 79.7 x 109.1 cm | Gemeentemuseum Den Haag
Macieira em flor | 1912 | 78,5 x 107,5 cm | Gemeentemuseum Den Haag
Quadro n. 2/Composição no VII | 1913 | 104,4 x 113,6 cm |Solomon R. Guggenheim Museum
Outros “Mondrians” citados pelo Gompertz
Composição 6 | 1914 | 88 x 61 cm | Gemeentemuseum Den Haag
Composição C | 1935 | 56 x 52.2 cm | Coleção Privada
Composição em vermelho, azul e amarelo | 1929 | 59,5 x 59,5 cm | National Museum | Belgrado
Mondrian e Yves Saint Laurent
Em 1965, o estilista Yves Saint Laurent lançou uma coleção baseada nas obras de 3 artistas: Malévich, Poliakoff e Mondrian. Os vestidos de coquetel inspirados em quadros de Mondrian arrebataram o desfile e as revistas de moda, pelo que a coleção inteira ficou conhecida pelo nome do artista holandês.
Além do desenho em si, o que parecia um corte simples, era na verdade um trabalho complexo:
- Ele escondeu as costuras no que seriam as linhas horizontais e verticais de Mondrian;
- Utilizou jersey de lã e seda e ao invés de imprimir as cores, utilizou tecidos pré-tingidos;
- O peso do tecido escolhido foi fundamental para que eles ficassem retos e se aproximassem a mesma sensação transmitida pela pintura.
Gompertz comenta que o estilista possuía 4 quadros de Mondrian. E sobre sua coleção, Saint Laurent afirmou:
“Para mim, transformar um Mondrian em um vestido é adicionar movimento à tela. O trabalho de Poliakoff e Mondrian tem sido extremamente refrescante para mim: me ensinou sobre pureza e equilíbrio ”.
Neoplasticismo
Preparei um mapa mental que tenta simplificar em poucos tópicos esse movimento tão importante para a história da arte. Você pode descarregar em pdf, clicando aqui.
Neoplasticismo – Gerrit Rietveld (1888-1964)
Gerrit também formou parte do Neoplasticismo. Ele desenhava e construía móveis e também era arquiteto. Em seu trabalho, destacam-se as influências de: Frank Lloyd Wright e Rennie Mackintosh (arquiteto e desenhista relacionado com o movimento Arts&Crafts em Glasgow).
Inclusive para criar sua emblemática cadeira em 1918 se inspirou numa criação de Mackintosh, a “Cadeira com encosto de escada” (1903). Criada para uma casa projetada pelo artista – “Hill House”.
Em 1923, Gerrit incorporou as cores do movimento à sua cadeira, por sugestão de Bart van der Leck.
No ano seguinte criou uma casa seguindo os preceitos do neoplasticismo, a Casa Schöder. Essa casa fica em Utrecht e pode ser visitada. Está listada como Patrimônio Mundial da Humanidade.
“É uma pintura de Mondrian em que se pode morar” (p. 225).
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