Navegar é preciso …
Comecei o blog porque recebia muitos e-mails perguntando o que estava fazendo durante minha estância do doutorado. Achei que a melhor solução seria criar um espaço onde pudesse contar todas as novidades para todo mundo junto. E melhor ainda que fosse um canal de comunicação aberto, onde o pessoal pudesse deixar seus recados, dar sugestões, etc.
Mas acho que como acontece com a maioria dos blogueiros, minha maior audiência desde o começo foram pessoas que não conhecia. Interessante! Estas pessoas começaram a me motivar a enredar por caminhos que eu nem de longe pensava em trilhar quando comecei esta aventura.
Acho que na verdade eram caminhos que eu pensava que não se podiam trilhar por “n” razões, mas esta gente que entrava por aqui e compartilhava seu tempo comigo, sem saber, alterou o panorama.
No meio deste ano nasceu uma primeira parceria com o jornal de Indaiatuba – Semana em Destaque. Escrevo quinzenalmente uma coluna, e acabou de sair do forno uma revista especial de Natal que eu mostro para vocês assim que chegar meu exemplar!
Assim, o ano 2009 vai chegando ao fim. Estas parcerias enriquecem e muitas vezes possibilitam que o Turomaquia possa navegar em mares nunca antes navegados, mas sempre sem perder o rumo, e o mais importante: a liberdade de expressão! Porque afinal como já disse naqueles idos de 146 a.c. o general romano Pompeu a seus soldados amedrontados: Navegar é preciso …
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
“Navegar é preciso; viver não é preciso”.
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
Poesia de Fernando Pessoa e nota sobre a origem da frase de SOARES FEITOSA, Francisco José:
“Navigare necesse; vivere non est necesse” – latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu]
Desenho de Laura Mateo Grimaldos, vale a visita ao blog: http://laudisseny.wordpress.com