Na Chapada Diamantina
Nós fomos para a Chapada de ônibus, se você é louco por dirigir, alugue um carro, mas se você gosta de tranquilidade e relax, a melhor saída é ir de ônibus, porque de avião sai meio caro. São cerca de 5 horas/ 5 horas e meia desde Salvador, e o bilhete sai por volta de 40 reais.
Se vai na baixa temporada não é necessário fazer reserva de hotel, porque quando desça do ônibus vários guias e pessoal das pensões e hotéis te oferecerão estadia. Nós ficamos na Pousada Roncador, e pagamos 20 reais por pessoa em uma habitação com banho, ar condicionado e com café da manhã. Ademais este hotel possui uma agência de turismo na entrada: Cirtur.No último dia quando eu passei super mal, o pessoal do hotel foi muito, mais muito gentil, e nos permitiram entrar em uma habitação até o horário que o ônibus saía pagando apenas 20 reais, por 4 pessoas. Este tipo de gentileza e a preocupação que demonstraram é motivo de menção.
Pegamos o ônibus das 07:30 em Salvador e chegamos em Lençois quase a uma da tarde, escolhemos o hotel e já partimos para uma excursão a pé. Outra coisa: deixe de ser “mão de vaca” e paga pelo guia, não tenta seguir a um grupo, pelo amor de Deus, esta comunidade local depende em grande parte do turismo e está fazendo sua parte. Você – como turista consciente – deve fazer a sua! E ir sem um guia é perigoso porque os caminhos não estão sinalizados e você não compreendera nem a metade do que veja!
As fotos são deste primeiro passeio, que apenas abriu o “apetite” da galera. Eu vi pela primeira vez esta água meio vermelha, em razão do seu alto grau de ferro, e que possui um montão de indicações medicinais.
Atualização: Hoje tuitei este post e perguntei o que tinha mudado de lá prá cá, e a novidade é otima! Olha o que a @NiviaGuirra comentou: Mudou um pouco! Hj é a azul quem faz o vôo e com bilhete a partir de $79,0 SSA-Lençois. A estrada está melhor, mas com pedágio.