Museu recomendado para todas as idades em Lisboa | Museu Nacional dos Coches
Tento ser ao máximo imparcial ao entrar em um novo museu, até porque sou uma pesquisadora do tema. Mas quero ver não ficar com a boca aberta ao entrar na sala principal do Museu Nacional dos Coches.
Como é a visita ao Museu Nacional dos Coches
O salão todo decorado era o antigo Picadeiro Real do Palácio Real, onde funcionou uma escola de arte equestre. Construído em 1726 pelo arquiteto italiano, Giacomo Azzolini. Reconvertido no início do século 20 (1905) por iniciativa da Rainha D. Amélia.
Na verdade eu disse que eram carruagens porque é o único nome que eu conheço para designar este tipo de veículo levados por cavalos. Mas acontece que existem um montão de tipos e nomes diferentes, o que aprendi no museu. Aliás, carruagem é o nome dado a estes veículos apenas no século 18.
No século 17 havia um problema danado com estes veículos. As estradas era ruins, e muitas vezes a suspensão não aguentava a buracada e quebrava, até que em Berlim se inventou uma maneira de remediar um pouco esta situação através de 2 varais laterais, e assim estes veículos ficaram conhecidos como berlindas.
Na sala principal verá coches produzidos em Portugal, Itália, Espanha, França e Áustria num lapso temporal que abrange 3 séculos. Grandes artistas da época decoravam com pinturas e relevos estes veículos, escolha ao menos 2 ou 3 carruagens para olhar em detalhe.
E quando sua vista está quase se acostumando com tanto pão de ouro, veludo, símbolos de poder, você chega ao final do salão onde estão 3 gigantescas carruagens barrocas construídas em Roma para o embaixador português no Vaticano. E sabe para quê? Para ir ver o Papa Clemente XI em 1716, sob às ordens do Rei D. João V. Eram um total de 15 coches, cinco deles temáticos, sendo que 3 estão ali no museu e representam as navegações portuguesas, os oceanos e as estações do ano; os outros eram apenas de acompanhamento \o/ Estes cortejos tinham vários objetivos, mas sempre estava presente a ideia de projetar internacionalmente Portugal.
Então você chega ao final do salão, e pensa que apenas subirá as escadas para ver os acessórios e outros veículos menores, e quando cruza para a sala ao lado aparecem outras tantas carruagens, e entre elas, a que utilizou Isabel II de Inglaterra quando visitou Portugal em 1957.
No final desta sala, saía e suba a escada que estará à sua direita. Vale a pena nem que seja para ter um panorama de cima de todas aquelas belezuras do salão principal. Se ainda estiver com forças, as vitrines expõe uma quantidade absurda de acessórios, bem nem tão absurdas assim, tal qual acontece atualmente com os carros 😉
A Polêmica
O museu está para ser transferido a outro edifício construído para abrigar suas coleções no mesmo bairro de Belém. O prédio já está pronto, e tem parte do projeto executado por um escritório brasileiro. Acontece que atualmente os gastos do museu no edifício atual rondam o 1 milhão de euros, sendo que se gera uma receita de 500.000€. Já no novo lar, esta manutenção poderá alcançar 3 milhões de euros \o/ Espera-se a mudança para o próximo ano, mas ainda não há uma data definida.
Como chegar ao Museu Nacional dos Coches
O mais fácil é pegar o eléctrico 15 na Praça Figueira ou na Praça do Comércio, e descer na parada Belém. O museu fica a poucos metros da parada do mesmo lado da rua, é só atravessar para a quadra seguinte.
Quando ir
O museu abre de terça-feira a domingo das 10:00 às 18:00 horas.
Quanto custa
O bilhete geral custa 6€, e aceitam cartão de crédito para o pagamento.
End.: Praça Afonso de Albuquerque, 1300-004 Lisboa, Portugal
Site: http://www.museudoscoches.pt/
Veja todos nossos posts de LISBOA
Busque e reserve seu hotel em Lisboa, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui
Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Lisboa e também excursões, clicando aqui.
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.