Museu Arqueológico Nacional da Irlanda – Guia Prático
Não desista deste post. Eu sei que para a maioria das pessoas um museu arqueológico é sinônimo de peças de um puzzle gigante e sem muito sentido. Um lugar onde um se esforça o máximo, para entender quem sabe o mínimo. Mas nada disso se aplica a este museu, peço que tenha um pouco de fé!
Mas por que raios eu vou visitar este tal de Museu Arqueológico? Quer razões? Vamos lá, porque …
- as peças estão em excelente estado de conservação, assim fica bem mais fácil entender o que são e para o que serviam.
- ajuda a entender a história da Irlanda, e a viagem ganha ainda mais sentido!
- tem uma canoa – dugout canoe, de 15 metros realizada com um único tronco de árvore exposta, que é um espetáculo! Além do que, data de 2.500 a.C.
- abriga uma das mais importantes coleções de ouro da Idade do Bronze da Europa Ocidental. As jóias mais antigas que foram encontradas datam de 1800-2200 a.C.
- o edifício do século 19, inspirado no Panteão de Roma, é lindão, cheio de mosaicos e alto pra dedéu.
- A parte dos corpos que parecem mumificados é cheia de mistério.
- E a razão final? É totalmente gratuito!
Como chegar?
Dublin é perfeita para caminhar. É plana e os atrativos estão próximos uns dos outros, com poucas exceções. No caso que esteja se hospedando em uma parte mais afastada do centro, pode chegar ao museu de:
Ônibus: 7, 7A, 10,11,13 (O’Connell Street), Museum Link (172) operado por Dublin Bus.
Luas: Green Line Luas (tram). Dois minutos caminhando desde a parada: “St Stephen’s Green”
Trem: Cinco minutes caminhado desde a Estação “Pearse”, em Westland Row
Quando ir?
Fecha só na segunda-feira. De terça-feira a sábado abre das 10:00 às 17:00 horas. E no domingo, das 14:00 às 17:00 horas.
O que não posso perder?
Na minha opinião, o mais interessante e singular está no térreo. É nele que você devia passar os primeiros 30/45 minutos da visita.
A sala de acesso é de arrebentar a boca do balão. Nela estão as armadilhas para peixe de mais de mais de 7000 anos atrás!!!
Alucine na gigante canoa que também é da pré-história. Imagine os caras cortando a árvore e depois preparando a mega embarcação, que era um dos principais meios de transporte daqueles idos tempos de antes de Cristo na Irlanda!
Neste mesma parte da pré-história da Irlanda, procure esta pequena escultura que foi encontrada em Newgrange, e até hoje eles não sabem como aqueles homens sem muitas ferramentas conseguiram realizá-la!
Depois, é a hora de se embrenhar pelas jóias. É tanto ouro, que você veja os olhos e continua vendo dourado. Os chefes das tribos levavam uns círculos achatados de ouro na orelha, mas não como brinco e sim faziam um buraco na orelha, onde normalmente a gente usa o brinco, e iam alargando pouco a pouco até usar um grande círculo de ouro maciço.
Depois vá ao Setor 4 – Kingship & Sacrifice. Esta parte não é das mais adequadas para crianças bem pequenas. Porque em muitos casos os corpos podem impressionar. Graças ao terreno onde foram enterrados, chegaram até nós em condições excepcionais, com cabelos, unha, e até vestimentas!
Do homem de Oldcroghan não sobrou muita coisa, devido as circunstâncias de seu descobrimento, mas nem precisava. Olha só a mão do indivíduo …
A sensação é muito louca, a mão deste homem que morreu com mais ou menos 25 anos, e tinha 1,91 m de altura parece que vai se mexer a qualquer minuto, e olha que o corpo data de 362-175 a.C.?! O mais macabro? É que o pobre foi assassinado durante um sacrifício!
Antes de subir, e flainar um pouco pela parte da Idade Média e dos vikings, passe pela cafeteria. Depois do relax, apenas pare no andar superior, naquilo que realmente te chamar atenção. O segundo round tem que ser tranquilo e sem obrigações!
Quais serviços oferece?
Lojinha, guarda-roupa, cafeteria (muito boa!), material didático gratuito em inglês para crianças. É um museu que pode empolgar os “peques”!
O site oferece um guia do museu com 27 páginas, fotos coloridas e que vale a pena imprimir. Para descarregar em vários idiomas, clique aqui.
Pode fotografar?
Como nada é perfeito, NÃO! Uma pena! Acho que deveríamos iniciar uma campanha: PRO FOTO!
Site: http://www.museum.ie/en/intro/archaeology-and-ethnography-museum.aspx
Endereço: Kildare Street, Dublín
Telefone: +353 1 6777444
Imagens:
http://www.museum.ie/en/intro/archaeology-and-ethnography-museum.aspx
http://lindsayroad.blogspot.com/