Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 24 2009

Lençois Maranhenses aí vamos nós!

Durante as últimas semanas estive imersa em um marremoto de coisas, a visita de uma amiga, um lindo trabalho de última hora legendando um dvd de artistas africanos, casamento de dois amigos mais que especiais, a formatura daquele que considero meu irmão canário – Manu e tentando terminar a tese. Lutei até o último dia, mas não consegui por fim ao martírio doutoral, falta pouco, quase nada, mas não deu…

Amanhã saímos de férias, de um paraíso a outro. Vamos aos Lençois Maranheneses. A tese será terminada três dias após a volta, ao menos o texto, é o que me proponho. Chega um momento que se deve dizer, ok, não venci, mas estou perto e não vou amargar o período mais lindo do ano. Simplesmente vou relaxar!

Os Lençois eram um um velho sonho. Mas como sempre pagávamos uma fortuna para ir em agosto ao Brasil, ele ia sendo substituído por destinos mais próximos à casa dos meus pais (Curitiba): mas desta vez conseguimos uma barbada de bilhete e decidimos que era a hora adequada para encarar esta viagem.

Agora vou dizer uma coisa prá vocês, tudo isso aconteceu graças a esta grande constelação de excelentes blogs de viagem brasileiros, e de um ou outro estrangeiro que adotou nosso país e presta um serviço de utilidade pública.

Prá começo de conversa, a oferta do bilhete eu fiquei sabendo através do Aquela Passagem. Primeira aproximação com os Lençois, aconteceu aqui mesmo, através da nossa correspondente – Malu Torres Poli – que narrou sua viagem aos Lençois.

O lance é que não queríamos ficar só em Barreirinhas. Tudo comçou a complicar, porque encontrar informação da região é tarefa titânica (risos). Então, quem eu visitei? O Viaje na Viagem, que tem um post criado do Ricardo criado especialmente para a Flavia Penido, que trata da agora conhecida como Rota das Emoções – São Luis a Fortaleza. Graças ao Ricardo Freire, o roteiro foi clareando. Ficou mais fácil, com um pré esquema na cabeça, buscar informações mais específicas de cada lugar e principalmente da logística.

A busca seguiu pelos blogs do Tony Gálvez, um espanhol que mora em Sampa e é um fotógrafo supimpa. No Blog de viaje a Brasil, vi fotos e comentários de hotéis, passeios e restaurantes. Já no São Luis & Lençois Maranhenses, encontra-se o relato promenorizado da viagem, com muitas sugestões e dicas.

Também consegui muita informação nos seguintes blogs e sites:
Uma malla pelo mundo
Lençois Maranhenses – Delta do Parnaíba

Cidades Historicas Brasileiras
Próximo Destino: Brasil

No twitter, conheci a Marina Gomes, do corremundo, ela foi mais que gentil comigo. Em vários e-mails me descreveu sua experiência em Santo Amaro. Respondeu minhas perguntas e me deu dicas valiosas.

O roteiro foi montado na blogosfera. Os bilhetes aéreos comprados via Internet, as reservas de hotéis meio a meio, para os hotéis do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, na maioria dos casos tive que ligar para confirmar o depósito da reserva, e para alguns duas vezes, a primeira para realizar a dita reserva e na outra para confirmar o depósito bancário.

Amanhã de manhã saímos para Madrid, e depois meu Brasil Brasileiro. Minha intenção, e por isso o mundo anda cheio delas, era deixar vários posts para estrear na minha ausência. Mas diga lá se consegui?! (snif, snif). Vou tentar fazer algumas entradas ao vivo e a cores, e isso sim vou contar tudo que estamos fazendo lá no twitter. Aqui no blog, você pode ver as últimas atualizações do Twitter, ou pode me seguir por lá mesmo – turomaquia.

Tô numa felicidade total, aqui são 21:23 e lhes deixo porque ainda tenho que escrever um artigo e arrumar a mochila de mão … voltamos a qualquer hora quem sabe de onde, São Luís, Atins, Curitiba, Madrid!???

Foto: http://viajantesdaterra.wordpress.com/2009/02/09/travelling-in-brazil/

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: