Irish breakfast: a atração matutina diária em uma viagem à Irlanda
Toca o despertador. Nem dormimos muito. Mas já estou tão empolgada que pulo da cama. Não vejo a hora de desfrutar de uma das atrações que esteve presente nos quinze dias da viagem à Irlanda. Uma atração que juro por Deus se renovava a cada dia, com um fôlego digno de maratonista.
É uma pena que alguns não desfrutem dela, porque não gostem dos excessos pela manhã ou pensem que estar 30 minutos na mesa é mera perda de tempo. É claro que esta atração está contra-indicada para aqueles com taxas altas de colesterol, mas sempre vale um regiminho antes da viagem para poder se esbaldar durante os dias do ano mais loucos de nossa vida – as férias!
Esta atração diária era o irish breakfast, uma instituição nacional. A cada região que visitávamos, o café-da-manhã irlandês, que nada tem de singelo, sofria leves modificações. Mais o ovo era uma constante, e na maioria dos lugares aparecia o bacon, as salsichas, o tomate, e a eles podiam somar-se: cogumelos, feijão, batata frita, bolinho de batata, linguiça vegetal, diferentes tipos de pãos, queijos e uma espécie de chouriço de porco frito ou em formato de bolinho.
Uma das primeiras vantagens de optar pela hospedagem em um bed & breakfast, é que o preço da diária inclui o café-da-manhã. Por quê? Não é digamos barato desfrutá-lo em um bar ou cafeteria. Pagamos entre 5,00 e 7€ por pessoa, nas ocasiões em que dormimos na casa de amigos ou em albergues. Por que comer tudo isso quando não estava incluído? Depois de um par de dias, já estava viciada e ansiosa pela minha dose diária de muita proteína e calorias pela manhã.
Não é algo que como na minha casa. Até porque imagina o cheiro de fritura às 7 da matina? Uma coisa é que te sirvam e que tudo venha super crocante e bonito até de ver. Outra bem diferente é prepará-lo. Para isso existem as férias, para fazer e provar coisas diferentes do nosso dia-a-dia. Porque se fossemos manter nossa rotina e hábitos, qual seria a graça?!
Termos que podem ser utéis:
- Black / white pudding – um preparado com as tripas do porco. Falando assim parece horrível, mas na Espanha por exemplo tem diversas variações e se chama: morcilla. Na Irlanda, eles fazem uma espécie de bolinho cilíndrico e fritam. O “black” leva sangue, e o “white” não leva sangue e sim aveia e pão.
- Soda bread – pão que pode ser preto ou branco, que ao invés de fermento leva bicarbonato de sódio, e na Irlanda se utiliza uma farinha com menos glúten.
- Freshly ground coffee – café realizado diretamente com o grão moído na hora, é mais forte.
- Sausages –linguiças
- Mushrooms – cogumelos
Veja todos nossos posts dA IRLANDA
Busque e reserve seu hotel na IRLANDA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de janeiro/2016, coloque o código: 15%2016. Para ver os descontos em outros meses, clique aqui
fotos: turomaquia_2010