Guartelá – o maior cânion do Brasil
O maior cânion do Brasil, o 6º. maior do mundo em extensão, e o único com vegetação nativa. O cânion do Guartelá é uma obra do Rio Iapó. Diz a lenda, que o nome surge de uma expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.
Como chegar ao Guartelá
Desde Curitiba pegue a BR 376 seguindo para Ponta Grossa. Na saída de Ponta Grossa para o Norte do Paraná pegue a BR 153 (Transbrasiliana), mais ou menos 40 km. Na parte final, você deve ir em direção a Tibagi. Esta parte pode ser mais problemática, mas você encontrará placas indicando o Guartelá. Então fique tranquilo!
Aproximadamente 210 km separam Curitiba do Guartelá. Encontrará 3 pedágios, para verificar o preço e as condições da estrada, visite: http://www.rodonorte.com.br
O que fazer no Guartelá
A trilha básica demanda umas 2 horas e 15 minutos. Isso sem pressa, e parando para muitas fotos. Esta trilha não demanda a contratação de um guia. A primeira parada depois de uma longa descida, que na volta será uma longuíssima subida 😉 é para ver os “Panelões do Sumidouro” e umas pequenas cascatas.
Os panelões são buracos enormes, que continuamente recebem água. Para um adulto, a água chega até a cintura. Pode entrar, é como estar em uma hidromassagem natural.
Um pouco antes dos panelões, verão duas casas do lado esquerdo, junto a umas enormes araucárias. Uma senhora vende água e refrigerante. Caso não tenha levado nada para beber, este é o único lugar no parque onde poderá conseguir alguma bebida.
O último ponto da trilha básica é um caminho menor para apreciar a Cachoeira da Ponte de Pedra, com cerca de 200 metros de altura. E onde se vê o perfil do cânion, e lá embaixo o Rio Iapó.
Há uma trilha mais longa que conduz às pinturas rupestres, de cerca de 3 horas e meia. Mas que demanda a contratação de um guia. O guia pode ser contatado nas operadoras locais de Tibagi:
Guartelá Ecoturismo: (42) 3275-1357
Tibagi Aventuras: (42) 3275-2778
O Parque Estadual do Guartelá abre de quarta a domingo e feriados nacionais no horário das 8:00 às 16:30 horas. A entrada é gratuita.
Onde comer depois da visita ao Guartelá – Colônia alemã de Witmarsum
Na volta à Curitiba, entre na colônia alemã de Witmarsum. Está dentro do município de Palmeira, a 70 km de Curitiba. Verá indicações na estrada, a entrada está sinalizada.
Dentro da colônia, parem para um capuccino, uma limonada (de limão rosa!) e um pedaço de torta alemã na Confeitaria Kliewer. Para quem está com muita fome, deixe-se levar pelo café colonial com um buffet livre na Kliewer, que custa R$ 35,00/pessoa. Não aceita cartão de crédito. Apenas pagamentos em dinheiro.
Vendem produtos como o queijo nozinho (hummm!).
Na rede: veja a reportagem que a Michelly fez na Colônia Witmarsum, tem até receita da torta mais famosa do café colonial!
Veja todos nossos posts de CURITIBA
Busque e reserve seu hotel em Curitiba, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada