Gastronomia espanhola: presa ibérica
Na semana passada comi uma carne muito especial: a presa ibérica. É carne de porco, mas não de qualquer porco, e sim do porco ibérico. É uma raça super especial que tem uma carne tão apreciada em grande parte em razão de sua alimentação. Este tipo de porco grande e escuro na maior parte de sua vida somente se alimenta de “bellota”, que é um fruto seco.
Para entender de onde sai a presa ibérica e todos os outros cortes do “cerdo” ibérico, dá uma olhada nesta ilustração.
A presa ibérica se extrai da cabeça do lombo junto à paleta. É uma carne com gordura inter-muscular, considerada como umas partes mais saborosas do “cerdo” ibérico. Pesa aproximadamente 600 a 800 gramos.
Eu comprei no El Corte Inglês já temperada. Mas li depois que praticamente não necessita nenhum tempero, é só colocar sal e já está. Vou lhes dizer uma coisa, é excepcional, vale a pena provar!
Assim já sabem, provem em um restaurante quando venham para cá, ou se estiverem em um flat ou em um ap. alugado, comprem no El Corte Inglês e façam vocês mesmos. Peguem uma frigideira, ponham um pouquinho de um bom azeite de oliva, e sal na peça de carne, e daí é só fritar por uns 5 minutinhos!
Nós saboreamos uma peça cada um com uma guarnição de pasta italiana com molho funghi porcini e um vinho branco Fontana Freda! Quem diria, que eu viraria uma chef! (risos)