Estudar na Espanha – Convalidação de título
Você vem para Espanha, realiza seu curso, faz seu trabalho final, e por fim consegue o título! UAU! Mas sinto dizer que as coisas não acabam por aí! Quando você retorna à terrinha, tem que convalidar o título em uma universidade pública que ministre curso de graduação reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim. Para quê? Para que seu título seja válido em território brasileiro. Resumindo para que seja mestre ou doutor no Brasil!
Antes de voltar, existem trâmites que você tem que realizar na própria Espanha. Necessita levar seus documentos para legalizar no Ministério de Relações Exteriores e de Educação em Madrid, e depois perante um consulado brasileiro na Espanha (Madrid ou Barcelona). Os títulos de mestrado próprios não necessitam passar pelos respectivos ministérios espanhóis, mas os demais documentos necessitam esta via de legalização.
No Brasil, terá que traduzir estes documentos em um tradutor juramentado, ou seja, que seja reconhecido pelas autoridades brasileiras. Também terá que enviar uma cópia da dissertação ou da tese. E outros documentos nacionais.
Peça para a coordenação do teu curso na Espanha, as ementas das disciplinas que você cursou, ou como mínimo um resumo do conteúdo programático, é melhor que sobrem documentos, do que faltem quando você tenha por meio todo um Oceano Atlântico.
Além do título, também deverá legalizar o histórico escolar. Quanto mais informação, melhor, porque a primeira parte do trâmite brasileiro identifica se o programa cursado cumpre as mínimas exigências legais impostas pela lei brasileira para que um curso seja considerado mestrado ou doutorado, por exemplo, número de créditos cursados.
Depois de superada esta fase, tua dissertação ou tese é enviada para os professores doutores que julgaram se o seu trabalho contém os míninos impostos pela educação brasileira para ser considerado uma tese ou dissertação e na área em que você requer a convalidação.
Por lei, este trâmite deveria durar de seis meses a um ano, mas se tiver greve por meio, alteração de convênio entre universidades, etc, pode durar muito mais, minha convalidação levou quase três anos!!!
Ah! Também deve pagar uma taxa administrativa, no meu caso em 2005, esta taxa foi de R$ 240,00, para convalidar meu título de mestre.
Leia também:
Os dois tipos de mestrado
Bolsas de Estudo na Espanha: Convocatória Fundación Carolina
Mestrado de Turismo na Espanha
Bolsas de Estudo na Espanha – Becas Turismo de España
Preparando o curriculum para solicitação de bolsas de estudo
Custo de vida em Espanha
Destaque do post:
Convalidação de título de mestre e doutor do exterior
Legalização de documentos na Espanha
Estudar na Espanha
Imagem:
http://www.dreaming-moon.com/images/galleries/3D/smileys/triste.PV__.jpg
Tags Technorati: Estudar na Espanha, Convalidação de título do exterior