Donatello – o primeiro grande escultor renascentista
Donatello: escultura renascentista
Na escultura, o primeiro grande artista renascentista foi Donatello. Ele foi capaz de conjugar a antiguidade, com os conhecimentos que floresciam no século 15 e com uma observação aguda da anatomia e do caráter dos personagens que retratava.
Donatello e a Antiguidade Clássica x Gattamelata
Amigo de Bruneleschi, com quem viajou para Roma, para conhecer melhor a Antiguidade Clássica. Desta viagem, certamente lhe impactou a estátua equestre de Marco Aurélio, que mais adiante lhe servirá de inspiração para a estátua que lhe encomendaram do falecido condottieri – Gattamelata.
Os condottieri eram mercenários contratados pelas cidades para travar batalhas ante invasões ou para aumentar seus domínios. Como poucos podiam se dar ao luxo de ter à sua disposição grandes exércitos, estes mercenários eram a saída mais fácil.
Donatello retratou ao “herói” à moda dos imperadores romanos, e também não esqueceu da lição grega de dar a mesma importância tanto ao cavalo como ao cavaleiro. O cavalo é enorme, seus detalhes se cuidam tal qual na figura humana.
Com a estátua romana de Marco Aurélio guarda alguns parecidos, como o material utilizado, o bronze. O grande tamanho das figuras, e em ambas se ressalta o caráter dos retratados.
o Vídeo no TOP100Arte
A figura do mercenário
A figura do mercenário que nasce primeiro em Alemanha, estende-se por toda Europa. O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte narra em uma série de livros, as histórias de um mercenário, o Capitão A La Triste. No cinema, o capitão foi vivido por Vigo Mortensen.
Meus livros de arte
Imagens: artetropia_2010 y
http://www.ecbloguer.com/letrasanonimas/wp-content/uploads/2008/11/gattamelta-donatello.jpg
http://www.caballomania.com/archivo/imagenes/principal%2020.jpg