Qual é a diferença entre um teatro grego e um anfiteatro romano?
Prá responder à pergunta: Qual é a diferença entre um teatro grego e um anfiteatro romano? Te faço uma outra: Você sabe a razão que levou os gregos a construirem seus teatros um pouco afastados das cidades e nas encostas?
O lance é que eles não conheciam a tecnologia do arco, e para fazer o desnível da arquibancada necessitavam de um terreno propício, com uma pendente.
Já os romanos, que de certa maneira foram os sucessores de um povo chamado etrusco, herdaram deles a tecnologia do arco e da abóbada.
E daí? Conhecendo o arco, primeiro podiam construir com menos colunas, porque o arco suporta mais peso; e segundo isto lhes permitia construir em andares. Olha só que avanço, já não necessitavam construir em terrenos com desnível, podiam construir onde bem entendessem!
Os gregos em seus teatros realizavam representações de dramas e comédias, que na maioria dos casos formavam parte de festas em homenagem às divindades. Os romanos preferiam as lutas, os enfretamentos entre homens e animais.
Para ver espetáculos tão diferentes, os espaços construídos deveriam refletir estas diferenças. Os teatros eram construídos em meia lua, para que todos pudessem ver aos atores quase de frente. No caso dos anfiteatros, os protagonistas da ação não necessariamente deveriam estar de frente ao espectador, e por isso podiam ser circulares!
O anfiteatro romano que todo mundo já ouviu falar é o Coliseu, que fica em Roma. O teatro mais famoso é o Epidauro, mas o de Delfos (ambos em Grécia) também merece a visita. Ah! uma última coisinha, os romanos também construíram teatros!
Leia também:
Um sonho com tempero grego: escapadas desde Atenas
Santuário de Delfos: dicas de visita
Delfos: o museu
Video – Santuário de Apolo
Roma: o que fazer?
Fotos: turomaquia_2008 y
http://static.panoramio.com/photos/original/8850712.jpg (Epidauro)
Desenho Coliseu: Roma: Cómo era antaño, cómo la vemos hoy – Editora Electa