Dicas de viagem Lanzarote: como chegar, onde ficar, como se locomover, quando ir
Lanzarote é relativamente pequena. Seus 99 vulcões são os únicos pontos que desafiam seu terreno quase plano. O que gera além dos embates constantes, uma outra sensação tão impactante quanto – de imensidão.
Potencialize todas estas emoções colocando Eddie Vedder em seus aparelhos para esta viagem. Você se sentirá num filme onde a estrada é o personagem principal. E você, coadjuvante, só resta essa liberdade absurda que só uma estrada que parece eterna pode proporcionar.
A mão do homem foi mais mãe que madrasta nessa ilha. Derrumbamentos vulcânicos foram transformados em centros culturais. Outra força poderosa: a arte. Arte que foi assimilada pela gente de lá, que mantém suas casas brancas, e que luta contra uma especulação imobiliária que muito mais que arrematar seus terrenos, acabe levando sua alma. Já que não é possível imaginar Lanzarote sem estes espaços vazios. Onde uma tensão louca aflora, quando o que se vê é apenas a estrada e um monte enorme de terra quente e acinzentada, por vezes, marrom escuro alaranjada.
Lanzarote ainda tem outro ás na manga: a região produtora de vinho – La Geria. Com um copo de branco Bermejo, o vento louco soprando forte e uma tapa de queijos canários, o que já era mágico se converte em sublime.
Como chegar a Lanzarote
Desde Madri são 2 horas e meia de voo; e desde Barcelona, 3 horas. Veja algumas companhias que voam direto destas 2 cidades.
Desde Madri
Iberia Express – 1 voo/dia
Ryanair – 1 voo/dia, alguns dias há 2
Air Europa – 1 voo/dia
Desde Barcelona
Vueling – não voa na quinta-feira e no sábado
Ryanair – 1 voo/dia
De outras ilhas do arquipélago canário se pode voar com Binter Canarias e Canary Fly. De algumas se pode chegar de ferry, com Naviera Armas ou Fred Olsen.
Também há voos diretos desde Alemanha, Inglaterra e de outros países do norte europeu.
Onde ficar em Lanzarote
Os núcleos turísticos com mais opções hoteleiras são, Costa Teguise, Puerto del Carmen, Puerto Calero e Playa Blanca. Particularmente, eu curto mais Playa Blanca. Mas veja bem, é uma questão de gosto.
Para o turista, acho que não vale a pena se hospedar na capital, Arrecife. É a única cidade da ilha onde construíram sem nenhuma planificação. A parte mais legal é o setor histórico onde a circulação é restrita.
Portanto, o trânsito é um caos, as ruas são pequenas, até meio labirínticas. Para sair e chegar dos passeios terá que enfrentar tráfego. Em vários hotéis o estacionamento é pago à parte.
Eu sou a psica dos insetos. Estamos numa ilha, a maioria das cidades são praianas, areia por todos lados. O que significa que poderá no verão encontrar baratas. Por isso, antes de reservar qualquer hotel, leio todos os comentários possíveis e imagináveis. Até hoje, já fui inúmeras vezes para Lanzarote, nunca dei de cara com estes seres nojentos no quartos dos hotéis 🙁 Apenas achei que devia tocar no tema, para você entender que vale a pena investir num alojamento legal.
Pesquise e reserve seu hotel em Lanzarote.
Como se locomover em Lanzarote
Tem que alugar carro. O transporte público não vai resolver tua vida. Os ônibus dão tantas voltas, que você vai precisar do dobro de dias se teimar em se locomover de busão. Eu sei que é mais sustentável. Mas no caso de Lanzarote não dá pé 🙁
O melhor custo x benefício é a companhia canária – Cicar. Já aluguei com outras, e paguei mais caro, ou peguei carros que já nem deviam circular!
A ilha é basicamente plana, bem diferente da maioria das outras ilhas do arquipélago canário. Portanto, nem precisa ter medo. As estradas são ótimas, e mesmo com grande número de turistas, não estão super lotadas. Em resumo: é fácil dirigir por Lanzarote.
Quando é melhor visitar Lanzarote
Dá para visitar o ano inteiro. A temperatura média nas Canárias é de 25 graus. No verão pode ter uma semaninha ou duas onde as temperaturas rondam os 30; e no inverno, uns 20 dias de temperaturas entre os 17 graus.
O grande diferencial é que quase nunca chove. Principalmente nas ilhas orientais: Gran Canaria, Lanzarote, Fuerteventura e La Graciosa. O sol quase sempre aparece no sul destas ilhas. Portanto, é o destino de praia idealizado pelo pessoal que não curte calorzão.
Sempre coloque na mala para Lanzarote um casaquinho. Venta bastante por lá. E mesmo no verão quando o sol vai embora fica meio fresquinho.
A alta temporada canária é bem diferente do resto da Europa. Pela temperatura constante, o pessoal foge do invernão, e enche as ilhas de outubro a começo de maio. O que significa preços um pouco mais caros, principalmente na hotelaria. Fora da alta, dá para conseguir hotéis cinco estrelas por 80/100€. Em agosto, no auge do verão europeu, a maioria dos turistas são espanhóis.
Lanzarote é um destino kid friendly?
Totalmente. Aliás, as Canárias de forma geral. Muitos hotéis oferecem animação infantil com monitores preparados. Dá para largar a criançada com eles, e curtir umas horas de lua-de-mel 😉 Sem contar, que a ilha é bastante segura.
Veja todos nossos posts de LANZAROTE e LA GRACIOSA
Busque e reserve seu hotel em LANZAROTE | LA GRACIOSA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui