Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 02 2010

Da Irlanda à Irlanda do Norte ou passando de euros a libras

Saimos de Brú na Boinne com destino: Belfast. A capital da Irlanda do Norte. Voltamos à M1 e de lá foi um passeio. A estrada era ótima, pista dupla, e o pessoal dirigia bem tranquilo.

M1 - Irlanda

Tinha anotado o passo a passo do Google Maps para chegar ao hotel, e foi certeiro. Rapidamente deixamos nossas coisas no quarto, e apesar daquela preguiça chamar para uma siesta, a vontade de conhecer a cidade bateu mais forte! Deixamos o carro no estacionamento do hotel e fomos em direção ao centrinho.

O primeiro que chama atenção. Do nada apareciam becos repletos de bares. Ruelas com infinitas lojinhas. Estava claro, estávamos diante de uma cidade que merecia muito mais do que as 20 horas que passaríamos nela. Uma cidade para ser deliciada em cada um destes pequenos e recônditos lugares.

No caminho vemos o dono da famosa cúpula de vidro que se vê desde diversos pontos da cidade: o Shopping Victoria Square. Continuamos e prédios imponentes começam a despontar ali, lá e acolá. Até que tchan-tchan-tcha-tchaaaaannnnnnnn, aparece o branquíssimo “City Hall”, a Prefeitura da Cidade. Edifício em estilo neo-renascentista finalizado em 1906, construído com os benefícios da indústria do gás. Impressiona barbaridade seu exterior, e três vezes ao dia se oferecem visitas guiadas gratuitas que duram 1 hora.

Belfast - Irlanda do Norte Belfast - Irlanda do Norte
Belfast - Irlanda do Norte
Belfast - Irlanda do Norte
Belfast - Irlanda do Norte Belfast - Irlanda do Norte

Era uma sexta-feira. Fim de tarde, a cidade vibrava, os bares estavam repletos. Fomos atrás do histórico Crown Bar aberto desde 1885. Por dentro é muito louco e lindo. As mesas estão separadas por divisórias de madeira e os vitrais coloridos estão por todos os lados. Mas não estava cheio, estava “rebosando”. Palavra que adoro em español e que literalmente significa transbordando.

Belfast - Irlanda do Norte

A fome batia forte, hora de selecionar um lugar para jantar. Demos com o particular “Vaudeville”. Uma espanhola nos atendeu, fomos de ceasar salad e hamburguer com batatas. O hamburguer e as batatas na Irlanda não são um simples e mero prato, são uma experiência gastronômica de primeira ordem, que na certa vão ganhar post próprio, afinal juro que merecem! Com as bebidas gastamos: 25 libras.

Belfast - Irlanda do Norte Belfast - Irlanda do Norte

Felizes depois do dia redondo, voltamos serelepes caminhando ao hotel. Belfast nos brindou um belo caso de amor à primeira vista. Nesta viagem nao seríamos nada fiéis, porque ainda nos deixaríamos levar por outras paixões ao longo daqueles 17 dias!

Belfast - Irlanda do Norte Belfast - Irlanda do Norte

Informação prática:
City Hall

  • Visitas guiadas  de segunda à sexta-feira, às 11:00,. 14:00 e às 15:00 horas
  • Sábados às 14:00 e 15:00 horas
  • Duram aproximadamente 1 hora e são gratuitas

fotos: turomaquia_2010