Cruzeiro Natal 2010 – MSC Orchestra: a vida no navio
Fechamos para fazer o Cruzeiro de Natal com o MSC Orchestra em maio com uma agência de viagens aqui de Curitiba. Naquele momento, compramos cabines internas para os que estavam em 2 pessoas e cabines com janelas obstruídas para quem ficou em cabines triplas (o objeto de obstrução era o bote salva vidas). No entanto, alguns dias antes de embarcar soubemos que os das cabines triplas teriam um upgrade, passando do 8º andar para 11º andar (o Navio tem no total 16 andares), portanto, acabamos ficando com uma cabine que tinha até varanda! O navio é dividido da seguinte forma:
- Até o 4º andar: sala de máquinas, refeitórios e cabines dos tripulantes
- 5º andar: recepção, restaurante e bar
- 6ª andar: dutty free, bar, restaurante e teatro
- 7º andar: cassino, bar e restaurante
- 8º, 9º, 10º, 11º e 12º andares – apenas cabines
- 13º andar: restaurante, piscinas, academia e SPA
- 14º andar: discoteca, sala de jogos e deque
- 15º andar: pista de corrida num deque
- 16º andar: quadra de tênis
Saímos de Curitiba à meia-noite e meia com destino a Santos, onde chegamos às 07:30 da manhã do dia 23/12. Nosso embarque seria apenas a partir do meio dia, mas tínhamos que despachar as bagagens e pegar a senha para esperar nossa chamada para o chek-in e embarque. Conseguimos embarcar meio dia e meia. Após deixarmos as nossas malas de mão nas cabines fomos almoçar. As bagagens são despachadas no porto onde são colocadas etiquetas com o nome do dono e o número da cabine. De tarde o pessoal do navio as coloca em frente a sua porta…super mordomia! Apesar de cansada, fui uma das únicas que fiquei acordada para conhecer o navio que é simplesmente gigantesco.
Dentro do navio o real não é aceito. Por isso quando compramos a viagem já adquirimos pacotes com as bebidas como: pacote de cerveja, pacote de sucos e pacote de água, assim você recebe um carnezinho e vai entregando os tickets cada vez que pede alguma dessas coisas no bar. Nosso primeiro dia no navio foi super tranqüilo, de tarde ficamos conhecendo o “território”, jantamos, assistimos ao show no teatro, depois fomos para um dos bares onde tinha aula de salsa e algumas brincadeiras com o pessoal da animação do navio. Pra encerrar a noite fomos até a discoteca… Ah, é tanta gente no navio, aproximadamente 3000 passageiros e 1200 tripulantes, que o jantar é feito em dois turnos um que vai das 19:30 às 20:45 e outro que começa as 22:15 às 23:30. Além disso, temos que sentar nas mesas que estão marcadas em nosso cartão, a minha por exemplo era a 535. No cartão também vem escrito em qual restaurante está a sua mesa.
O MSC Orchestra é um navio italiano, mas tem bandeira do Panamá, e segundo informações dos próprios funcionários existem pessoas de 40 nacionalidades trabalhando. O que mais encontrei foram funcionários do Brasil, Honduras, Indonésia e Madagascar. O idioma mais usado entre eles é o inglês e o italiano, mas quem sabe falar aproveita pra treinar o espanhol. O lazer no navio é bem diversificado, tem duas piscinas grandes e geladas e quatro jacuzzis quentinhas e com hidromassagem, além é claro de milhares de espreguiçadeiras para aqueles que adoram tomar um solzinho…hahaha
Ah, com certeza uma pergunta de quem nunca fez cruzeiro deve ser sobre o mal estar, enjôos. Então digo uma coisa, estávamos em 23 pessoas e nenhuma passou mal. Três tiveram que tomar um dramim e ir dormir um pouco mais cedo. Mas se você relaxa e entra no clima tudo fica melhor; acaba achando gostoso ficar o tempo todo com aquela sensação “estou bêbado” e no final até acha que o balancinho ajuda a dormir…hahaha
Para ler o Roteiro de Carro pela Argentina realizado pela Malu:
Parte 2: Entre a Argentina e o Chile
Parte 3: Visitando um Patrimônio Mundial da Humanidade