Compras em Paris: dos macarons a sapatilhas de ballet
Sinceramente: eu odeio andar com muito peso. Admiro pessoas que durante as férias são capazes de comprar a decoração da casa, enfrentar o peso, o desconforto de andar com suas compras e o pior passar com algumas delas pelos controles de segurança dos aeroportos. Eu não consigo, e assim tenho poucos troféus de viagem para exibir ao final da jornada. Tenho meus pontos fracos: comidinhas, livros de museu e de arte, e todos os folhetos de cada atração visitada. Mas a rejeição a carregar peso no metrô, no ônibus, ou por uma grande cidade é maior que minha vontade de possuir algo. Deixo um ou dois quilos reservados para minhas tentações, e dificilmente passo da conta.
Agora, é inevitável dizer que – Viagens para Paris = tentação à cada esquina. No meu caso, a tentação só não chega a ser pecado capital porque meu francês praticamente inexistente restringe e muito a compra de livros. Caso contrário, estaria destinada a padecer no inferno!
A cada esquina, aparece uma lojinha tão linda, e até em lugares sagrados da cultura, como pode ser o Louvre, a tentação está presente. Embaixo do museu, o Carrousel du Louvre, um pequeno shopping é a alegria de muitos corações sedentos de maquiagem, eletrônicos, música, livros, roupas de ballet (lembrei da Natalie!), MacMundo, roupas de várias marcas e estilos, e claro que souvenirs.
As tarifas para utilizar o banheiro no Carrousel du Louvre
Sobre esta loja, já havia lido no Conexão Paris
Nem é necessário entrar no Louvre, é só descer as escadarias ao lado do Arco do Carrousel, para adentrar neste “mundo das maravilhas”. Bateu aquela fominha, a praça da alimentação com altas comidinhas oferece o descanso dos justos.
No quesito “comidinhas-souvenir” ou para devorar naquele instante, nesta viagem dois lugares me seduziram, primeiro graças às dicas da Claudia do Pepper InFashion, a Ladurée. Um dos paraísos dos famosos macarons franceses. O “macaron” é uma bolacha recheada chique. A massa e o recheio são leves, e os sabores estão bem longe das primas pobres. Uma amiga que viveu um tempo em Brest, indicou o de doce de leite com flor de sal, o mais tradicional no norte da França. É bom, mas entre os que provei, gostei mais do sabor: chocolate amargo. São tantos os sabores que é impossível que algum não te atraia. Para levar de presente, escolha entre quatro e seis sabores, para colocá-los na caixinha Napoleón III. Cada macaron na Ladurée custa 1,50€. Há várias lojas na cidade, visitei a da Rue Royale, 16, bem pertinho da Igreja de la Madeleine.
Continuando com as tentações gastronômicas, visite para almoçar, tomar um lanche, jantar ou comprar os ingredientes para um belo pic-nic, a Lafayette Gourmet. Um supermercado prá lá de especial, com uma ilha de postos de comida de vários tipos e culturas. Desde comida espanhola à turca, passando por um mestre-padeiro francês. Sem contar que você poderá comprar mostardas diferentes, flor de sal e outras delícias por preços bem acessíveis. Para babar, na entrada um posto de venda de temperos e especiarias. Comendo em lugares assim, ou abastacendo-se para um romântico pic-nic em alguns dos jardins da cidade, é possível conjugar o binômio: Viagens baratas = Viagens em Paris. Que seria ainda mais perfeito, se você conseguir descolar um voo Low cost Paris!
Pão com azeitonas comprado no Lafayette Gourmet
Informações práticas:
As lojas do Carrousel do Louvre estão abertas todos os dias, das 10:00 às 20:00 horas, e a parte de alimentação das 08:30 às 20:00 horas. Entre as lojas, destaque para o escritório de turismo que vende o Paris Museum Card.
As Galerias Lafayette são enormes, para encontrar o que deseja, pegue um mapinha no balcão de informações. É oferecido em português. A Lafayette Gourmet está no primeiro andar da Lafayette Homem. Visitei as Lafayette do Boulevard Haussmann. A Zona Gourmet está aberta de segunda a sábado das 08:30 às 21:30 horas. O supermercado aceita cartão de crédito.
Leia também:
Guia prático do Museu do Louvre – F.A.Q.
Roteiro de 4 dias com o Paris Museum Card
Passeio de bicicleta por Paris