Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 15 2016

Como transferir dinheiro do Brasil para o Exterior | Transferwise

IMG_1085
Há mais ou menos 1 mês um post me chamou atenção no blog: Pequenos Monstros, eles alegavam que haviam descoberto a melhor maneira de transferir dinheiro do Brasil para o exterior. Meio cabrera e bastante desconfiada, iniciei a leitura.

Os Pequenos Monstros são um casal de nômades digitais. Eles estão vivendo em diferentes lugares do mundo e continuam trabalhando de forma remota. Esta é uma forma de viver mais habitual do que se possa imaginar, e claro que as pessoas que não tem uma residência fixa ou que trabalham para diferentes lugares e cobram em diferentes moedas, tem um grande problema – como faço para usar MEU dinheiro que está do outro lado mundo?

No post eles mostram as diferentes formas que já tinham usado para realizar transferências de sua conta brasileira para as contas que vão abrindo a cada país que chamam de casa por 3 ou 4 meses. Todas as opções eram burocráticas, caras e ineficientes, e com taxas que rondavam o assalto à mão armada 😉

Até que por fim entram em contato com o Transferwise. Tudo parecia bem fácil e até rápido, o que me deixou tentada a provar. Primeiro pesquisei um pouco sobre a companhia, que foi criada basando-se em uma necessidade própria, um dos criadores Kristo Käärman necessitava libras estrelinas, contactou um amigo que necessitava euros e realizaram todo o processo de intercâmbio, e com este amigo Taavet Hinriku decidiram criar uma startup em 2011 para ajudar as pessoas a realizar este tipo de transações.

Os fundadores de Transferwise contam que já ajudaram seus clientes a economizar uns 15 milhões de dólares em taxas e mais taxas cobradas pelos bancos e similares para realizar transferências internacionais. A companhia tem sede em Londres, e seus clientes mais comuns são pessoas que trabalham em um país mas tem um imóvel em outo lugar (normalmente seu país de origem) e necessitam pagar mensalmente sua hipoteca, pequenas empresas com filiais fora de sua sede, trabalhadores emigrados que necessitam enviar dinheiro às suas famílias ou aposentados que passam parte do ano em uma segunda residência localizada em um país estrangeiro.

E não se preocupe, eles não lavam dinheiro, já que se adequam as normas de cada país e pagam todos os impostos que qualquer outro banco deveria pagar, mas cobram bem menos pelo serviço prestado.

Como é a transferência de dinheiro com Transferwise

Entrei em Transferwise através do link dos Pequenos Monstros, porque acredito piamente que devemos retribuir o trabalho dos demais! Como era minha primeira transferência, não haviam taxas, marquei um valor e não dava crédito que a conversão era melhor que aquela que havia conseguido na última vez que passei pelo Brasil.

Criei uma conta no Transferwise, coloquei o valor que queria enviar da minha conta no Brasil em reais para minha conta na Espanha (em euros), o sistema me apontou naquele dia o valor do câmbio, que pode variar porque a transferência pode levar até uns 4 dias, e já te conto o porquê, mas a variação é cambial e não culpa do Transferwise.

Depois coloquei os dados da minha conta espanhola (IBAN), que agora já estão no sistema, depois da pessoa beneficiária (que neste caso era a mesma pessoa!), então o sistema emite um boleto, que eu imprimi e guardei em pdf. Em alguns países você pode transferir o dinheiro via cartão de crédito, mas este não é o caso (por enquanto) no Brasil. Eu paguei o boleto online, e devo confessar que nesta hora me deu um medinho que o dinheiro evaporasse, coisa de gente ansiosa e que fez Direito (risos!).
Captura de Tela 2016-06-14 às 16.33.20

Dica: para evitar que as redes sociais saibam mais de mim do que os meus próprios pais, evito criar contas através delas, posso perder um ou dois minutos a mais, mas assim tento manter um pouco mais da minha privacidade!

Meu banco no Brasil demora muuuito para compensar os boletos pagos via online, o que é um absurdo, mas assim é a vida, e por isso minha transferência levou 5 dias para chegar, sem contar que iniciei o processo numa quinta ou sexta-feira. Mas achei o serviço excelente, e uma mão na roda para quem pode passar (como eu!) mais de 6 meses por ano na estrada!

Veredito final: achei o máximo, era o que faltava para que minha vida de autônoma travel writer fosse perfeita 🙂 Recomendo e com certeza vou usar outra vez!

Para quem ficou interessado, o link é este: Transferwise, que leva meu convite. Se quiser entrar diretamente na página em espanhol, clique no banner abaixo.

Ah, uma coisa, pela sua conta online do Transferwise você vai acompanhando o que está acontecendo com sua transferência e também tem um controle de todas transferências realizadas através da mesma!

Para ler o artigo em espanhol da revista El Economista sobre o Transferwise, clique aqui.

Chamada video 2

AT: a foto é prá ilustrar que de qualquer lugar onde você tenha um mínimo de sinal wifi poderá transferir seu dinheiro, até do paraíso 😉

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: