Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 11 2009

Buscando baleias no litoral sul catarinense

Depois de uma bela noite em Garopaba, antes de pegar a estrada para a Serra Gaúcha resolvemos ir atrás das baleias francas. Estas baleias estavam quase em extinção e graças ao Projeto Baleia Franca, patrocinado pela Petrobrás a coisa vai melhorando. As baleias franca todos os anos migram da Antártida a esta região catarinense (também podem ser avistadas em Torres/Rio Grande do Sul) para se reproduzir e amamentar. Estão aqui entre julho e novembro, mas o melhor período de avistagemo é da segunda quinzena de agosto a primeira quinzena de outubro.

Felizes da vida começamos a buscar barcos ou pontos para avistagem, e acabamos chegando ao Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, que fica na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba. O pessoal responsável nos mostrou aonde esperavam que naquele dia elas poderiam aparecer, mas que não tinham absoluta certeza. Ainda tentamos por mais uma hora avistá-las, mas infelizmente não tivemos sorte, ai que peninha!!!


Acesso Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca

Para quem vai à Imbituba, agora além de tentar vê-las pode visitar o único museu sulamericano dedicado à baleia. O museu se encontra naquela que foi a última baleeira do sul do país, fechada em 1973.

Fotos de Imbituba e região durante à “caça” às baleias …


De repente, dunas, mar e rio … uma loucura

Para ver como elas estão mesmo pela região, veja o último mapa de avistagens que se encontra no site do projeto.

Leia também:
Litoral sul de Santa Catarina – entre e o rio e o mar …
O Paraíso na terra – Bombinhas
FotoGaleria: Bombinhas

Destaque do post:
Turismo em Santa Catarina
Imbituba
Baleia Franca

Fotos: turomaquia_2005
Mapas: http://www.baleiafranca.org.br/avistagens/avistagens.asp
Tags Technorati: , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: