Brasil, não o do Tom e do Vinicius repleto de graça, mas um cheeeeio do feio concreto! – Fitur 2012
O stand continua igual. Um senhor , aliás a única pessoa que falou comigo enquanto eu observava cada um dos postos, comentou que haverão novidades na ITB. A feira de Turismo de Berlim, que acontece agora em março.
As imagens, como já havia comentado, pouco representam nossa diversidade. A Ponte Estaida continua firme e forte, exalando concreto. Aliás, o concreto é a estrela da maioria das fotos que envolvem o pedaço brasileiro dentro da feira.
Onde está o sorriso, a atenção, a receptividade que aparece em 10 de 10 enquetes do que mais chama atenção do estrangeiro que desembarca no feio Aeroporto de Guarulhos?
Até nossos concorrentes utilizam nossos craques para chegar a uma demanda global que vibra com o futebol. Parece que estamos felizes com nossos 5 milhõezinhos de turistas internacionais, para que menosprezemos Pelé, Ronaldinho, Fitipaldi, Vinicius, e deixemos de sacar proveito de situações um pouco absurdas como a de Michel Telô. Faz tempo que já nem sequer sabemos rir de nós mesmos?!
Bollywood veio à Espanha e fez mais um destes filmes em que tudo acaba em dança. Uma das canções da trilha, um flamenco indianizado virou hino no país. Nem preciso contar que o filme foi um super êxito, e o que fez Turespaña? Incorporou cenas do longa metragem em sua promoção internacional. Fácil? E porque não usamos o filme da Disney: Rio ou mesmo o documentário do Senna? Vai aí um “benchmarking” 😉
Ganhamos os caramelos e parece que vamos jogar fora a bala, para ficar só com o papel. A única referência direta à Copa 2014 era um destes folhetos que mostrava a grade dos jogos. Utilidade? Numa feira de turismo? Para saber, no meu caso, quando se jogará em Curitiba!
Mas como no meio do caminho sempre tem uma pedra, né Drummond? Olho para o lado, me sinto naquele avião que sobrevoa a Guanabara. Lá está o Rio, enorme e retumbante, tal qual deveria ser toda nossa promoção turística!
Posts relacionados:
Para aprender com a Fitur 2012
Quero ver meu Brasil, brasileiro. Não um estereótipo fake – Fitur 2011