Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 12 2017

Bosch – o pintor dos infernos e dos pecados capitais

Em 1995, Brad Pitt, Morgan Freeman e Gwyneth Paltrow protagonizaram o thriller – Seven. Um louco matava as pessoas que segundo sua ótica tinham infringido um dos sete pecados capitais: gula, preguiça. luxúria, soberba (orgulho, arrogância), ira, avareza ou inveja.

E o que isso tem a ver com Hieronymus Bosch? Uma de suas pinturas mais famosas é exatamente: “Os Sete Pecados Capitais”. Uma espécie de mesa, que deveria servir de apoio para reflexão antes do ato da confissão.

Nesta “mesa” estão pintados cinco círculos. No maior ao centro, um círculo dourado representa o olho de Deus “que tudo vê”, e na sua pupila a figura de Cristo. Ao redor deste “olho”, estão representados os sete pecados. Tente identificar cada um deles, e a cena que o representa! (para ver com mais detalhe cada pecado capital, entre no site do Prado – https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/mesa-de-los-pecados-capitales/3fc0a84e-d77d-4217-b960-8a34b8873b70?searchid=3cba6248-b255-491d-f96b-b536b2e7adc4
Bosch - 7 Pecados Capitais
Em cima deste grande círculo, está escrito: “Porque são um um povo desprovido de propósito e não possuem nenhuma compreensão. Oxalá fossem sábios, e entendessem isto e se preparassem para seu final”.

E na parte inferior: “Esconderei meu rosto deles e observarei seu final”. E estes momentos finais estão representados no quatro círculos menores: a morte, o juízo final, o inferno e o paraíso. Que devem ter sido pintados por ajudantes de Bosch porque a técnica não se mostra tão aprimorada como aquela utilizada nas demais partes da pintura.

Quem foi Bosch?

Bosch-finalHieronymus Van Aeken, mais conhecido por Bosch, porque nasceu e morreu em Hertogenbosch (Holanda). Na sua época era uma das principais cidades do Ducado de Brabante.

Não se sabe muito sobre sua vida. Teria sido um católico fervoroso. Membro  da “Irmandade de Nossa Senhora”, formada por religiosos e distinguidos cidadãos. Bosch, além de membro pintou quadros e objetos para a confraria.

Ele tratou temas tradicionais da época, mas utilizando uma simbologia louca e fascinante. Seus homens estão transfigurados pelos pecados. E estes rostos estranhos fizeram com que recebesse o apelido de “criador de demônios”.

Seu pai era pintor – Antonius Van Aeken, e dos 4 irmãos, 3 também exerceram esta profissão. Teria nascido em 1450. Entre os 29 e 31 anos casou com Aleyt Goyaerts. Que era mais velha do que ele, mas detentora de uma considerável fortuna.

Sobreviveram cerca de 30 pinturas e um grupo de desenhos do pintor. Suas primeiras obras retratavam cenas bíblicas. Entre elas: Epifania, Ecce Homo e Cristo Carregando a Cruz.
Epifania
Escute o podcast enquanto olha para a obra:

Esta obra se encontra no Museu do Prado, em Madri.

Bosch no TOP100Arte

Chamada video 2

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi