Bodas de Canaã – Bosch e o maior quadro do Louvre
Bodas de Caná – a versão de Bosch
Hieronymus Bosch pintou diversas cenas bíblicas, entre elas “As Bodas de Caná”. É o episódio do milagre de Jesus transformando água em vinho, durante um casamento em Canaã* (Galiléia).
No quadro de Bosch, Jesus está sentado no lugar de honra que caberia aos recém-casados. O noivo seria João Evangelista e a noiva, Maria Madalena.
O milagre acontece (apenas) do lado direito do quadro. O cenário, aquilo que rodeia a cena é uma representação do mal. Com as figurinhas em cima desta espécie de estante ao fundo. A coruja meio escondida na coluna mais à direita. O fogo que sai dos animais que estão nas bandejas à esquerda.
Tudo contrasta com o milagre que acontece no primeiro plano da cena. Uma visão particular do episódio bíblico. Até o fato da mesa estar em “L” e Jesus não se encontrar no meio da tela.
Bodas de Caná – o maior quadro do Louvre
Este tema foi explorado por muitos e muitos outros pintores. Inclusive o maior quadro do Louvre retrata este milagre. Está bem na frente da moradora mais ilustre. Para saber quem é, dá uma olhadinha no video de 40 segundinhos!
Você sabe qual é esse quadro?
Meus livros de arte
* Vi alguns sites de Portugal, que usam a grafia – Caná.