Bibliotheca Alexandrina
Em 1995 saía do papel os planos de reconstruir a emblemática Bibliotheca Alexandrina. O edifício ao lado do Mediterrâneo é impressionante, pelo tamanho e pela arquitetura. Para entrar é necessário passar pelo raio-X e depois deixar todas as coisas em um armário. A vigilância é bem forte!
Mas a primeira visão que se têm ao entrar no recinto principal é algo de tirar o fôlego! E as três horas desde o Cairo e a chatice da vistoria na entrada são esquecidos. Neste recinto o pé direito é enorme e a sucessão de colunas e estantes de livros aumenta a sensação de grandiosidade, fora a história que vem desde os gregos e que está, querendo ou não, impregnada neste edifício ultra moderno.
Eles utilizam técnicas também bastante avançadas na digitalização de documentos. Neste caso, era possível ler todo o documento na tela do computador e aumentar certas zonas. Os documentos mais antigos somente podem ser manipulados por expertos. A biblioteca também alberga museus e o complexo possui cafeteria e um edifício anexo para realização de eventos.
Agora vou contar o mais inacreditável do mundooooooooooooo! Sai do Egito sem ver as PIRÂMIDES!!!!!!!!!!! SIM!!!!!!!!!!!! O congresso final do projeto começava todos os dias super cedo e terminava sempre em um evento noturno, e não havia tempo. E ademais, minha chefe também é minha diretora de tese, então não era possível dar uma escapadinha, hahahahahaha …