Guias de Viagem e Arte

 
 
out 19 2009

Atins – os famosos camarões

Continuação da crônica – Um dia redondo em Atins

 

Restaurante Canto do Lençois. Sentada. Levei o garfo até a boca, o aroma era inebriante. Cor laranja claro, e uma textura bem macia. Quando tocou minha língua, todas as papilas gustativas se atiçaram. Me arrepiei. Aquilo era o que poderíamos chamar: orgasmo gastronômico!

Exagero? Pergunta para quem já provou os camarões dos dois resturantes dos Atins. Nadica de exageração, a mais pura realidade. O Ricardo Freire dedicou até uma coluna na Época a estes camarões. Posso dizer que a degustação cheia de prazer não acaba por aí. O arroz caseiro no ponto perfeito vinha acompanhado por um feijão de corda feito com água de coco. Simplesmente maravilhoso.

Era o não, um dia redondo? Depois de uma caminhada vendo e desfrutando de lagunas com diferentes surpresas, e de chegar até o Poço das Pedras, nossos sentidos estavam sendo provocados por este “churrasco” de camarões. Que haviam sido pescados naquela manhã, e de um tamanho bastante avantajado. O segredo é o molho utilizado na preparação. Um segredo de família. Da esposa do Seu Antônio e da Luíza, todos parentes. Um restaurante bem pertinho do outro.

Terminada a comilança, uma redes na sombra para uma providencial “siesta”. Eu e o Tom ficamos conversando com o Seu Antônio e o Nonato sobre a região, tão bem ilustrada no mapa que decorava a parede do restaurante. Mas o grupo foi se despertando, e o Silas nos levou de toyota para uma duna bem alta para assistir ao por-do-sol.

Éramos cinco. Mais a lua e o sol, um saindo e, outro se despedindo. Na subida, aquela sensação que íamos tocar as nuvens. Sentados feito índios, entre sussuros, risadas e silêncio deslumbramos o final do passeio. Melancolia com alegria, por que os dias perfeitos passam tão rápido?


Informação prática

O passeio foi planificado pelo Buna e a Mônica, e nosso guia foi o Silas e ao final do dia, o Nonato. Não tenha receio, o Buna tem tabela de preços dos passeios e como fez para nós, também oferece passeios personalizados. Nós pagamos R$ 40,00/por pessoa.

O restaurante do S. Antônio é o Canto dos Lençois. Se quiser telefonar para combinar a hora que vai almoçar, ligue: (98) 8881-3138 ou (98) 8858-5756. Com tudo, gastamos
R$ 27,50/por pessoa.

Destaque post:
Lençois Maranhenses
Camarões dos Atins

Fotos: turomaquia_2009