Andean Explorer: uma das grandes experiências peruanas – trem de Puno a Cusco
Cusco é conhecida como a “Cidade Imperial”. Fácil chamar pelo mesmo nome o caminho de Puno até o “umbigo do mundo inca”. Ainda mais, de trem. Um percurso de 10 horas.
Dez horas que passam como nada. Um tanto pela paisagem que vai se transformando e outro tanto, pelos serviços exatos, amáveis e impressionantes do Andean Explorer. Que é um dos trens da Peru Rail, a mesma companhia que a maioria dos viajantes escolhe para chegar até Machu Picchu. Nem pense que é perder o tempo, as 10 horas na estrada. A viagem é uma experiência em si.
Saímos de Puno pela manhã. À direita nos acompanha o Lago Titicaca. Outra perspectiva do grande lago e de sua gente. Passamos literalmente no meio do mercado de rua de Juliaca. Tanto é assim que os comerciantes tiram coisas, levantam seus banquinhos para a passagem do trem. Nossos olhos são invadidos por figuras de festas populares logo na entrada e depois por este caos que gera uma beleza rara. Esta da feiura bonita, ou da bonitinha ordinária.
Depois de Juliaca, somos convidados ao bar. Oferecem um drink de boas-vindas. O melhor pisco sour que tomei na viagem, claro que acompanhado pelo coclo, este milhão delicioso, que ninguém devia em sã consciência abandonar o Peru antes de provar.
Os passageiros transitam por três vagões. O primeiro onde são servidas as refeições. Poltronas e mesas enormes, com toalhas de linho, abajour e flor vermelha. Tudo absolutamente requintado. O segundo vagão abriga um bar, para relaxar e onde acontecem as apresentações musicais (dois grupos folclóricos) e a aula de pisco sour. O terceiro vagão é o da observação, com uma parte aberta e todo acristalado. Não que nos demais a vista não invada o interior do trem.
O serviço funciona com precisão e graça, como uma orquestra. O passageiro escolhe sempre entre duas opções o que vai comer no almoço, isso sem contar o lanche (chamado de chá da tarde) e o drink de despedida.
Durante o almoço, aparecem emolduradas pela minha janela as montanhas de neve perene. Estamos subindo, e vamos chegar aos 4.630 metros de altura. O trem faz uma parada onde os passageiros podem descer, observar as montanhas, seus cumes nevados e comprar artesanato.
Na volta ao trem a paisagem vai se transformando. O verde começa a tomar a tomar conta pouco a pouco dos vales, destes edifícios naturais de mais de 5.000 metros de altura que insistem em nos acompanhar. Os arco-íris começam a pipocar e o Rio Hutanay vai mostrando sua força e seu caudal.
A chegada chega a ser melancólica, e só não é mais triste, porque chegamos na Imperial 🙂
O trem sai tanto de Puno como de Cusco às 08:00 e chega às 18:00 horas. Mas não todos os dias, por isso se organize.
De abril a outubro: segunda, quarta, sexta e sábado.
De novembro a março: segunda, quarta e sábado.
Preço: U$ 186,44 + impostos = 220,00
Site para comprar e ter mais informação: http://www.perurail.com/es/train_description.php?id=1
Eu economizaria em outra parte da viagem. Por exemplo, nos primeiros dias ficando num hotel mais furreca, mas não perderia esta EXPERIÊNCIA!
Veja todos nossos posts do PERU
Busque e reserve seu hotel em Cusco, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016 . Para ver os descontos em outros anos, clique aqui.