A surpresa aragonesa
Tom me recebeu na estação de Zaragoza, foi tão legal depois de mais de um mês separados pelo Oceano Atlântico. Deixando o amor no ar, vamos à primeira surpresa desta viagem: dois novos amigos, Javier e Maria e o jantar aragonês que nos preparam. Bem, na verdade quem preparou foi Javier! Hahahahaha
Ele, um aragonês à toda prova, nos introduziu à cozinha aragonesa. Começamos com o vinho: Enate e pimientos de padrón (uma espécie de pimento verde pequeno e achatado, que é delicioso. O único problema é que te pode tocar um que seja muito picante! Mas nesta noite não ocorreu) e uma espécie de salame.
Antes de seguir com as iguarias de Aragón, é preciso dizer para aqueles que não leram antes deste blog, que Aragón é uma das comunidades autonômas espanholas, como se fosse nossos estados. E segundo, que Tom foi à Zaragoza para realizar uma pesquisa com Javier na Universidad de Zaragoza, e assim conheceu ao casal e a outras pessoas que serão temas de nossos próximos posts.
Voltando à cozinha. O primeiro prato quente foram umas “migas” autênticas de Biel (uma cidade aragonesa). A tradução literal de migas é migalhas, porque realmente a principal matéria-prima são pequenos pedaços de pão. As migas de Javier tinham ademais, bacon, alho, cebola e uns truques de “chef” na realização! Era uma delícia. Mas o melhor estava por vir: tenasco com patatas! Que é um cordeiro que ainda não pastou, ou seja, um cordeiro bem jovem. Acompanhado por batatas.
A conversa rolou solta com muito vinho e uma companhia incrível, e de repente o Tom diz: “Senhores, são às duas da manhã!”. Eu levava acordada mais de 28 horas, e assim abandonamos nossos anfitriões nos braços de Morfeu e nos fomos para a Residência, para encontrá-lo também!
Fotos by Turomaquia_2008