A Madrid das “meninas” – nona recomendação para 2010
Agora o Prado está ainda maior. Cresceu para poder expor mais obras, e para dar mais conforto aos visitantes. Mais uma coisa continua a mesma (ainda bem!). Ao entrar na sala redonda do edifício principal você dá de cara com um quadro enorme que vai te arrepiar do dedinho do pé até o teu último fio de cabelo.
Mostra uma família, mas não de forma tradicional. Os pais estão refletidos em um espelho, bem no lugarzinho do espectador. A filha caçula é a protagnoista do quadro junto às suas damas de honra – as meninas – dois anões e um cachorro. Um pouco mais atrás aperece uma senhora viúva conversando com um senhor, e lá no fundo outro serviçal do palácio entrando ou saindo do atelier do pintor. No canto direito, aparece o pintor que neste mesmo momento realiza um quadro. Esta maravilha do século XVII, é nada menos do que um dos quadros mais importantes da história da arte ocidental – “As Meninas”, de Velázquez.
Esta não é a única obra de arte esplêndida deste museu. Mas se você tem apenas alguns minutos para percorrer suas salas, gaste todos nesta sala. E ao sair pra rua, ainda terá tantas maravilhas para experimentar, mas tenha certeza que estas meninas ficarão gravadas para sempre no teu coração, porque diante delas é quase impossível não se deixar apaixonar.
Esta é nossa penúltima recomendação para 2010: deixar-se apaixonar pelas “meninas”, de Velázquez, e ainda viver loucamente a capital espanhola. Uma cidade para todos os bolsos e estilos!