Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2012

A India de Manell Pacheco

India

Depois de correr os quatro cantos do mundo, cumpri o sonho de ir à Índia.Cheguei a Deli durante a noite. No percurso do Aeroporto – Hotel encontrei uma cidade agradavelmente verde e limpa. À chegada ao hotel de uma cadeia indiana já me fez entrar de certa maneira na Índia imaginada por mim, tal eram as cores e os cheiros.

2º. dia. Enquanto o grupo visitava a Velha Mesquita Jama Massid, a 2ª. maior do mundo, decidi não entrar, para sentir a vida da cidade velha. Tive minha primeira experiência com o povo. Aquelas 2 horas foram surpreendentes, o movimento, a azáfama, os carregadores, as motos, as vacas, os rickshas, aliás todo o tipo inimaginável de transportes, tudo tão confuso, mas no fundo tão harmônico.

India de Manell Pacheco

3º. dia. No fim do dia chegamos a Jaipur de autocarro. Aí tive o maior choque da minha vida de viajante. A pobreza, a imundície, a desordem são assustadores. Depois de alguns quilômetros a chegada ao hotel, de uma grande cadeia internacional. Os hotéis de 5 estrelas na Índia, não tem só 5 estrelas, mas uma constelação inteira.

4º. dia. De manhã a subida de elefante à antiga capital do Império Rasput – Amber. Durante a tarde, visita ao Palácio dos Ventos e ao mercado cheio de cores e cheiros inebriantes.
India de Manell Pacheco India de Manell Pacheco

5º. dia. Chegada no fim do dia à Agra. Era a Hora do Planeta, então encontramos um hotel às escuras. Pelo Planeta tudo, é a nossa casa.

6º. dia. De manhã transportados em caleche visitamos o Taj Mahal. O deslumbramento foi total. Com certeza é o monumento mais fantástico do mundo, tal é a sua beleza e o lugar onde se encontra.
India de Manell Pacheco
India de Manell Pacheco

7º. ao 10º.dia. Hoje é dia de voar para Goa via Mumbai. Ao desembarcar em Goa, senti como se regressasse à casa depois de muitos anos fora, tal foi a empatia com o lugar. Encontra-se a presença de Portugal por toda a parte.Em Goa visitei os mercados de Margão, Mapusa, com as especiarias já nossas conhecidas e outras que nunca havia cheirado. Estes mercados são um bálsamo para a vista, olfato e todos os nossos sentidos.

A paz a calma a harmonia que se sente aqui no Estado de Goa é surpreendente, não é difícil encontrar alguém que queria falar um pouco de português pois há mais de 50 anos que não fala. Esta fusão cultural que existe em Goa é fascinante.

Restante da viagem. Depois de 3 dias em Goa, é hora de voar para Mumbai, uma cidade com mas de 16 milhões de habitantes. Será a menos interessante. Visitamos a casa onde viveu Mahatma Gandhi, que alberga um pequeno museu, ainda tivemos algum tempo para visitar o Prince of Wales Museum.
India de Manell Pacheco

melhor-pior-india

Voltarei em breve 🙂

Manell Pacheco – um leitor português que nos brindou com este emotivo relato de sua recém realizada viagem à India. Obrigaduuuu!

azáfama (segundo Dicionário Priberam)
(árabe az-zahma)
s. f.
1. Actividade intensa. = AFÃ
2. Muita pressa ou intensidade na realização de algo. = AFÃ, CORRERIA
3. Falta de ordem. = ATROPELO, BALBÚRDIA, CONFUSÃO

autocarro = ônibus

texto e fotos: Manell Pacheco_2012