A divisão de Belfast ou a incompreensível intolerância humana (Roteiro pelos murais de Belfast)
Noite de sono maravilhosa. Ainda sem libras, fomos atrás de um lugar que aceitasse cartão de crédito para tomar o sonhado café-da-manhã. A fome apertando, sabe qual foi nossa alternativa? Nada de rir, exatamente a via de escape mais fácil, McDonalds. Uma boa surpresa, café-da-manhã típico com bacon e tudo, já estávamos viciados na tal parte do porco a esta altura da viagem.
Alimentados, saímos para a região oeste da cidade. Em direção a uma parte de sua história que beira a loucura. Queríamos ver a divisão da cidade entre protestantes e católicos e os famosos murais de cada “facção”.
Perigoso? Naaada. Tinha escutado rumores, mas eram ridículos. Ao menos durante o dia, a região é calma e normal, na medida do possível.
Cruzamos a Westlink, que é a continuação da estrada M1. Do lado direito (Townsend Street), paramos para observar. Tivemos aquela reação instintiva diante de algo violento e incompreensível. Por quê? Diante de nós tínhamos um muro enorme de 6 metros, parte de concreto e outra de arame. Neste ponto começava a paradoxal “Peace Line”. O muro não foi construído em linha reta, vai serpenteando pelo bairro.
Continuamos pela Divis Street. Para dar de cara com a Divis Tower. Um edifício de 20 andares que parece bem normal. Mas era daqui que as Forças de Segurança observavam as pessoas. Uma ação empreendida desde os anos 1970 até 2005! Neste edifício morreu a primeira das várias vítimas infantis dos conflitos. Um menino de 9 anos – Patrick Rooney.
Mais uns passos e aparecem os primeiros murais, este primeiro conjunto (Solidarity Wall) mostra as causas com as quais simpatizavam os republicanos: bascos, palestinos, etc.
Passando o Solidarity Wall, a Divis Street se transforma em Falls Road. Murais surgem a cada momento, alguns se veem bastante espontâneos. Passamos pelo Jardim da Memória, e vez ou outra por alguma parte do gigantesco muro. Até encontrar um homem sorridente. Bobby Sands, um dos principais líderes do IRA. Participou da greve de fome na prisão de Maze, durante a qual conseguiu ser eleito membro do Parlamento Britânico. Só que ele não resistiu à greve de fome, falecendo algumas semanas depois com 27 anos de idade.
Chegamos até o Royal Victoria Hospital, que foi o primeiro edifício do mundo a ser construído com ar-condicionado!!! A Falls Road ainda abrigava muitos e muitos murais republicanos, mas não tínhamos muito tempo, o dia estava só começando, ainda tínhamos estrada pela frente. Por isso, voltamos um pouquinho para subir a Springfield Road em direção à Lanark Way. Na Lanark, atravessamos o odioso muro, e mais do que isso uma das vinte barreiras que separam “as duas Belfast”. Atualmente, todas estão abertas durante o dia, mas algumas ainda são fechadas entre às 17:00 e 08:00 da manhã do dia seguinte. A sensação é estranhíssima, dá um aperto no estômago. Entramos na parte protestante, as bandeiras e os tipos de murais se alteram …
A Lanark Way termina na Shankill Road, pegamos a direita. Voltando em direção à Westlink. Muitas placas apontam os lugares onde bombas explodiram e o número de pessoas falecidas no ato. Como já disse, os murais são francamente diferentes, mas nem por isso menos violentos e tristes.
Melancólicos caminhamos em direção ao hotel para pegar o carro. Antes uma pausa para refletir, conversar e armazenar forças no Nero Café. Prá dizer a verdade, quase não trocamos palavras, apenas olhares. Era difícil sair ileso da experiência de ver materializada a irracionalidade humana!
Para ver tudo que já foi publicado sobre a IRLANDA DO NORTE, clique aqui.
Busque e reserve seu hotel em Belfast, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de janeiro/2016, coloque o código: 15%2016. Para ver os descontos em outros meses, clique aqui