8 coisas para fazer num dos povoados mais bonitos da Provence – Moustiers Sainte Marie
1. Ficar de boca aberta ao se aproximar da cidade, incrustada em montanhas altas, de formas dramáticas e calcáreas.
2. Sentar num café e pensar que naquelas paragens viveram os homens de Cro-Magnon, mas que como povoado sua história remete à Idade Média, quando alguns monges se instalaram no lugar e fundaram um mosteiro (moustiers) e daí vem o nome da cidade. Ah, isso aconteceu no século V da nossa era.
3. Visitar o Museu da Cerâmica. lá vai entender como a cidade prosperou na Idade Média, graças à faiança branca, cuja a fórmula secreta foi levada à cidade por um monge italiano.
4. Se não quiser ir de museu, passeie pelas ruelas da cidade e entre algumas lojas que vendem esta cerâmica de pó de pedra esmaltada.
5. Comer num dos restaurantes do grupo Alain Ducasse, o grande chef que já conquistou 22 estrelas Michelin \o/
Comer em um dos seus restaurantes vai além do básico comer bem, é uma baita experiência. E do que é feita a vida?
Mas reserve com antecedência: http://www.bastide-moustiers.com/UN-RESTAURANT,136?lang=fr Os menus começam em 65€.
Para a experiência global é só reservar um dos quartos do hotel onde se encontra o restaurante. Aliás, este hotel-fazenda também é propriedade do grupo Allain Ducasse. Para saber mais, clique aqui.
6. Enfrentar os 262 degraus até a Capela de Notre-Dame-de-Beauvoir (Chapelle Notre-Dame de Beauvoir) construída no final do século XII sobre os restos de uma igreja do século V.
Mas há partes que foram anexadas posteriormente, como o coro gótico, que data de 1536.
O mirante da capela está em cima da cidade e de lá também se veem alguns campos de lavanda e o enorme Lago St. Croix.
O caminho é de pedra, portanto o melhor é ir de tênis.
Olhe para cima e encontre a pequena estrela que segundo a lenda, teria sido colocada por um cruzado, que capturado durante a guerra santa (parece que os tempos não mudam 🙁 afinal guerra pode ser tudo, menos santa!) prometeu que se voltasse à sua cidade, colocaria sobre a igreja uma estrela em agradecimento à Maria.
Na verdade, o que você verá não é a original, ela já teve várias substitutas. A última vez que trocaram a estrela foi em 1957. Mas em 1995 lhe aplicaram uma camada fina de ouro.
7. Ande de pedalinho no Lago de Sainte-Croix para se aproximar o máximo possível àquelas senhoras poderosas, as montanhas que conformam o Desfiladeiro do Verdon.
O Sainte-Croix é um lago artificial, que nasce em 1975 com a criação de uma represa no curso do Verdon. Tem 10 quilômetros de comprimento, 3 quilômetros de largura e em algumas partes alcança 90 metros de profundidade. É o maior reservatório da França \o/
Mas é a cor das suas águas que vai te enfeitiçar. Pensa em um lugar lindo e multiplica por 10!
8. Reservar 1 dia para fazer todo o circuito circular que sai de Moustiers Sainte-Marie e atravessa um dos maiores canyons da Europa – o Parque Natural du Verdon.
Em breve, post com todas as dicas para aproveitar este passeio que está na minha lista TOP5 da Provence.
Moustiers-Sainte-Marie – Informação prática
* Assim que chegar aos pés da cidade, estacione seu carro. Na maioria das pequenas cidades da Provence, você não vai poder circular de carro e nem vai querer.
* No período que floresce a lavanda, que normalmente vai de mediados de junho a mediados de julho, reserve com antecedência seu hotel, porque os povoados são pequenos e se deixar para em cima da hora vai pagar caro pelos piores hotéis (como regra geral).
Dá uma olhada nos hotéis de Moustiers Sainte-Marie, clicando aqui.
* Não deixe para jantar tarde, tudo fecha cedo por estas bandas.
Moustiers Sainte Marie – Em Vídeo Turomaquia – Episódio 3 da Série: “Provence”
Planejando sua viagem para FRANÇA
Veja todos nossos posts: de PARIS e da PROVENCE
Busque e reserve seu hotel em: PARIS |LYONS LA FORÊT | ETRETAT | LE TRÉPORT | CASSIS | MARSEILLE | MOUSTIERS SAINTE-MARIE | LUBERON| AVIGNON | NIMES | AIX-EN-PROVENCE | LES BAUX DE PROVENCE | SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Prove abaixo …