Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 11 2013

World Travel Market Latin America 2013 e minha relação de longa data com as feiras de turismo

A versão latinoamericana da afamada feira britânica – World Travel Market, foi o que me trouxe para o Brasil. Entre os dias 23 e 25 de abril mais de 1.000 expositores de todos os lugares do mundo se reunirão em Sampa. Uma importante mostra da importância brasileira no mercado, mas infelizmente muito mais como emissores do que como receptores de turismo internacional ;(

Comecei a frequentar as feiras de turismo quando ainda não eram tão gigantescas, nos idos de 1990. Ano que entrei no Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná. Fiquei por lá apenas 1 ano, mas o destino ou o que quer que seja, acabou me levando de volta a este mundo em 2000, quando comecei o mestrado.
Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri

Depois disso fui professora de duas universidades no Curso de Turismo, e comecei um doutorado na Espanha. O que me levou às megas feiras: Fitur (Madri), ITB (Berlim) e WTM (Londres). Mas a primeira ,como tanta coisa que leva este rótulo, foi inesquecível.

Quando entrei na Fitur em 2003 tive aquela sensação: “Não posso com isso”, tal a grandiosidade dos 10 pavilhões da IFEMA, e a quantidade de estímulos visuais, auditivos e olfativos.
Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri
Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri
Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri

Uma feira não é algo fácil, é totalmente o contrário, é esgotador. Mas para poder crescer, ampliar a rede de contatos e trazer ainda mais novidades, idéias e inspirações para vocês, é um exercício necessário. Respiro fundo, penso nos comentários de agradecimento, naqueles emotivos contando que ajudei a se emocionarem ainda mais em suas viagens, e vou lá prá linha de gol. Louca para gritar: MARQUEI! e mandar um abraço virtual para todos vocês 🙂