Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 11 2013

World Travel Market Latin America 2013 e minha relação de longa data com as feiras de turismo

A versão latinoamericana da afamada feira britânica – World Travel Market, foi o que me trouxe para o Brasil. Entre os dias 23 e 25 de abril mais de 1.000 expositores de todos os lugares do mundo se reunirão em Sampa. Uma importante mostra da importância brasileira no mercado, mas infelizmente muito mais como emissores do que como receptores de turismo internacional ;(

Comecei a frequentar as feiras de turismo quando ainda não eram tão gigantescas, nos idos de 1990. Ano que entrei no Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná. Fiquei por lá apenas 1 ano, mas o destino ou o que quer que seja, acabou me levando de volta a este mundo em 2000, quando comecei o mestrado.
Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri

Depois disso fui professora de duas universidades no Curso de Turismo, e comecei um doutorado na Espanha. O que me levou às megas feiras: Fitur (Madri), ITB (Berlim) e WTM (Londres). Mas a primeira ,como tanta coisa que leva este rótulo, foi inesquecível.

Quando entrei na Fitur em 2003 tive aquela sensação: “Não posso com isso”, tal a grandiosidade dos 10 pavilhões da IFEMA, e a quantidade de estímulos visuais, auditivos e olfativos.
Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri
Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri
Fitur 2003 - Feira de Turismo de Madri

Uma feira não é algo fácil, é totalmente o contrário, é esgotador. Mas para poder crescer, ampliar a rede de contatos e trazer ainda mais novidades, idéias e inspirações para vocês, é um exercício necessário. Respiro fundo, penso nos comentários de agradecimento, naqueles emotivos contando que ajudei a se emocionarem ainda mais em suas viagens, e vou lá prá linha de gol. Louca para gritar: MARQUEI! e mandar um abraço virtual para todos vocês 🙂

2 Comentários

  1. Fabiana Couto

    Patrícia, boa noite!
    Estou realizando várias pesquisas sobre intercâmbio cultural na Europa e gostei muito das suas vivências em feiras de turismo. Sou coordenadora geral do Grupo Flor de Minas (MG) e estou pleiteando uma oportunidade de representarmos nossa cultura (música regional popular brasileira) fora do país. Você tem algum contato com organizadores de eventos deste porte, ou com produtores culturais estrangeiros que poderiam nos auxiliar na nossa participação em algum evento como a Feira Latino America em Milano, ou o Ano do Brasil em Portugal?
    Grata!
    Fabiana Couto

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Fabiana, infelizmente sempre frequentei as feiras como imprensa ou trade, mas nunca trabalhei ou estive na parte da organização, pelo que não tenho como auxiliá-la nesta tarefa 🙁
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Estamos matando nosso planeta e ainda tem gente que justifica isso 😥😪😭 #amazonas #prayforAmazonas
  • Um passeio pela Tóquio dos anos 1969 e 1970 das mãos de Watanabe, um estudante universitário de classe média, normal e corrente.

Uma novela sobre a solidão arraigada que muitas vezes leva ao desespero. Uma novela sobre o amadurecimento.

Peguei a ideia de postar os livros da @helorighetto Ela usa a etiqueta #heloreads eu vou usar #turolivros

#norwegianwood #murakami #books #desafio1livropormês #dicasdelivros
  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴

Follow Me!