Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 07 2009

Visitando as Cataratas

O barato mesmo é visitar os dois lados, o brasileiro e o argentino. Não tem nenhum melhor que o outro, são complementares e indispensáveis para entender e desfrutar das Cataratas. Se por um lado apenas do lado brasileiro se têm a visão panorâmica das Cataratas, do argentino você estará praticamente em cima da “Garganta do Diabo”. Por isso, atravesse a fronteira e visite “los hermanos”.

Na fronteira, os brasileiros apenas necessitam da cédula de identidade. Mas cuidado, eles não aceitam carteira da OAB, de médico, do que seja, tem que ser o RG mesmo! Se você quer aumentar teus carimbos no passaporte, leve ele com você, eles carimbam tua entrada e saída.

Vamos começar nossa visita pelo lado brasileiro, porque assim você terá esta visão do conjunto que eu comentei antes. O visitante deixa seu carro no estacionamento junto ao Centro de Visitantes, compra suas entradas e pega um ônibus para iniciar sua visita.

Se você apenas pretende visitar o parque sem realizar outras atividades, desça no início da Trilha das Cataratas, aonde você terá diversos ângulos destas incríveis quedas d´água através de muitos mirantes e de uma passarela de madeira.

Você passará pelo Espaço Naipi com um elevador panorâmico, com loja e lanchonete, e terá uma visão absurda (no sentido de “amazing”) de um lado das Cataratas. Se a vazão d´água estiver nos seus melhores dias, você não vai acreditar na quantidade d´água que verá neste ponto e depois quando se aproximar da Garganta do Diabo.

No final da trilha está o Espaço Porto Canoas com lanchonetes, restaurantes, lojinhas, e um lugar perfeito para ver o mascote do parque – o quati!!!

Mas não alimente os bichinhos, você não estará ajudando, e sim provocando um desequilíbrio, já que ele não come o que nós comemos! Sem contar, que ele pode avançar em você, não para te machucar, mas em busca do seu belo oferecimento. Segundo o site do parque eles andam em grupos de 4 a 30 e se comunicam entre si por sons especiais.

Agora, sabe aquele velho ditado – quem está na chuva, é prá se molhar – o que você acha de encarar um dos passeios mais alucinantes do parque? Quer saber qual é? No próximo post …

Para ler todos os posts de Foz do Iguaçu e Região, clique aqui

fotos e video: turomaquia_2005