Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 19 2011

Umas com tanto, outras com nada – Blogagem Coletiva

Sobre a Blogagem coletiva
Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, CarmemMarcie, surgiu a ideia de listar os lugares que cada uma considerava “viu-tá-visto”. Aí a conversa evoluiu e decidiram fazer também uma segunda lista – com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim,  a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.

umas com tanto
Os destinos são como as pessoas, com algumas você tem este “feeling”. Este sentimento estranho e ao mesmo tempo agradável de conhecer a tanto tempo, mesmo quando acabou de ser apresentado. Este feeling inicial pode gerar uma onda energética tão boa, que todo o universo conspira para aumentar ainda mais esta proximidade. Ou seja, é aquela viagem em que tudo sai tão bem, que na despedida você quase chora. Caso você seja do tipo durão, ao menos pensa: “Oxalá, eu volte aqui!”

Tive este “feeling” desde a primeira visita com Madri. Eu vivo a 2 horas e meia voando da cidade, mas saber que estou no avião a caminho, já é meio orgasmo garantido. Madri não é burocrática. Come-se de maravilha, e por que digo isso? Prá mim é difícil a paixão se o estômago não se satisfaz durante a viagem. Não precisa ser um banquete. Um suco, um pão, afinal no simples mora o prazer. Se é complicado, ai ai … Aí o prazer tem que ser dobrado, senão não vale o sacrificio.
Image00008
Os destinos que eu não voltaria, geralmente estão associados a estados de ansiedade e certos sacrifícios que (para mim!) compensaram a primeira visita, mas difícilmente me levariam à repetição. Eu tenho trauma de sapo. É bem feio culpar os outros, mas meu problema é culpa de uma professora de biologia que me expôs ao ridículo numa aula prática. Tinha a ver com sapo, com segurá-lo, com matá-lo, etc. Fui a lugares que tinham muitos sapos, experiências delirantes, mas voltaria? Difícil!

Não vou dar nomes aos burros. Eu ficaria um pouco decepcionada, e isto é perigoso dizer, se alguém apontasse Curitiba como cidade de uma vez só! Ou Madri! Não curto a expressão: “Tá visto!”
Image00009
Por outro lado, há cidades tão intensas que voltar é perigoso. Lanzarote é destas cidades.A ilha de Manrique, a ilha de Saramago, a ilha do vento constante, a ilha das casinhas brancas, a ilha que mais parece uma lua, a ilha que te leva o pensamento lá prá longe … daí o perigo!
Image00006
Há lugares que são feios. Não feinhos, feios de doer, mas que cativam. Pela companhia? Pode ser. Porque de tão feios chegam a ser super fotogênicos? Pode ser. Como Juliaca. Bem pertinho de Puno, no Peru. Pertinho da cidade do Lago Titicaca. Um caos e um redemoinho de gente que hipnotiza. Uma cidade sincera com o viajante, e já dizia Clarice Lispector. “O que é bonito me encanta, mas o que é sincero me fascina”.
Image00003 Image00001
Image00002

Cidades certinhas demais me irritam. Tal como as pessoas que parecem perfeitas e estão sempre rindo. Rindo à toa. Tenho uma queda pelas cidades que o “inconsciente coletivo”tacha como cidades de uma vez só. Um exemplo: Bruxelas. Como você pode riscar da tua vida uma cidade que cheira a chocolate?
Image00007
Para terminar, reafirmo que as cidades são como pessoas. Merecem uma segunda chance. Quem sabe deveríamos utilizar as palabras da Lispector tanto para uns como para as outras: “Decifra-me, mas não me conclua, eu posso te surpreender”.

Também estão participando desta blogagem coletiva:
http://www.abrindoobico.com
http://www.aprendizdeviajante.com
http://www.big-trip.net
http://www.cadernotiahelo.blogspot.com
http://www.deunstempospraca.blogspot.com
http://www.dicasroteirosviagens.com
http://www.dondeandoporai.com.br
http://www.drieverywhere.net
http://www.guardandomem.blogspot.com
http://www.inquietosblog.com.br
http://www.jrviajando.com
http://www.ladyrasta.com.br
http://www.luciamalla.com
http://www.majots.wordpress.com
http://www.miblogito.blogspot.com/
http://www.mauoscar.com
http://www.mikix.com
http://www.olhandomundo.wordpress.com
http://www.oqueeufiznasferias.com.br/blog
http://www.pelo-mundo.com
http://www.psiulandia.blogspot.com
http:///www.rosmarinoeoutrostemperos.blogspot.com
http://www.sambalele.everyblue.com
http://www.senzatia.com
http://www.sundaycooks.com
https://www.turomaquia.com
http://www.viagempelomundo.com
http://www.viaggiando.com.br
http://www.viajarepensar.blogspot.com
http://flashesdeviagem.blogspot.com/

fotos: turomaquia_2010_2011

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: