Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 17 2008

Um roteiro de carro por Creta

Depois de rever nossos amigos no Museu Arqueológico de Heraklion e visitar com eles Cnossos, decidimos alugar juntos um carro para no dia seguinte fazer um passeio pela ilha de Creta. Dá uma olhada como foi nosso roteiro de carro por Creta …

Para ver o mapa do nosso roteiro, clique aqui.

Saímos cedinho de Heraklion. A primeira parada foi numa pequena cidade para comprar guloseimas numa padaria.

Creta
Olha que beleza de carrinho que nós alugamos!

Depois de uns 65 quilômetros, chegamos a Festos, que foi um dos principais centros da civilização minóica, e a mais rica e poderosa cidade do sul de Creta. O que se visita é o palácio, que era o segundo mais importante depois de Cnossos. Aqui as escavações começaram em 1884, e em 1908 descobriram o Disco de Festos. Uma peça de argila com 242 signos ou ideogramas, do século XVI a.C., e que ainda não foi decifrada. O lance é que apenas 10 signos coincidem com a escritura A e B cretense e depois utilizada pelos gregos. Os expertos acreditam que esta peça seja a obra de uma civilização pré-minóica!!!

Cnossos não tinha muita sinalização, mas ao menos tinha partes reconstruídas que te ajudam a entendê-lo. Aqui não tem nada disso, assim sem uma guia a coisa fica mais complicada ainda (risos). De qualquer forma o lugar aonde se encontra Festos é muito lindo, cheio de olivas. Agora se vai no verão se prepare para um calor dos infernos!

Festos

Festos

De Festos tocamos para o que foi seu antigo porto – Matala. Uma praia super famosa porque nos anos 1960 foi um reduto do movimento hippie. Muitas pessoas chegaram a viver nas cavernas artificiais que já foram locais de trabalho no Neolítico e depois tumbas na época romana. Diz a lenda, que o general romano Brutos frequentava a tumba – Brutospeliana.

cavernas de Matala

cavernas de tumbas romanas matala

É um lugar genial para descansar, relaxar e tomar um banho de mar. O fundo do mar é de pedra assim entre devagar para não escorregar. A água é bem limpa. Não deixe de subir e visitar as cavernas, elas ademais do atrativo em si, oferecem uma vista genial de Matala.

praia creta matala

De Matala,seguimos com nosso roteiro de carro por Creta. bateu a fome, paramos num lugar minúsculo e fomos surpreendidos por uma comida incrível, no Green Stop. Felizes da vida, decidimos conhecer Spili. Uma cidadediznha incrustrada na montanha que vale a pena visitar. Uma de suas atrações é a fonte veneziana dos leões, são 19 cabeças de léon das quais sai a melhor água da ilha, segundo os moradores. A água é fresca e este seria um bom momento para encher tuas garrafinhas vazias.

Spili em Creta

De Spili para a última parada antes de retornar a Heraklion – Rethymon, a terceira maior cidade de Creta.

Veja todos nossos posts da GRÉCIA

Busque e reserve seu hotel em:  Heraklion | Chania | OmalosAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2008
imagens – mapa – Google Maps
Disco de festos – http://www.geocities.com/discodeltiempo/imagenes/disco_festos.jpg

2 Comentários

  1. Amanda

    Oi, tudo bem? Curtir o post de vcs e valeu pela dica. Vcs poderiam me informar onde alugaram o carro e o que foi preciso Para isso?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Amanda, eu sempre recomendo tirar a carteira internacional porque ñ dá para afirmar que ñ vão pedir, nós ñ vimos eles pedindo em nenhum momento, mas vais saber né!??

      Ñ recomendo o lugar onde alugamos o carro, era uma porcaria, pegamos de última hora numa locadora pequena da cidade .(

      beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!