Guias de Viagem e Arte

 
 
out 06 2013

Um prato perfeito para o outono europeu: cocido madrileño

Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts que o Turomaquia, juntamente com outros blogs brasileiros de cidades europeias, estará publicando.

Numa comparação bem grosseira, o cocido é a feijoada espanhola. Cada região tem o seu, o que muda é o que leva cada um. A maioria dos cozidos espanhóis tem como ingrediente principal o garbanzo (nosso grão-de-bico) e até agora só conheci uma exceção, a fabada asturiana, que leva feijões brancos.

Por aqui ninguém come grão-de-bico em salada. Ele é o rei dos pratos “de cuchara”, daqueles que é melhor comer com colher ? É possível encontrá-lo em menus durante todo o ano, mas é complicado comê-lo nos 35 graus do verão. É um prato pesado, perfeito para quando o friozinho começa a se fazer mais presente.
Cocido Madrileño
Foto de Salvatore G2

Tal qual a feijoada, cozinha-se por muito tempo um montão de ingredientes, além do grão de bico, leva repolho, cenouras, batatas, morcilha, galinha, mocotó, chouriço, ponta de presunto ibérico, toucinho e macarrão cabelo de anjo. Além de uma espécie de bolinho frito feito com migalhas de pão dormido, ovos, bacon, salsinha e alho.

Parece que leva tudo, né? Como todo prato de origem humilde, a intenção era essa, colocar na penela tudo que sobrava na cozinha e que desse sustância. E olha que o dito tem história, mais o menos se tem notícia do “moço” desde o século 17 e sua origem é judaica.

Já provei várias vezes e posso te dizer que é um prato com caráter e delicioso. E o legal é que não se serve tudo junto, fazem em 2 ou 3 passos:
1) primeiro, a sopa. Resultado das 3 (ou mais) horas em que os ingredientes ficaram cozinhando na panela enorme.
2) o grão de bico com as verduras e batatas;
3) e por fim, as carnes.
Restaurante Casa Carola - Madrid
Foto de Pablo Monteagudo
Cocido Madrileño
Foto de Javier Lastras

Em alguns lugares servem juntos os passos 2 e 3. Eu prefiro separados para saborear mais cada ingrediente. É uma comida fantástica para longas conversas regadas com um bom vinho tinto.

Dica turomaquia: quer comer um bom cozido em Madri e com estilo? Nas quartas-feiras, na hora do almoço (13:00 às 16:00 horas) suba até a terraza do Hotel Wellington. E desfrute por 23€, do cocido madrileño + água + vinho ou cerveja + sobremesa.
Hotel Wellington Madrid

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Para ver os demais posts da Blogagem do Outono Europeu, visite:
Conexão Paris – hummm cogumelos e trufas
Londres para Principiantes – acompanha uma receita 🙂

1 Comentário

  1. Deise

    Nossa! Babei nessa primeira foto!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!