Guias de Viagem e Arte

 
 
out 06 2013

Um prato perfeito para o outono europeu: cocido madrileño

Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts que o Turomaquia, juntamente com outros blogs brasileiros de cidades europeias, estará publicando.

Numa comparação bem grosseira, o cocido é a feijoada espanhola. Cada região tem o seu, o que muda é o que leva cada um. A maioria dos cozidos espanhóis tem como ingrediente principal o garbanzo (nosso grão-de-bico) e até agora só conheci uma exceção, a fabada asturiana, que leva feijões brancos.

Por aqui ninguém come grão-de-bico em salada. Ele é o rei dos pratos “de cuchara”, daqueles que é melhor comer com colher ? É possível encontrá-lo em menus durante todo o ano, mas é complicado comê-lo nos 35 graus do verão. É um prato pesado, perfeito para quando o friozinho começa a se fazer mais presente.
Cocido Madrileño
Foto de Salvatore G2

Tal qual a feijoada, cozinha-se por muito tempo um montão de ingredientes, além do grão de bico, leva repolho, cenouras, batatas, morcilha, galinha, mocotó, chouriço, ponta de presunto ibérico, toucinho e macarrão cabelo de anjo. Além de uma espécie de bolinho frito feito com migalhas de pão dormido, ovos, bacon, salsinha e alho.

Parece que leva tudo, né? Como todo prato de origem humilde, a intenção era essa, colocar na penela tudo que sobrava na cozinha e que desse sustância. E olha que o dito tem história, mais o menos se tem notícia do “moço” desde o século 17 e sua origem é judaica.

Já provei várias vezes e posso te dizer que é um prato com caráter e delicioso. E o legal é que não se serve tudo junto, fazem em 2 ou 3 passos:
1) primeiro, a sopa. Resultado das 3 (ou mais) horas em que os ingredientes ficaram cozinhando na panela enorme.
2) o grão de bico com as verduras e batatas;
3) e por fim, as carnes.
Restaurante Casa Carola - Madrid
Foto de Pablo Monteagudo
Cocido Madrileño
Foto de Javier Lastras

Em alguns lugares servem juntos os passos 2 e 3. Eu prefiro separados para saborear mais cada ingrediente. É uma comida fantástica para longas conversas regadas com um bom vinho tinto.

Dica turomaquia: quer comer um bom cozido em Madri e com estilo? Nas quartas-feiras, na hora do almoço (13:00 às 16:00 horas) suba até a terraza do Hotel Wellington. E desfrute por 23€, do cocido madrileño + água + vinho ou cerveja + sobremesa.
Hotel Wellington Madrid

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Para ver os demais posts da Blogagem do Outono Europeu, visite:
Conexão Paris – hummm cogumelos e trufas
Londres para Principiantes – acompanha uma receita 🙂

1 Comentário

  1. Deise

    Nossa! Babei nessa primeira foto!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!