Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 23 2010

Um dia redondo em Paris: do Museu de Orangerie ao Louvre passando pelos Jardins de Luxemburgo

Ainda meio babando, sai do Orangerie. Custava acreditar que tinha visto tanta coisa legal em pouco mais de 2 horas. Já devia saber … Viagens para Paris = boca aberta todo tempo! Estava ansiosa, motivo? Ia conhecer ao vivo e a cores a duas amigas virtuais. Era minha primeira mini-convenção VnV. Com meu mapa todo amassado na mão cruzei para o outro lado do rio. Mais uma pequena surpresa, a Passerelle Léopold-Sédar Senghor, com acesso às margens do Sena. Cruzei bem slow, o dia estava lindo.

Paris
Passerelle Léopold-Sédar  Senghor - Paris

Facilmente cheguei no ponto de encontro – Le Relais de L´Entrecôte. A filial da 20, Rue St. Benoît. Na porta estavam elas, o reconhecimento foi imediato. Abraços, beijinhos e este sentimento reconfortante que se sente quando a conexão com até então desconhecidos se dá de forma imediata.

A Marcie escolheu o restaurante. Uma delícia! De entrada uma saladinha, e depois carne com fritas. Minha ansiedade havia passado, e estava maravilhada. Estes encontros só eram possíveis pela Famosa World Wide Web. Agora tudo é mais fácil, encontrar pessoas com os mesmos interesses, este é o lado terno da aldeia global, a possibilidade de unir pessoas que estão a mais de 6.000 Km de distância umas das outras. Quando em outro mundo poderia estar naquele momento reunida em Paris com uma brasileira de New York e outra da Bélgica?! Eu que vivo nas Ilhas Canárias?!

Restaurante Paris
Marcie e Martinha

Divagações à parte, nada melhor do que depois do almoço continuar a conversa em um parque de Paris. No caminho um café, mas não qualquer café. Nada mais, nada menos que o famoso de Flore, que viu nascer nos seus salões ao louco surrealismo! Estava lá no meio do caminho, mas desta vez passamos direto e chegamos rapidamente ao Jardim de Luxemburgo ou do Senado Francês, já que o palácio alberga este órgão legislativo.

Jardim de Luxemburgo - Paris
Jardim de Luxemburgo - Paris

O nome vem do proprietário do edifício original – Francisco de Luxemburgo. No século 17, Maria de Medici reformou o palácio para que ficasse mais parecido à sua antiga residência em Florença. Durante a Revolução Francesa foi transformado em prisão, e na Segunda Guerra utilizado pelos alemães como quartel. Pobrezinho, comeu o pão que o diabo amassou por longos e duros anos! Mas hoje é um lugar lindo com uns jardins de escândalo! O Palácio pode ser visitado, para saber como, visite este site.

Jardim de Luxemburgo - Paris
Jardim de Luxemburgo - Paris

A pouco mais de 1 Km dos Jardins de Luxemburgo, La Epicerie de Paris. Um mercadão mas como tudo nesta cidade, cheio de charme e variedade. Não é em qualquer mercado que se pode comprar uma garrafa d´água por 29€ ou ingredientes de cozinha molecular. Como diria o Edu Luz, um verdadeiro sex shop para os loucos gastronômicos. E ao lado, a mais antiga grande superfície de Paris e que teria dado pé a criação das demais – Le Bon Marché. Esta galeria remonta ao ano de 1842!

Le bon Marche

Depois deste antro de tentação, é hora de cruzar outra vez o Sena, e chegar ao Louvre. Depois das 18:00 horas, nas quartas e sextas-feiras a entrada é mais barata, e o museu fecha mais tarde, às 22:00 horas. Se bater aquela preguicinha, deixe tudo prá lá e apenas sente no Jardim de Tulleries e espere pela noite e as luzes da cidade. Simplesmente pensando na vida …

Arco do carrossel - Paris

Informação prática

Mapa Passeio Paris

Para ver o mapa maior, clique aqui. Algumas partes deste roteiro não encaixam exatamente no conceito Viagens baratas, mas sabe o quê, para compensar pesquise entre os muitos Voos Low cost Paris, e se dê ao luxo de ter um pouco de glamour, nem que o outro dia seja aquele do pão é água!

Para saber tudo sobre o Museu de L´Orangerie, leia este post: Guia Prático do Museu de L´Orangerie – F.A.Q. E para as informações do Louvre, este outro: Guia prático do Museu do Louvre – F.A.Q.

Restaurantes Relais de L´Entrecôte
http://www.relaisentrecote.fr/

Café de Flore
http://www.cafedeflore.fr
Clique aqui para ver o menu.

Palácio e Jardim de Luxemburgo
http://www.senat.fr

La Grande Epicerie
Site: http://www.lagrandeepicerie.fr
Horários: segunda a sábado das 08:30 às 21:00 horas

Le Bon Marche
Site: http://www.lebonmarche.com
Horários:
Segunda, terça, quarta e sábado – 10:00 às 20:00
Quinta e sexta-feira – 10:00 às 21:00

mapa epicerie - bon marche

Para saber mais sobre o Le Bon Marche – Grandes Almacenes: Los Pioneros

Veja todos nossos posts de PARIS

Busque e reserve seu hotel em PARIS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de agosto/2015, coloque o código: VIAGEMAGOSTO. Para ver os descontos em outros meses, clique aqui

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Guia Louvre

fotos: turomaquia_2010 e http://revisioninterior.blogspot.com/2010/01/grandes-almacenes-los-pioneros.html
Google Maps

6 Comentários

  1. Claudia Beatriz

    Eu fiz quase o mesmo percurso, mas sem o restaurante e café… que delicia esses encontrinhos né? :)Agora estou indo correndo lá ver o post sobre o Orangerie, que é o meu favoritissimo em Paris, já que eu sou Monetmaniaca 🙂

    responder
  2. Marcie

    Que saudade daquele encontro! Horas de papos e cenários maravilhosos!Vamos fazer outro?

    responder
  3. Dany

    Ai que invejinha do encontro! E olha que Madrid não é longe das Canárias. 🙂 Ontem namorado disse "… bla bla bla vamos pra canárias…" E eu "seria ótimo, tem alguém que queria conhecer que vive lá" E ele ficou sem entender nada! Estou indo pra Paris em alguns dias. Vou já imprimir esse roteiro!

    responder
  4. Mirella

    Eu quero conhecer vc e a Martinha :)A Marcie jah saiu da turminha dos virtuais eheheh…bjs

    responder
  5. Juliana Endson

    Estou ansiosíssima por Paris, contando os dias!! Será minha primeira viagem a Europa em final de setembro e já fico imaginando as delicias por lá!!

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Marcie, este realmente foi um daqueles dias para chamar de "perfeito".Dany, você tem meu celular que te passei daquela vez que ñ nos conseguimos encontrar, qualquer coisa é só ligar!Claudia, depois desta viagem também coloquei o Orangerie na lista dos "museus amados"!Mirella, me too!!!Juliana,que delícia, ver tudo isto pela primeira vez é muito emocionante!!! Vai amar,e vou acompanhar tua saga no teu blog!Beijos a todas estas lindas mulheres!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!