Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 02 2009

U2 em Barcelona – tudo que vi e senti naquele bonito dia

Esta é uma crônica pessoal do primeiro show do novo tour do U2. Por isso não espere racionalidade e lógica, eu sou fã dos caras e meu relato como de qualquer apaixonado, é relativo na crítica e absoluto na paixão. O primeiro disco que ouvi foi “The Joshua Tree”, da mão do Marco Aurélio Dias Rosa. Escutávamos a exaustão aquele LP. A partir daí não parei mais, e segui ouvindo com o Marcelo, com a Marcia e foi com ela que assisti ao show “Pop Mart”, no dia 11 de janeiro de 1998, no Estádio do Morumbi. Saímos de manhã de Curitiba, e ficamos mais de 8 horas de pé no gramado guardando nosso fantástico lugar. Aquele foi um dia inesquecível!

E onze anos depois, desta vez no Camp Nou, tive a honra de assistir ao primeiro show do tour 360° que deve durar dois anos! E desta vez da mão do meu mão do meu ser amado, que todos aqueles que lêem este blog já conhecem – o Tom. E dos meus mais queridos amigos – Samu e Manu.

De manhã chegamos a Barcelona depois de 3 horas de vôo desde Las Palmas de Gran Canaria. No avião muitos estavam indo com o mesmo objetivo, era engraçado ver as caras de apreensão e excitação, é claro que entre elas, estava a minha. Às 19:00 horas saímos do hotel e pegamos o metrô até o Camp Nou do Futebol Club Barcelona. O estádio já é todo um espetáculo. Nosso acesso era o de número 4, tivemos que dar toda a volta e por fim encontramos. Eu na minha ingenuidade tinha medo que não me deixassem entrar com a câmara fotográfica! Mais da metade do estádio levava seu porta-recordações portátil.


Snow Patrol tocando e o pessoal chegando

Fila para tudo, primeiro Tom e Manu compraram suas camisetas oficiais, a 30€ cada. Depois fila para o cachorro-quente e a cerveja, cada um a 4€. Por fim, nos dirigimos a nossa porta – 90. O coração já apertado no peito, e olho o cenário, em uma palavra – A-L-U-C-I-N-A-N-T-E!!! Subimos pela boca 444, até nossa fila 19 e nossos assentos. Os “teloneros”, aqueles que esquentam o público já estavam tocando, começaram às 20:30 – Snow Patrol. Sentamos ouvindo boa música para esperar que às 22:02 entrassem um por um, os quatro utwoneiros.

Começaram com as músicas do novo disco, diante de um público de 90.000 pessoas, muitas vestidas com camisetas dos shows anteriores. Poucos adolescentes, platéia madura (risos). Naquele cenário espetacular que parecia uma aranha gigante com uma tela enorme ao meio, uma torre na parte de cima e embaixo um palco giratório, um fosso com aqueles sortudos que estavam cara a cara com o grupo depois de uma espera de 48 horas nas portas do estádio, e depois vinha uma passarela circular, a qual o grupo acedia por duas pontes laterais desde o palco giratório.

No show anterior, o som também era preciso e limpo, mas o espetáculo cênico e visual sobresaia, desta vez, mesmo estando diante de um cenário espetacular, o som e os músicos sobresaíam e a relação com o público parecia mais próxima. Este era o objetivo que eles tinham e realmente esta é a sensação que se têm, mas nem por isso o espetáculo visual é menos impactante, dá uma olhada na tela durante vários momentos do show. São diversas telas que se dobram e se expandem …

Depois das primeiras canções do album “no line on the horizon”, vieram as antigas, e a primeira foi “Beautiful Day”, aí já não aguentei mais, e comecei a chorar de tanta alegria e porque o som que saía de toda aquela parafernália tecnológica ao final dava dentro de mim e se confundia com os “latidos” do meu interior. Senti isto também durante o desfile das escolas de samba do Rio, no recuo da bateria. Chorando, cantando, dançando feito louca me deixei levar, o que se costuma chamar: catarse!

Depois vieram: “I still haven´t found what I´m looking for”, alguém pode aguentar esta música com um coral de 90.000 pessoas? eu não posso, e as lágrimas voltaram a preencher aquelas pequenas rugas que insistem em sair do meu rostinho de criança (risos). “Angel of Harlem” foi dedicada a Michael Jackson, e Bono engatou nesta música aos sucessos de MJ – “Man in the mirror” e “Don´t stop till get enough”.

Quando tudo parecia que ia de forma previsível, não é o que o moço faz uma conexão com a Estação Espacial Internacional e conversa com os astronautas em pleno showwwwwwwwwwww! YES!

Voltaram as músicas como “Sunday Bloody Sunday”, não sei se era intencional ou não, mas durante esta música o cenário todo ficou verde, talvez uma alusão ao Irã?! Seguiram tantas, “Vertigo”, “Pride”, e de repente na tela o prêmio nobel Desmond Tutu fala ao público do problema da AIDS em África, e que da mesma maneira que a humanidade se uniu contra o apartheid, agora era a vez de nos unirmos para combater esta terrível doença.

Volta U2 e agora é a vez de homenagear a outra prêmio nobel da paz, Aung San Suu Kyi – símbolo da resistência pacífica em Birmânia – na passarela um grupo de pessoas entraram com uma máscara com o rosto desta mulher que leva anos em prisão domiciliar em seu próprio país. A canção desta homenagem foi “Walk on”.

Depois vieram os bises, com “With or without”, “Ultraviolet” e a minha favorita do novo disco – “Moment of Surrender”. Então paramos de cantar e dançar depois de quase duas horas e meia de desconcerto. Quando olhei o relógio, eram 00:30, e o metrô funcionava até a 1 da matina por causa do concerto, mas nós 4 não conseguimos sair rápido dali. Ficamos vinte minutos sentados, atônitos, admirados com nossas próprias reações e repassando todos aqueles momentos que acabávamos de presenciar, uma noite mágica!


todo mundo indo embora …

São poucos os grupos que possuem um ao vivo tão potente e que podem continuar surpreendendo, digam o que digam certos críticos. O que tinha de ser correto foi: som e luz, mas os músicos souberam dar seu toque e mostrar de que são feitos, até quando em “one”, Bono que não escutava o retorno, pediu a The Edge que voltasse a começar. Desta fibra, destes toques, do saber estar e emocionar, disto estão feitos os grandes mitos da música, como U2 e tantos outros que estão nos ditames da história, e que compuseram a trilha sonora da história da nossa vida!

Destaque post:
Novo show U2
U2 em Barcelona 2009

fotos: turomaquia_2009

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

15 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi patricia! nossa, deve ter sido emocionante… e sensacional! bjs, querida!

    responder
  2. SÍLVIA OLIVEIRA

    Nunca assisti a um show dessa magnitude. Não dá para imaginar… mas suas fotos e texto nos transportam para lá! Bjs!

    responder
  3. Joaninha Bacana

    Uau, uau, e uau again!!! 🙂 Muito show ler seu relato, deu até arrepio 🙂 E viva o U2!!!Beijos, AngieP.S. Adoro o Snow Patrol também!!! Que legal que eles foram a banda suporte, uau!!!

    responder
  4. Carol Wieser

    MEUDEUSDOCEU!!!Que é esse show???Fiquei boquiaberta com toda essa produção!!! Também gosto muito do U2 e iria com muito gosto em um show deles. Wonderful!

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Claudia, brigaduuuuuuuuuBeijos

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Silvinha, que legal que o texto e as fotos conseguiram te levar para lá comigo, fico bem feliz!Beijos

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Angie,o Snow Patrol fez um showzaço, mais ou menos uma hora, eu tenho que dizer que não lhes conhecia, mas gostei bastante!VIVA O U2!!!!Beijos

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Carol, eles deverão passar pela terrinha, certeza! Vale mesmo a pena!!!E como vai esta trintona (risos)???Beijos

    responder
  9. Marie

    Oi, Patrícia!Cheguei ao seu blog por indicação do Riq, do viaje na viagem, mas já sou sua fiel seguidora, ainda mais sabendo que és fã do U2 como eu!!!A descrição que você fez do show deles foi maravilhosa!!! Amei!!!Sucesso pra você no seu Doutorado!!!Beijos.

    responder
  10. Patricia de Camargo

    Oi Marie, que legal que voce agora será minha leitora!E sim, sou super fã do U2, e estão dizendo que eles voltam para a Espanha em 2010, e queremos ir outra vez, este show está demais!Beijos

    responder
  11. Gustavo - Viajar e Pensar

    Oi Patrícia,Fui na Tour POP em São Paulo também somente não recordo a data, somente quee foi na primeira noite.Este show 360 Tour assiti a uma ano em Boston e foi demais, está um grande espetáculo.Sou fã deles e acho realmente que é um espetáculo imperdível.Abração!!!

    responder
  12. Patricia de Camargo

    Oi Gustavo, os shows do U2 são impressionantes, quem sabe q gente ñ esteve no mesmo show em Sampa!!!beijos

    responder
  13. Alethea Marie Dantas

    Oi Patrícia,Queria te mandar um e-mail, mas não encontrei o seu endereço aqui no blog… então vai ter que ser por aqui mesmo! Rs.Finalmente o U2 estará vindo ao Brasil com a turnê 360º no dia 9 de abril de 2011! E eu irei com certeza! A minha dúvida é tão somente em relação aos ingressos. Você ficou na arquibancada, não foi? E aí, dá para ver o show legal? Dá para ver Bono, Edge, Larry e Clayton bem ou só um vulto no palco? Meu esposo diz que é loucura comprar na pista porque os paulistas chegam a acampar dias na fila e a gente não vai ter a menor de chance ficar próximo ao palco, como eu sou muito baixinha vou acabar não vendo nada!KkkkkkkkkkkkO que você me aconselharia? Pista ou arquibancada?Muito obrigada pela atenção.Beijão,Alethea Marie

    responder
  14. Patricia de Camargo

    OI Alethea,eu só ñ fiquei na pista porque a compra dos ingressos foi uma loucura e ñ dava para escolher, era o que tinha naquele minuto que você conseguia aceder ao sistema. Para que você possa escolher sem afobação, dá para ficar sócia do site do U2: http://www.u2.com/index/home então a partir de 1 de desembro poderá comprar as entradas, antes de todo mundo! Se você é baixinha, o melhor são as arquibancadas, mais não tão altas! Na parte inferior do estádio! e na parte lateral junto ao palco, que é gigantesco! Vc vai amar!beijos

    responder
  15. Alethea Marie Dantas

    Patrícia, Muitíssimo obrigada pelas suas dicas valiosas!!!Meu marido estava me dizendo isso o tempo todo, mas eu sou muito teimosa… queria porque queria ver Bono bem de pertinho, mas sei que isso vai ser uma insanidade. Serei pisada se insistir em comprar o ingresso na pista. Rsrs.Já sou assinante do U2.com desde o ano passado. Com certeza comprarei nossos ingressos no dia 1º de dezembro!Mais uma vez muito obrigada!Beijão,Alethea

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴
  • Felicidade em forma de cheesecake da @confeitariacuritibana no tour mais doce de Curitiba - @curitidoce 
Vai para Curitiba? Não pensa duas vezes, participe de um dos tours. Além das degustações, risadas e histórias de vida inspiradoras, como da Raabe da @anneschuartz ou da @ninaromano_patisserie ❤️❤️❤️ #curitidoce #curitibalovers #foodporn #vidadoce #curitiba
  • Metrô Saldanha Lisboa. Numa época em que os professores não são valorizados, ou seja, uma época triste, nefasta 😪

#metrolisboa #lisboalovers #educacao #lisboa #metrosaldanha

Follow Me!