Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 19 2008

Super vasos ativar, forma de …

Vocês lembram de dois irmãos gêmeos que formavam parte do gabinete dos super heróis, acho que se chamava sede da justiça ou algo parecido. O negócio era que para ativar seus super poderes eles tinham que juntar seus anéis e então diziam: “Superpoderes ativar, forma de um …” e pediam no que queriam se transformar. Quando comecei a escrever este post lembrei destes super heróis. Quem não tem mais de 30, duvido que se lembre (risos). Pois é, e que raios isso tem a ver com uns vasos gigantes minóicos???? Uai, é fácil: estes vasos tinham formas distintas, principalmente na parte superior dependendo do que armazenavam, colou ou tá difícil … ok, mas que eram muito fofos, eram?!

Bem, já falei que sua função era armazenar, e o que armazenavam??? Coisas que até hoje são consideradas maravilhosas para a raça humana, azeite de oliva e vinho, e outras essenciais para a subsistência: grãos.

Ademais de pequenas modificações na forma também poderiam ser decorados de forma diferente, o que ajudava a identificar o produto armazenado, e para que tudo isso? Dá uma olhada no tamanho do vasinho, errar em qual você queria arrastar com uma cordinha e ter que voltar a colocá-lo, era uma coisa como mínimo – trabalhosa!!!

Em Cnossos foram encontrados mais de cem pithoi gigantes, que é a forma que são chamados estes vasos, na primeira foto vemos Tom com alguns destes gigantes que podem alcançar até dois metros de altura e na segunda foto, alguns pithois de Festos.

Creta - Grécia Creta - Grécia

fotos: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

6 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi patricia! era shazam!!! claro que eu lembro (risos)… adorava! grande lembrança! gostei do novo look do site! bjs, querida!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Nao, eram os gêmeos!

    responder
  3. Carol Wieser

    Hahaha… eu tenho menos de 30, mas esses gêmeos fizeram parte da minha infância também!!!Curiosos esses Pithois, eu certamente adoraria achar um cheio de vinho dentro… hum e se fosse tinto seco melhor!!!Beijos

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Carol, estou pesquisando os nomes dos Gêmeos, a Claudia disse que se chmam Shazam, mas tenho minhas dúvidas, é que me parece que o nome era outro!!!Carol, imagina o de vinho, eram mais de 50 litros!!!Beijos

    responder
  5. SÍLVIA OLIVEIRA

    Não lembro: sou da época do Balão Mágico, do tempo em que a Simony era boazinha… hohoSobre os vasos, ISSO É TUROMAQUIA: CULTURA, HISTÓRIA… E SHAZAN!

    responder
  6. Patricia de Camargo

    heheehe Balão Mágico era mais da época do meu irmão Edinho! Mas eu me lembro de uma música da Simoy Boazinha com o Menino que eu não me lembro o nome, que falava sobre um amor que o outro não sabia, muito lindinha!!!!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!