Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 19 2008

Super vasos ativar, forma de …

Vocês lembram de dois irmãos gêmeos que formavam parte do gabinete dos super heróis, acho que se chamava sede da justiça ou algo parecido. O negócio era que para ativar seus super poderes eles tinham que juntar seus anéis e então diziam: “Superpoderes ativar, forma de um …” e pediam no que queriam se transformar. Quando comecei a escrever este post lembrei destes super heróis. Quem não tem mais de 30, duvido que se lembre (risos). Pois é, e que raios isso tem a ver com uns vasos gigantes minóicos???? Uai, é fácil: estes vasos tinham formas distintas, principalmente na parte superior dependendo do que armazenavam, colou ou tá difícil … ok, mas que eram muito fofos, eram?!

Bem, já falei que sua função era armazenar, e o que armazenavam??? Coisas que até hoje são consideradas maravilhosas para a raça humana, azeite de oliva e vinho, e outras essenciais para a subsistência: grãos.

Ademais de pequenas modificações na forma também poderiam ser decorados de forma diferente, o que ajudava a identificar o produto armazenado, e para que tudo isso? Dá uma olhada no tamanho do vasinho, errar em qual você queria arrastar com uma cordinha e ter que voltar a colocá-lo, era uma coisa como mínimo – trabalhosa!!!

Em Cnossos foram encontrados mais de cem pithoi gigantes, que é a forma que são chamados estes vasos, na primeira foto vemos Tom com alguns destes gigantes que podem alcançar até dois metros de altura e na segunda foto, alguns pithois de Festos.

Creta - Grécia Creta - Grécia

fotos: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

6 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi patricia! era shazam!!! claro que eu lembro (risos)… adorava! grande lembrança! gostei do novo look do site! bjs, querida!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Nao, eram os gêmeos!

    responder
  3. Carol Wieser

    Hahaha… eu tenho menos de 30, mas esses gêmeos fizeram parte da minha infância também!!!Curiosos esses Pithois, eu certamente adoraria achar um cheio de vinho dentro… hum e se fosse tinto seco melhor!!!Beijos

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Carol, estou pesquisando os nomes dos Gêmeos, a Claudia disse que se chmam Shazam, mas tenho minhas dúvidas, é que me parece que o nome era outro!!!Carol, imagina o de vinho, eram mais de 50 litros!!!Beijos

    responder
  5. SÍLVIA OLIVEIRA

    Não lembro: sou da época do Balão Mágico, do tempo em que a Simony era boazinha… hohoSobre os vasos, ISSO É TUROMAQUIA: CULTURA, HISTÓRIA… E SHAZAN!

    responder
  6. Patricia de Camargo

    heheehe Balão Mágico era mais da época do meu irmão Edinho! Mas eu me lembro de uma música da Simoy Boazinha com o Menino que eu não me lembro o nome, que falava sobre um amor que o outro não sabia, muito lindinha!!!!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Amanhecer em Las Canteras #semfiltro Foto by Berta, desde sua casa 💕💕💗 #laspalmasdegrancanaria #nascerdosol #grancanaria #playalascanteras
  • Um dos lugares mais 😱 que conheci este ano. Não esperava que ia ser tão legal conhecer a Granja de San Ildefonso, que fica perto de Madri. 
Qual foi aquele lugar que mais te surpreendeu este ano? Não precisa ser algo que conheceu durante uma viagem!

#granjadesanildefonso #espanha #bateevoltaMadri #palacio #jardins
  • O inverno em New York, desde a sala de esculturas do século 19 do @metmuseum 
#repensando2018 #metmuseum #rodin #newyorklike #historiadaarte
  • Quem você reencontrou este ano e que te faz bem à alma?

Eu encontrei minha amiga @isabelmpoliveira em Lisboa. Com ela, o sorriso rola solto, sem contar que é uma pessoa que sempre me mostra uma Lisboa diferente. Brigaduuuu amiga mía!

#repensando2018 #lisboa #viagens2018
  • Na rota dos Patrimônios da Humanidade se encontra este outro mosteiro, o de Alcobaça. Este edifício é gigantesco e começou a ser construído em 1.178 🙀

A entrada custa 6€ e vale cada centavo! 
#alcobaça #patrimoniomundial #portugal #roteiroportugal #arquiteturamedieval
  • No mosteiro da Batalha construído para pagar uma promessa. D.  João I prometeu construí-lo após vencer a Batalha de Aljubarrota em 14 de agosto de 1385.

Adorei o mosteiro e a pequena cidade que nasceu ao seu redor. O mosteiro abre todos os dias, exceto 1/1; 1/5 e 24/25 de dezembro.

A entrada custa 6€. #batalha #portugal #portugalovers #arquiteturaportuguesa

Follow Me!