• O que fazer em Curitiba
  • Guia Museu do Prado
  • Saiba + sobre o Caderno de Viagens

Sobre a autora – "lato sensu"

Postado em 15.setembro.2008

Eu nasci no interior do Paraná, e passei os primeiros nove anos da minha vida “viajando” de um lugar a outro. É que meu pai é representante comercial, e íamos de um lado a outro. Cheguei a estudar em duas escolas diferentes em um mesmo ano. E acho que daí foi surgindo esta vontade louca de meter o pé pelo mundo …

Patricia_turomaquia

Eu, Meu irmão Edinho, e meus pais

Com quase 10 anos cheguei a Curitiba, cidade que eu amo. Eu sei que muita gente fala que os curitibanos são meio frios e tal, mas isto é apenas lenda urbana porque as pessoas que vivem em Curitiba são incrivelmente amigas e solidárias.

Na secundária (que, ops, hoje é Ensino Médio) encarei meu primeiro grande desafio, fiz Desenho Industrial no Cefet/Paraná. Lembro até hoje que eu não queria passar na prova de seleção, porque queria continuar no colégio que havia estudado de 5 a 8 série – Positivo. Fiz o teste super rápido, mas aprovei (porque o destino é mais forte que as bobeiras que uma pessoa atravessa em certas fases da vida!).

Do Cefet levei muito conhecimento, o amor pela História da Arte e alguns amigos que levo do lado esquerdo do peito: Meire Odahara, Vara, Landau, e alguns que já não vejo, mas que não me saem da memória: Ale, Kiko, Mauro, Rosane, Mauricio … Sai meio zonza desta fase, e fui morar em Sampa por alguns meses, trabalhei, ganhei dinheiro, e vivi histórias bem bonitas!

Passado este momento, estava na hora de sentar a cabeça novamente. Não sabia bem o que fazer, e acabei em um cursinho – Dom Bosco, que mudou bastante minha vida. Foram anos bastante agitados, fiz vestibulares e entrei em algumas universidades. Por “prova e erro”, acabei cursando Direito na PUC/PR e Artes Plásticas na FAP. Eu fazia Artes pela manhã, trabalhava de tarde e a noite ia para o Direito.

Era super divertido e claro que quando alguém tem 20 anos tudo é realmente possível! Eu na minha santa ignorância pensava que ia trabalhar com os dois cursos (hahahahaha), e claro que ao mesmo tempo! Como vocês podem imaginar não foi bem assim! Quando me formei em Direito, meu quase sogro e quase marido (mas que são amigos para toda a vida!) me convidaram para trabalhar no escritório de advocacia que era de sua propriedade.

Trabalhei seis anos como advogada, com especialidade em direito de família. Eu adorava, não deixei porque estava esgotada ou nada do gênero. É que a vida as vezes dá cada volta … quando eu estava cursando o mestrado (Turismo), encontrei minha antiga companheira do Cefet – Meire – e ela me perguntou se eu queria fazer um teste para o Colégio Expoente. Eles estavam precisando de professor de artes visuais. Eu disse que sim, mas por fazer algo diferente do que por outra coisa, eu nunca havia dado aula, com exceção claro das práticas obrigatórias da faculdade. E passei … comecei tentando levar os dois, o escritório e as aulas. Meu carro parecia um guarda-roupa ambulante. Tinha aula de artes – um tipo de roupa – trocar aonde podia e ir para uma audiência. E na hora de decidir, já estava enlouquecida com o fato de poder ensinar arte para um montão de alunos (tinha grupos de 60 alunos), e optei por seguir como professora de artes.

Alunos_Universidade_Positivo2 Alunos_Universidade_Positivo

E outra vez, de repente mais que de repente, informaram no mestrado que se abriam vagas para o doutorado em Turismo nas Ilhas Canárias. Eu na minha ignorância fui olhar no mapa, na internet, buscando informação sobre este arquipélago. Em 2002, deixei tudo e me mudei (temporariamente) para as Ilhas Canárias. Foram muitas idas e vindas, e em uma destas voltas, comecei a trabalhar como professora de Patrimônio e de História da Arte da Universidade Positivo, e vários amigos nasceram das relações em classe. Meus novos amigos estão espalhados pelo mundo, né Carol, André, Nina, Stefano, Chayane, Carlota, Bruna, Maristela, Katia, Laura, fora os que já foram, já voltaram, e aqueles que irão pelo mundão de meu deus … E num belo dia de agosto de 2004 quando eu já estava pensando em voltar para o Brasil (definitivamente) conheci o Tom, e para encurtar a história, casamos em março de 2007.
Casamento_Turomaquia

Atualmente, vivo na Ilha de Gran Canaria, fui bolsista do Ministério de Indústria, Turismo e Comercio de Espanha, pesquisadora de Turismo Cultural, professora do Master de Turismo da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria e terminei minha tese em 2011. UFA \o/

Depois do Doutorado resolvi me dedicar de corpo e alma, ou seja, mais de 10 horas por dia, quase 7 dias por semana ;) ao Turomaquia. Desde fevereiro/2011 este blog é profissional, mas meu objetivo continua o mesmo: contar tudo tintim por tintim para você viajar mais e melhor! Além dos posts, também temos produtos e parceiros.

Para ver nossos produtos, clique aqui.

Conecte comingo no Google+ at +Patricia Camargo Fotos: turomaquia_archivo

55 Comentários

  1. oi patricia! adorei conhecer vc! o seu relato é ótimo… e divertido tb! bacana saber mais sobre a minha amiga virtual (ainda, né?)… bjs!!!

    responder
  2. Oi Claudia, fazia tempo que eu queria colocar meu perfil, mas sabe que foi o post mais difícil de escrever!beijos

    responder
  3. Patrícia, adorei ler sobre vc!!! Que história de vida legal, hein. :)Sou nutricionista, mas acho que o que eu queria ser mesmo é Turismóloga. :)Beijocas…

    responder
  4. Pati, tô emocionada. Não conhecia alguns detalhes… tudo muito forte, intenso, as fotos, as idas e as vindas. Ai, amo você, amo o Tom. São meus irmãos. Morro de saudades!

    responder
  5. Cacá, você é super nova e ainda pode fazer tudo que te der na telha!!!!Silvinha, também te amo! E não vejo a hora de conhecer a Mariana!Beijos a todas

    responder
  6. ADOREI saber queme esta por tras dessas dicas…Posso confessar? Fiquei morrendo de vontade de pesquisar mais sobre mestrado na area de turismo… amos essa area, mas hea sempre aquele medo do novo, né?!Bjs e vamos nos falando!

    responder
  7. Mirella, se precisar de alguma ajuda no tema é só dar um grito. Mas sabe que o medo é normal, e você sabe que depois do primeiro passo tudo fica bem fácil …Beijos

    responder
  8. Patricia, amei seu blog! Que delicia de ler!E me reconheci um pouco no seu perfil: nascida no interior do Parana, morava em Curitiba, fez Direito, e trabalha com turismo…(O medo do novo ainda nao me permitiu de investir de verdade num mestrado ou doutorado em turismo, mas vontade nao falta! Um dia eu chego là!)Parabéns pelo blog! E adorei também o Artetropia, com os seus posts finalmente vou conseguir entender um pouco mais de arte e aproveitar melhor minhas viagens.Bjs

    responder
  9. Luisa, fico feliz que você tenha gostado do blog e espero te ver mais vezes por aqui, e eu com certeza vou continuar visitando o Arquivo de viagens!Ah, em breve vou escrever sobre pós de Turismo aqui na Espanha!Beijos

    responder
  10. Nossa, linda sua história, uma vida cheia de historias pra contar!!!!! E quanto às Ilhas Canárias, conheço e acho que está em ótimas maos! Eles sao tao legais!! Um abraço e tudo de bom!

    responder
  11. Oi Li, obrigada pela visita. Quais ilhas você conhece?Beijos

    responder
  12. Que delícia ler sua história e me sentir mais confortada, porque minha vida está em mutação continua, muitas voltas!! E preciso confessar que sempre te achei fantástica! Eu e a Alessandra (que inclusive foi sua aluna no Expoente)eramos simplesmente apaixonadas por sua aula, e sempre brincavamos que queriamos ser voce quando crescer! hahaha um beijo e muito sucesso!!!!!

    responder
  13. Simplesmente adorei o seu blog. Estava eu navegando pela internet a procura de informações sobre museus arqueológicos, pois estou me formando agora no próximo semestre em Arquitetura e Urbanismo, e me deparei com o seu blog, li a sua aventura no caminho de Santiago, muito bom. Também sou uma apaixonada por viagens e aventuras!!! Estais em meus favoritos! =) ABraços Ass: Bruna Lins (brunaslins@hotmail.com)

    responder
  14. Renata,o mais legal da vida é sempre poder escolher e deixar caminhos de lado ou mesmo retomar alguns!Beijos e obrigada pelo carinho

    responder
  15. Bruna,fico feliz que esteja em teus favoritos, isso quer dizer que te vou ver mais por aqui!Como você é de Arquitetura, talvez goste do meu outro blog:http://artetropia.blogspot.comBeijos

    responder
  16. Obrigada por me indicar seu outro blog., também é muito interessante, principalmente pra mim que é ligada a área de arquitetura e tal. Te enviei um e-mail com algumas dúvidas e perguntas sobre o caminho de Santiago, acho que mandei pra o turomaquia@yahoo.es vc poderia dar uma confirmada se chegou? estou no aguardo! Abraços.Bruna Lins

    responder
  17. A

    Olá!! que aventura deliciosa a sua!! já estive nas Ilhas canárias e realmente é uma experiência maravilhosa, goataria de perguntar se saber da possibilidade de bolsas de estudo integrais na área de geatão pública e políticas ambientais, sou tbém paranaense, formada em ciências ambientais e termoinando uma pós em gestão pública em Brasilia!! adoraria passar uns meses por aí me atualizando!Grata Anelise

    responder
  18. Bruna, você poderia me mandar teu e-mail para o:turomaquia@gmail.com, estou com problemas para acceder ao meu antigo e-mail yahoo!Anelise, vou dar uma olhada por aqui neste tema, mas para conseguir bolsas você pode tentar alguma das que eu já enumerei no blog. Em qual das Canárias você já esteve???Beijos e volto com mais coisas para ti.

    responder
  19. Anelise, a Fundação Carolina oferece bolsas integrais e possui muitos cursos que tem o seu perfil, dá uma olhadinha aqui:http://gestion.fundacioncarolina.es/candidato/becas/programas/programas.asp?Id_Area=32&clicko_area=1Ela somente dá becas nos cursos previamente selecionados, é uma ótima bolsa de estudo.Beijos

    responder
  20. patricia, sou sua fa! hahaminha viagem a europa vai ser maravilhosa, gracas aos seus posts e dicas fantasticas!voce eh tao jovem e ja fez tanta coisa nessa vida! quero um dia poder fazer um perfil desses cheio de formacoes e empregos dos quais terei orgulho em ter tido e profissoes das quais amerei ter exercido!por isso estou fora do brasil atualmente, estou tentando me encontrar para saber que carreira terei! mas isso eh taao dificil quando se tem 21 anos, sem diploma e sem ideia nenhuma, soh pensando o quao estou para tras no mercado de trabalho brasileiro :/ a gente tem vontade de escolher qualquer coisa que de dinheiro para depois pensar no prazer.. complicado, isso!obrigada, mas sempre me motiva, mesmo que sem querer! :)fica com deus!beijos!

    responder
  21. Ai que delícia ler estas palavras!Não desanima não, as vezes é complicado mas a persistència dá bons frutos. Já tive vontade de chorar, mandar tudo às favas, mas me permito alguns dias de desintoxicação e volto à tona. Espero te ver mais vezes por aqui, onde você está morando?Beijos

    responder
  22. Oi Patrícia, Tudo bem?Conheci seu blog através da sua entrevista para o Expatriados. Fiz o caminho contrário ao seu: me formei em Turismo e depois comecei a estudar Direito. Mas a vontade de ver o mundo falozu mais alto e acabei na Alemanha!O próximo passo será a Espanha. Fui entrevistada recentemente no Expatriados, li algumas das entrevistas anteriores, visitei blogs e acho que você pode se interessar pelo website em que trabalho, bab.la. É um portal linguístico interativo e gratuito, que oferece dicionários em 15 idiomas, exercícios para aprender vocabulário, testes, jogos e fóruns. Recentemente o site lançou dois novos produtos também gratuitos e interessantes para quem viaja ou vive no exterior: o Guia de Frases e o Guia de Sobrevivência. O Guia de Frases (http://pt.bab.la/frases/) foi desenvolvido com base na sugestão de usuários e contém frases úteis para uso acadêmico, empresarial e pessoal. É possível combinar o Português com qualquer um dos 13 idiomas disponíveis, inclusive japonês, chinês e hindi. O Guia de Sobrevivência (http://pt.bab.la/viagens/guia-de-sobrevivencia/ ) está disponível em 14 idiomas e traz as palavras e frases mais importantes e necessárias quando se viaja ao exterior. O bab.la oferece ainda uma caixa de tradução que pode ser incluída gratuitamente nos websites das instituições ou pessoas interessadas. Esta ferramenta permite procurar o significado de palavras no dicionário do bab.la diretamente no seu blog , sem migrar para a página do dicionário. Você tem interesse em adicionar o nosso link ou algum aplicativo em sua página? Em caso de dúvidas ou se quiser saber mais sobre o bab.la, basta escrever para mim.Abraços e ótimo 2010, Priscila

    responder
  23. Oi Patrícia! Também já dei aula de Ecoturismo em uma faculdade de turismo po 4 anos. Sou bióloga e ADORO viajar por todos os lugares! Embora tenha uma irmã morando em Barcelona há anos, ainda não fui à Espanha (que vergonha!). Também fiz tenho blog onde coloco todas as minhas lembranças de viagens e opiniões diversas: http://www.biaviagemambiental.blogspot.com Bjs, e continue a nos encantar com suas viagens lindas!Beatriz

    responder
  24. Nossa sua história de vida é incrível!!!! Quanta coisa junta e misturada… E o mais legal, deu certo! hahahaAdorei o blog e conhecer um pouco de você!Parabéns! Certamente vou lhe atormentar um pouco para tirar as dúvidas sobre minhas viagens.Beijo grande!

    responder
  25. Beatriz, tenho visitado teu blog! Natalia, espero te ver por aqui mais vezes, e atormenta (risos) quanto quiser. Às vezes, penso em algumas coisas que fiz, e parece que foi na encarnação passada! (risos again).Beijos às duas

    responder
  26. Oi Pati, Td bom?Vc foi minha profê na Unicenp, to morando em Lisboa agora :) e queria tirar umas duvidas contigo sobre Paris!BeijaooooMe manda seu email plisAdoro seu blog é demais!!!!!

    responder
  27. Oi Andressa, meu e-mail é turomaquia@gmail.comLegal ter notícias tuas! Beijos

    responder
  28. OLa! adorei sua historia é maravilhosa. To tentando terminar minha tese tambem do mestrado em direito..sufoco total, mas me anima muito ouvir depoimentos como o teu, bjuuu grande.

    responder
  29. Oi, força na tua tese,as vezes parece que é um trabalho sem fim, ainda mais se o orientador não ajuda muito heheheMuitos beijos

    responder
  30. Olá Patrícia, adorei teu blog, mto elucidativo e divertido!!!Estou cursando doutorado na UFRGS e gostaria de saber se existem programas de pós-doutorado por ai?Sonho mto em morar pelo menos alguns meses na Espanha.Bju grande.

    responder
  31. Oieee Paty….nossa, que feliz de ler o seu perfil "lato sensu" achei super divertida toda essa historia e senti muitas saudades de vc minha "quase cunhada"…kkk Você como sempre super ativa, cheia de realizações e historias para contar! Isso que é Exemplo de determinação!! Desejo todo o sucesso do mundo!! Muitos beijos e espero poder visita-la em breve!

    responder
  32. Patrícia,Estou pesquisando sobre lugares nos arredores de Portugal para programar viagens. Cheguei a pouco tempo, pra fazer parte do doutorado em Coimbra e os brasileiros que moram aqui já me alertaram das baixas temperaturas no inverno e das viagens de avião a baixo custo. Numa dessas pesquisas, encontrei o seu blog, pois uma das minhas dúvidas era (e ainda é) sobre como me locomover de transporte público ou a baixo custo para conhecer as ilhas canárias, já que tem voo a baixo custo de porto para a gran canária e que, segundo os sites, tem um inverno mais ameno que o europeu. Bom, o dilema também tem a ver com quanto tempo passo em cada lugar pois até 10 de dez tenho aulas, mas que me permitem fazer viagens curtas, de 5, 6 ou 7 dias e é o periodo mais barato. Mas terei um mês entre dez e jan que ainda não sei pra onde vou, só que quero não passar muito frio!Se tiver alguma dica…Parabéns pelo site!

    responder
  33. Ana, desde o Porto a Ryananir voa direto para as Canarias, já vi tarifas a partir de 19€ por trajeto. Sem dúvida este é o jeito mais fácil e barato.Aqui no sul da ilha sempre dá praia, só que o mar é frio, estamos no meio do Atlântico, mas frio é difícil que vc passe.Desde Gran Canaria dá para voar para as outras ilhas como por exemplo, Lanzarote que é incrivelmente linda e diferente, veja voos na cia. Binter canarias. O que acontece é que por aqui, estes meses de dezembro e janeiro são de alta temporada, porque os europeus que estão passando frio no norte vem prá cá, por isso é necessário reservar com antecedência.beijos

    responder
  34. Oi Patricia, adorei a sua história de vida,achei seu blog muito interessante, como estou programando "a viagem dos sonhos" para ano que vem estou procurando ler tudo que possa ajudar na realização da viagem perfeita. Eu moro em Maringá, norte do Paraná, legal saber que você é de alguma cidade próxima.Beijos Sueli Justini

    responder
  35. Sueli, que legal encontrar outra paranaense. Desejo que tua viagem supere tuas expectativas!beijos

    responder
  36. Olá, Patricia.Descobri seu blog, no meio do meu trabalho, que envolve justamente pesquisar sobre Curitiba. Confesso que gostei dos seus olhares por sobre a cidade e seu jeito leve de escrever. Virei fã!!

    responder
  37. Denibar, ai que legal que virou fã!!!Em breve terei mais posts sobre Curitiba, já que logo, logo voltarei por um mês à cidade!beijos

    responder
  38. viviane lima

    olá, adoro seu blog, e ele foi muito util nas consultas que fiz para realizar minha primeira viagem automona a Europa no ano de 2010. adorei !!!
    um abraço!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Fico bem feliz com teu feedback. Espero poder te ajudar nas tuas próximas viagens!!
      beijos

      responder
  39. virginia camargo

    omo foi bom relembrar tantos detalhes……………..e a minha alegria que depois com o tempo tambem tornou a sua de ter entrado no CEFET e lembra como eu achava lindos seus projetos………………mas sempre os prof.achavam defeito e eu ficava muito indignada ahahahahahaahaha bjos no seu coracao

    responder
  40. virginia camargo

    Sera Apucarana a cidade do interior munha cara ticinha

    responder
    • Patricia de Camargo

      Sim, senhor ;)

      responder
  41. Hermenegildo Campeao (GINO)

    Olá Patricia
    Descobri o seu blogue ao pesquisar sobre a Grecia. Começo por lhe dar os meus sinceros parabens pelo seu percurso de vida que é fantastico, pois penso que poucas mulheres seriam capazes de seguir os seus impulsos como a Patricia. Sou portugues vivo em Lisboa e casado com uma brasileira.
    posto isto queria perguntar se em 5 dias dá para estar 2 diasem Atenas e 3 numa ilha pois penso que em Atenas 2 dias deve dar para ver o principal.
    Obrigado
    Gino

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Hermenegildo!
      Em Atenas, 2 dias para fazer o básico, acordando cedo, já que muitos atrativos fecham entre as 17 e as 18 horas. Eu até tenho dois posts do que fazer em Atenas em 48 horas:
      http://turomaquia.com/o-que-fazer-em-atenas-48-horas-parte-i/
      http://turomaquia.com/o-que-fazer-em-atenas-48-horas-parte-ii/

      Qual ilha está pensando em visitar?

      responder
      • Hermenegildo Campeao

        Patricia
        estou em duvida entre Santorini e Mikonos e ainda estou a pesquisar o alojamento e o aluguer de uma mota se tiver alguma dica sobre o assunto eu agradeço ~eu não queria dispender muito nestes dois items.
        cumprimentos
        Gino

        responder
        • Patricia de Camargo

          Olá, as duas ilhas são caras, e sem uma moto é muito complicado mover-se e divertir-se, principalmente se vai próximo ao verão, quando tudo lota.

          responder
  42. MARIA LUZIA DOS SANTOS BARBOSA

    PS. meu notebook teima em nao colocar os acentos, desculpe!
    Oi Patricia adorei sua estoria rsrs. Acabei entrando no seu blog porque voltei de Gran Canaria recentemente e ja estou morrendo de saudades daquele paraiso e dos amigos que deixei. Minha estoria e meio louca. Tentando encontrar um sentindo pra vida vendi todas minhas coisas! O que nao vendi eu dei! So nao vendi a casa! Peguei minhas duas filhas, 14 e 5 anos, minhas duas cachorras shinauzer, meus livros, o skate da Renata, a maior, e a joaninha da Luisa e fomos pra Portugal. Fui com todas documentaçoes carimbadas pelo consulado portugues, fui pra morar! Por que escolhi Portugal vc deve estar se perguntado, e que tenho uma amiga que mora la que foi quem me ajudou e por causa do idioma. Minha filha maior estava até matriculada. Fui pra morar e fiquei apenas 10 dias… Odiei o frio, e aquela atmosfera depressiva… por fim levantar da cama e tomar banho era uma tortura…Nao que eu tenha ficado sem me lavar… mas teve dia ahhhh deu vontade rsrs!!! Também fui no inverno! Mas como se diz, so vivendo pra aprender… O Problema nao era portugal, la tem lugares lindos, mas naquele momento, na provincia que eu estava era insuportavel. Odiei estar ali!
    Mudança de planos. Voltar para o Brasil. Entrei em panico…Nao queria nem pensar como seria… teria que começar do zero.Nao estava preparada psicologicamente pra isso. Bom, o que eu decidisse teria que encarar! Num momento de lucidez decidi aproveitar a viagem e resolvi visitar uma amiga que vive em Gran Canaria ha 20 anos. Cara, na hora que vi o ceu azul… o sol…pirei!Nossa e quando vi o mar, logo em seguida aquela vegetação totalmente diferente do que já tinha visto. Uma felicidade imensa invadiu meu ser. Meu Deus, que saudades do sol na minha pele…Nao via a hora de reencontrar minha amiga e de respirar o calor rsrs. Minha surpresa foi maior quando indo pra sua casa em Aguimes, passamos por lugares inimagináveis, pelo menos pra mim que nunca tinha saido do Brasil. A arquitetura de resindencias coloridas e lindas, a estrada cercada pelas montanhas e banhada pelo mar…o vento forte naqueles cataventos gigantes e nas palmeiras… Nunca vi inverno tao maravilhoso rsrs… Bom, ficamos em sua casa por um mes. Foi um dos meu melhores dias! Tive uma vontade imensa de ficar por la… porem, a duvida, a incerteza e a insegurança me fez voltar para o Brasil. Ainda não me recuperei por NÃO TER TIDO A MESMA CORAGEM QUE TIVE DE LARGAR TUDO NO BRASIL PARA IR E… IR PARA FICAR…
    Vou te contar um segredo! Temos planos de depois que minha filha maior terminar o segundo grau, ela fez questao de terminar aqui, voltar! Ela quer fazer artes na Universidade de Las Palmas. Neste meio tempo vamos fazer um curso de espanhol, e nos preparar para uma nova aventura. Agora, claro com mais experiencia e certeza do que queremos! !Beijos

    responder
    • Patricia de Camargo

      Maria Luzia, obrigado por compartilhar sua história com a gente :) Gran Canaria vai te receber com os braços abertos! beijos

      responder
  43. Fernanda

    Olá, Patricia!
    Sempre dava uma olhava nas suas dicas do blog, mas hoje eventualmente vi sua foto, e pensei: eu conheço ela…
    Ao ver seu perfil, lembrei que você foi minha professora do curso de Turismo do Expoente!!! Bem bacana saber que esse blog é seu!!! Parabéns!
    Um grande abraço, Fernanda

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nossa que legal Fernanda! Feliz em saber que você é minha leitora :)
      Beijos

      responder
  44. MIlena

    Oi Patricia, descobri seu blog pela revista viagem e turismo…e assim que entrei, ja me apaixonei…sou médica anestesista, e uma apaixonada por arte…. acho que temos algo em comum…estou querendo estudar arte um tempo na europa, primeiro procurei nos sites dos museus,mas não estou achando nada realmente palpavel. Você saberia de alguma coisa ?? Ou alguma palpite…aqui eles estão sendo super bem vindos.
    Grande abraço, Milena

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Milena, brigaduuu pelo feedback :)
      Quanto tempo você pensa em ficar por aqui estudando?
      Bjs.

      responder
  45. MIlena

    Patricia, gostaria de ficar uns 6 meses… sou casada e meu marido esta sem disponibilidade de ir comigo, por isso acho que até uns 6 meses é possivel.grande abraço, obrigada pela resposta, Milena

    responder
  46. Mônica

    Encontrei seu Blog e fiquei bem interessada, mesmo pq estou indo para Londres em Janeiro 2014 e antes passarei 1 dia em Madri.
    Tenho várias dúvidas, será que poderia me auxiliar em algo??
    1 – Como estarei em escala (23:30)minhas malas ficam retidas no aeroporto ou sou obrigada a retirá-las e fazer embarque na conexão e Checkin?
    2 – Li no seu blog que tem estação de trem dentro do aeroporto de Madri… É perigoso sair para dar um passeio?
    3 – Conseguirei me comunicar no aeroporto, ou pelo menos entender algo já que não fiz curso de inglês?
    4 – De ônibus, é tranquilo os passeios??
    Obrigado!

    responder
Deixe seu Comentário






Últimos Comentários