Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 09 2009

Roteiros Lençois Maranhenses – da caminhada aventureira a certa dose de luxo!

Da mesma forma, que são muitos os caminhos à Roma, muitas são as possibilidades no Maranhão. Depende do estilo, da grana e do tempo da viagem. Pensando em diferentes estilos de viajar, veja algumas sugestões de roteiros para desfrutar da cultura e da natureza maranhense.

Aventureiro
Você quer explorar o parque a fundo, conviver com a comunidade local, pode suportar alguns dias com poucas comodidades e tudo isso sem contribuir à destroçar a natureza, ou seja, sem utilizar quadriciclos ou toyotas dentro do parque?  Teu perfil é o do aventureiro!

O Parque dos Lençois Maranhenses é seu paraíso, mas comece a desfrutar da natureza já em Alcântara. Passe um dia em São Luís, faça o city-tour com guia particular. No dia seguinte zarpe para Alcântara, conheça a história da cidade e chegue na Pousada dos Guarás, a tempo de ver estas lindas aves comendo nos mangues. Na manhã seguinte desvende um pouco desta Alcântara desconhecida, e seus pequenos lençois. Pegue o último barco para voltar à São Luís. De madrugada vá de ônibus até Sangue (Cisne Branco) e depois de toyota até Santo Amaro. Contrate um guia antes da sua chegada, fale com o José da Pousada Água Doce, leve apenas o essencial em uma mochila pequena e o resto da bagagem despache à Barreirinhas. Na chegada, faça um lanche rápido e comece a caminhada de três dias que te levarão a cruzar os Lençois Maranhenses até Atins. Passe duas noites na Pousada do Buna, para conhecer o Poço das Pedras, o Restaurante do Seu Antônio e a Cachoeira do Bonzinho. Depois contrate um barquinho pequeno que te leve até Barreirinhas, mas de forma preguiçosa, aproveitando os Pequenos Lençois. Em Barreirinhas, passe uma ou duas noites para conhecer a Lagoa Azul e a Bonita. Pegue uma van direto ao aeroporto.

Familiar
Você até gosta de aventura, mas tem uma vida um pouco sedentária e estar três dias caminhando pode ser bem prejudicial à sua saúde. Ok, você nem é tão sedentário, mas viaja com crianças pequenas, e deve ter o mínimo de segurança nos passeios.

Teu perfil familiar restringe certos passeios, mas não o prazer de desfrutar dos Lençois Maranhenses. Com certeza as criaturas vão amar e quem sabe desenvolver um “vício” pelas viagens desempacotadas.

Lençois Maranhenses, Lagoa Azul
Pais com duas crianças pequenas na Lagoa Azul

Passe dois em São Luís, para fazer em um deles, o passeio à Alcântara. Mas se estamos falando de crianças menores de 4 anos, esqueça Alcântara. Na capital, coma no Senac. Excelente serviço, com ar-condicionado e ambiente que acalma aos mais pequenos. Escolha Barreirinhas como base para desvendar os Lençois. Não contrate agências para os passeios, e sim diretamente uma hilux para fazer exclusivamente os passeios com vocês. Poderá voltar quando queira, e ir até onde  a criançada aguente. A Malu contratou e não pagou assim tão caro. Para fazer o passeio pelo Rio Preguiças também contrate diretamente uma lancha, e estenda o passeio até Atins para desfrutar dos melhores camarões da sua vida! E se as crianças são um pouquinho maiores, durma uma noite em Atins, para conhecer as belezas desta parte do parque.


Foto de www.flickr.com/photos/exbr/ – Galería de Expedition Brazil Tours’ s Pictures

Um pouco de luxo não faz mal a ninguém
Em São Luís se hospede no Pestana. Vá à Barreirinhas de avião (mais ou menos R$ 290,00 por pessoa). Hospede-se no Preguiças Resort. Contrate uma hilux para os passeios e uma lanchona branca linda diretamente no pier de Barreirinhas. E claro volte à São Luís de avião!


Pestana São Luís – Foto divulgação

 


Preguiças Resort – Foto divulgação

Para conhecer sem gastar muito, mas com certa comodidade
Passe dois dias em São Luís. Faça o passeio à Alcântara. Vá de van até Barreirinhas. Fique em uma pousada no centro da cidade. Passe três dias e faça o fundamental, mas que não deixa de ser excepcionalmente lindo: Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Rio Preguiças com Pequenos Lençois. Tua dose de luxo, poderia ser contratar em Caburé um barco até Atins, para comer os famosos camarões, e voltar a tempo de retornar com a voadeira para Barreirinhas. Seriam cinco noites de hotel, caso tenha um dia a mais, durma em Alcântara, ou visite Raposa e São José do Ribamar.

Para ver todos os posts do Maranhão, clique aqui.

5 Comentários

  1. Mauricio Oliveira

    A parte aventureira é a q mais vou gostar. ADOREI o post! Parabens! 😀

    responder
  2. Guta Vambora!

    Mto bom post!!!!

    responder
  3. Mônica Coelho

    Ola, vou para sao luis agora no fim de maio e leio mto sobre o destino. Na minha opiniao, vc e quem melhor descreve o lugar eos passeios aos Lencois. Como vou com minha mae q tem 70 anos e mta energia, gostaria q vc me ajudasse com um roteiro q nao fosse desgastante. Chego as 17 horas de quarta em slz e vou embora na noite de domingo( bem tarde). Faco algo a noite em slz ou vou direto pra barreirinhas? Tem gente dizendo q deveria ir direto para Atins. Tem jeito? Vc acha adequado? Desde ja agradeco,
    Monica

    responder
    • Patricia de Camargo

      Monica,
      a viagem para Barreirinhas é meio longa, dormiria em Sao Luis e sairia bem cedo no dia seguinte. Para uma pessoa de 70 anos acho que o mais confortavel seria permanecer em Barreirinhas, tem mais infra-estrutura. Voce teria 3 dias inteiros para curtir o lugar, poderia no dia da chegada fazer a Lagoa Bonita. No dia seguinte alugar um barco para fazer os Pequenos Lençois e chegar até Atins para comer o maravilhoso e famoso camarao. No terceiro dia fazer a Lagoa Azul e voltar para Sao Luis no fim da tarde, e ni dia seguinte visitar o centro histórico e ir comer algo na orla, ou fazaer um passeio até Alcantara.
      Um abraço, e desculpa que estou de viagem e sem acentos!

      responder
  4. Helga Calheiros Amador

    Oi Patricia, falei com você no post e Atins.
    Vi pelas fotos que é possível fazer uma parada tomar um banho nas lagoas, tomar alguma coisa.
    Como vou com meu spais eles não tem a mesma disposição que eu. Nestes passeios ( lagoa bonita, lagoa azul e rio preguiça) é possível descansar, tomar um sol e comer e beber alguma coisa, ou é só caminhada?
    Obrigada, Helga

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!