Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 25 2012

ROTEIRO PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Parte 1

ROTEIRO PETAR
O PETAR é um dos parques mais antigos do Estado de São Paulo. Conhecido como “Parque das Cavernas” foi umas das minhas escapadas do ano passado!

Saí de Curitiba às 19 horas. Peguei a Regis Bittencourt com destino a cidade de Jacupiranga. De lá uma estrada de pista simples até Iporanga, aproximadamente a 190 km de Curitiba, onde está localizado o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Após passar a cidade de Iporanga são 16 km de estrada de chão, em bom estado, até a pousada onde fiquei, a da Diva.

Já tinha agendado por telefone e e-mail com a pousada o passeio do dia seguinte. De manhã, fiz a Trilha do Rio Betari com entrada na caverna Água Suja e de tarde bóia cross. Quando terminei o café, o guia já me esperava (é obrigatório contratar um guia!). Deixei o carro no estacionamento, perto de onde se faz o registro de entrada no parque, e comecei a caminhada de 7,2 km até as cachoeiras das Andorinhas e do Betarizinho.
ROTEIRO PETAR
ROTEIRO PETAR
ROTEIRO PETAR

A trilha, apesar de considerada nível médio e com duração de 4 horas é tranquila. Durante o percurso tem que molhar um pouco as pernas pra atravessar o rio. Primeiro fomos às cachoeiras que estão no final da trilha. Onde paramos para fazer o lanche e na só na volta entramos na Caverna Água Suja, onde se caminha por aproximadamente 800 metros.
Petar ROTEIRO PETAR
Petar
ROTEIRO PETAR
Petar
Petar
Petar

Deixei as coisas (tudo, não dá nem pra levar máquina fotográfica) na Pousada, peguei a bóia e fui descer o rio de bóia cross. Esta atividade dura aproximadamente 1:30 a 2 horas. Há uma parada para relaxar e curtir o rio. Atividade altamente recomendada!!!

Após tomar um banho, resolvi ir até Iporanga pra dar uma volta e tomar uma caipirinha. Acabei não só tomando uma deliciosa caipirinha de lima, como também comendo uma batata assada (parece frita) com queijo, outra delícia!
Petar

Roteiro – Parte 2 (com todas dicas práticas de onde ficar e quanto se gasta)

Para ver hotéis em Iporanga, clique aqui.

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

texto e fotos: Malu Poli_2011

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!