Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 21 2009

Roteiro pela Grécia – O que fazer na Grécia

O que fazer na Grécia
Tenho uma amigona, que me perguntou sobre quanto tempo seria o ideal para uma viagem à Grécia. É super complicado responder a esta questão. Vamos supor que você pensa dedicar entre 10 e 15 dias para conhecer este país cheio de surpresas.

 

O melhor é começar mesmo por Atenas, não somente porque a maioria das pessoas chega através do aeroporto, mas para visitar os sítios arqueológicos que vão te introduzir a cultura grega clássica e as posteriores invasões. Fique ao menos 3 dias em Atenas, é uma delícia de cidade! Alugue um carro e visite Delfos e Meteora, você não vai se arrepender, para este passeio são necessários de 3 a 4 dias. Ok, se tiver que escolher entre uma ou outra, sem dúvida nenhuma vá a Meteora, porque é simplesmente alucinante!

Se tiver mais um ou dois dias, na volta desça ao norte e visite o anfiteatro grego melhor conservado do mundo – Epidauro e a bela cidade de Nauplia. Necessitaria como um dia a mais de carro.

Depois embarque para as ilhas. As fundamentais ou melhor dito, aquelas que estão marcadas na memória coletiva do viajante são: Mikonos, Santorini, Rodes e Creta, mas são muitas mais e cada uma com sua diversidade e originalidade. Se esta é teu primeiro roteiro pela Grécia, quem sabe deveria escolher entre estas mais famosas, e deixar as menores para uma segunda visita.

Você pode visitá-las de ferry, barco rápido ou avião. Esta última opção é (claro!) a mais rápida, mas também mais cara, e bota caro nisso! O ferry demora, mas é até confortável, e o barco rápido é uma excelente opção para ir entre ilhas. Outra opção são os inumeráveis cruzeiros que saem do Pireus, o porto de Atenas. Existe até companhia low-cost de cruzeiros – a Easy Cruises (infelizmente esta companhia fechou!). Oferece cruzeiros desde 214€, de 4 noites a cruzeiros de 14 noites por 770€. Alguns itinerários passam por território turco. (Atualização: a Easy Cruises já não está operando!).

Se você quer conhecer por conta e tem apenas 5 dias, escolha como máximo 2 ilhas, e se tem uma semana quem sabe poderia arriscar 3 ilhas. Ficar menos de 2 a 3 dias em cada ilha é muito estressante, e você apenas passa os olhos pelo lugar. As ilhas não estão tão perto umas das outras.

Se vai a Mikonos, famosa por suas vida noturna, não deixe de fazer um passeio à ilha museu de Delos. Ninguém mora nesta ilha, literalmente toda a ilha é um museu. Em todas as ilhas é fundamental alugar um carro ou moto para se locomover. Os ônibus em muitas ocasiões não são regulares e não chegam a alguns lugares recônditos mais especiais.

Minha Grécia fundamental ou minha primeira aproximação à Grécia seria:
3 dias – Atenas
¾ dias – Delfos/Meteora
8 dias – 3 ilhas, escolheria: Mikonos, Santorini e Creta, ou apenas duas para desfrutar mais, levando em consideração que Creta é enorme.

Se tivesse um ou dois dias a mais no continente iria a Nauplia e Epidauro; e mais alguns dias para as ilhas, continuaria visitando apenas três ilhas, mas talvez faria duas das superstars e escolheria uma menor e mais inexplorada.

Destaque do post:
Roteiro por Grécia
Sugestão de visita à Grécia

Leia também:
O que fazer em Creta
Mais perto do céu: um passeio pelos mosteiros de Meteora
Santuário de Delfos: dicas de visita
Ilhas Gregas: Como chegar – Porto Pireus
O que fazer em Atenas – 48 horas (parte II)
O que fazer em Atenas – 48 horas (parte I)

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Fotos: turomaquia_2008
Imagens: Easy Cruises

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

41 Comentários

  1. Carmem Galbes

    Nossa,Que vontade de ir!Bjs.

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Carmen,a Grécia me sorprendeu muito, eu sabia que ia gostar da viagem e tal, mas foi muito mais do que eu esperava!Beijos

    responder
  3. Mimi

    oi!vim aki parar por andar a pesquisar creta :)li teus vários posts sobre grecia, mt interessante mesmo!!estou recolher informaçao sobre Heraklion, pois vou la este verao… entao estou a procura da maior informaçao possivel, tanto de percursos, como o k visitar e como… e sem duvida fiquei ainda mais curiosa depois dos teus posts :)vou adicionar te a minha lista de blogs.ate breve, bom fds!!

    responder
  4. Alex Turco

    Olá!Eu a minha namorada estamos indo pra Grécia amanhã. Nos baseamos muito no seu site pra organizar a viagem, muito bom MESMO! Também temos um site onde estamos colocando nossa programação e vamos colocar também o que fizemos, onde ficamos, onde comemos, etc.http://desaventureiros.blogspot.comObrigado por toda a ajuda,Alexandre

    responder
    • Ester

      Ola! Eu tentei procurar informacoes sobre a sua viagem no seu blog mas eu nao consegui. Voce
      fez algum cruzeiro? agendou muito antes? Como voce agendou cruzeiros e hostel? me da uma dica ai… estou indo em Dezembro.
      Valeu.

      responder
  5. Patricia de Camargo

    Pôxa Alex, fico bem feliz de ter ajudado, esta é a idéia! Vou ficar ligada na viagem de vocês através do blog desaventureiros!Um abraço

    responder
  6. Patricia de Camargo

    A Ana enviou este e-mail para mim:Estava aqui pesquisando sobre a Grecia e vi seu blog. Eu e meu esposo vamos em Julho para a Grecia e Turquia. Adorei ler seu blog. Vo ce tem mais alguma dica espcial?? Estamos indo para comemorar nssos 30 anos de casamento . E nossa primeira vez la.Ja viajamos por outros paises e a temos algumas experiencia.Mas vai ser a primeira que faremos um cruzeiro. Vale a pena?Respondo aqui, porque acredito que assim podemos criar mais sinergia com outros viajantes!

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Ana, existem vantagens e desvantagens em um cruzeiro. A principal vantagem é que enquanto dorme você viaja de uma ilha a outra e não perde tempo. Outra é que os horários dos ferry as vezes são um pouco irregulares, e se são epquenos, qualquer alteração no mar pode fazer com que não saiam ou atrasam bastante, o que nos passou na saída de Santorini.Além do que, em algumas ilhas no verão a comida é mais que cara, é caríssima, e ao viajar em um cruzeiro, o custo x benefício pode ser bem interessante!Desvantagens: A principal, o pouco tempo em cada ilha, e para alguns, não desfrutar da noite no local.(segue …)

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Para aqueles que curtem mais o dia, o cruzeiro é uma excelente opção, sem contar que você pode tomar aquele vinho sem pensar que vai ter que dirigir até o hotel!Talvez para uma primiera viagem à Grécia seja realmente a melhor opção. Para depois voltar com mais tempo naquelas ilhas que te enlouqueceram!Ai que delícia comemorar 30 anos de casamento!!! Eu iria a Meteora, é um lugar mágico. Eu sabia o que estaria diante dos meus olhos, mas quando vi as primeiras pedras desde a estrada, chorei de emoção!Beijos

    responder
  9. Fê Costta

    Ei Paty!!Menina, vim aqui te agradecer!!! Seus posts sobre a Grécia estão divinos e me ajudaram muito na minha viagem!! Imprimí e virou meu guia lá!! Fantástico!! A novelinha só consegui assistir antes da viagem, mas lembrei de várias coisas enquanto estava lá ao vivo!Belas dicas mesmo!!Bjos e congratulations! ;))

    responder
  10. Patricia de Camargo

    Fê, brigaduuu pelo feedback, vc sabe como é importante!Já estou de olho para ver teus posts no Viaggio Mondo!beijos

    responder
  11. Giovanna

    Olá, gostaria de saber se visitar a Grécia em Dezembro vale a pena.Como está o clima lá nessa época? Estou em Roma e goastaria de ir lá no dia 01/12/2012. Alguém tem comentários sobre isso??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Giovanna, em que lugar da Grécia está pensando em ir?

      responder
  12. Luana Cruz

    Olá!
    Parabéns pelo blog! Fui a Grécia em 2011 e me arrependi de não ter ido a Meteora. Fiquei uns dias em Atenas, depois fui a Delfos e finalmente a Creta. Foi incrível! Vou tentar ir esse ano de novo!:)

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Luana! Eu também estou louca para voltar, tem muita coisa legal por lá, né?!
      Um abraço

      responder
  13. Ester

    Ola! O link da Easy cruises nao esta abrindo. Pode me ajudar? Quero ir para a Grecia no Natal e gostaria de saber se preciso me programar antes ou se e uma possivel ir e deixar para resolver tudo la. Beijos. Ps.: Estarei saindo da Irlanda.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ester, a Easy Cruises não está mais operando 🙁

      responder
  14. Angélica Veiga

    Bom dia!

    Minhas férias serão em Março! Dá para ir para Grécia, queria muito conhecer!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Angélica, que dá, dá 🙂 O lance é para onde vc quer ir, se por exemplo quer pegar praia, a coisa fica complicada rssss
      beijos

      responder
  15. Simone Carinhena Gomes

    Oi Patricia estou querendo fazer uma viagem pela Grecia em setembro mas terei apenas 7 dias, o que fazer cruzeiro ou aviao o que visitar

    responder
    • Patricia de Camargo

      Simone, vc quer ir para as ilhas?

      responder
  16. ANDRE LINS

    Ola Patricia, comecei hoje a planejar uma viajem de lua de mel no inicio de Setembro do ano que vem.
    A ideia é passar 2 dias em Atenas + 3 dias em uma ilha (Santorini ou Mikonos). Logo depois provável que vamos seguir para Paris / Londres.

    Você acha que aumento mais 2 a 3 dias na Grecia para visitar uma segunda ilha?

    Abarço

    responder
    • Patricia de Camargo

      Simmm, eu iria para Creta 🙂

      responder
  17. Renato

    Boa tarde, vou passar a lua de mel em Athenas e Santorini em Julho/2014, gostaria de algumas dicas, visto pelos post anteriores que você tem grande conhecimento sobre a Grécia.
    Existe algum transporte mais em conta entre Athenas e Santorini?
    Existem guias na Grécia que falam português?

    Desde já agradeço.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Renato, dá para ir de ferry, é uma noite, ou de avião. Se comprar o bilhete de avião com antecedência pode valer mais a pena este meio de transporte – http://en.aegeanair.com, só fique atento para ver se a tarifa escolhida inclui mala. O ferry você pode comprar por lá mesmo. Sobre o ferry dá uma olhada neste post: http://turomaquia.com/ilhas-gregas-para-chegar-porto-pireus/

      Em relação aos guias, infelizmente ñ tenho nenhuma indicação neste momento 🙁

      responder
  18. laura

    adorei as dicas…uma pergunta: qdo vc vai para as ilhas, como ficam as malas? Dá pra levar a mala de viagem normal ou tem como deixar em algum lugar, em Athenas?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Laura, eue levei minha mochila comigo, mas teve um dia que ñ tínhamos hotel em Atenas e apenas passaríamos o dia por lá, e encontramos um lugar no centro junto à Praça Syntagma que funcionava como locker. Quando retorne à casa vou ver se encontro a referência desta loja.

      responder
  19. Cleide Costa

    Vou estar na Grécia entre os dias 01/09 a 08/09, com outras duas amigas gostaria que me indicasse algum guia que pudesse nos acompanhar.
    Ainda não definimos totalmente o roteiro, mas a principio será Atenas, Santorini e Mikonos.

    grata

    responder
    • Patricia de Camargo

      Cleide, infelizmente ñ tenho nenhuma indicação de guia por lá 🙁 mas em três vcs vão conseguir se virar bem sozinhas, arranhando um inglês básico ñ precisa mais nada! Na volta me conta como foi!

      responder
  20. Alessandra Januário

    Adorei as dicas. Estarei realizando mais um sonho conhecendo a Grécia em julho. Ficarei 15 dias. Acho que dará para conhecer bastante lugares.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Alessandra, uma das viagens mais legais que já fiz. Na volta conta aqui como foi 🙂
      Um abraço

      responder
  21. Diana

    Olá!
    Patricia como foi a experiência de conduzir na Grécia? Tenho viagem marcada para início de outubro e quero muito ir a Meteora. Recomendas alguma empresa de aluguer de carros. Vamos duas pessoas e pelo que vi compensa em vez de fazer um tour via agência/táxi.
    Obrigada pelas dicas 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Diana,

      foi legal, a única coisa é que eles usam o acostamento como segunda pista 🙂 Parece loucura, mas a coisa funciona. E sim compensa alugar o carro, e dá uma olhada porque achei bem legal fazer Atenas – Delfos – Meteora. Nos posts conto em detalhes como fazer este roteiro, mas se tiver alguma dúvida, dá um grito. E ñ desista de Meteora, é o MÁXIMO!

      responder
      • Diana

        Patrícia,
        Acabei de chegar de Meteora… Realmente estou sem palavras para descrever o que é estar lá. As palavras também me faltam para agradecer a partilha de lugares tão inspiradores e fantásticos aqui no blog!Obrigado, obrigado 🙂
        Beijinho

        responder
        • Patricia de Camargo

          Brigaduuuu Diana pelo feedback!

          responder
  22. Selma Luiza Silva

    Olá Patricia. Suas dicas foram ótimas. Irei com meu marido para a Grécia em junho. Chegaremos no dia 10/06/15 e retornaremos ao Brasil em 26/06. Você acha que conseguiremos fazer Atenas, Delfos e Meteora, o anfiteatro grego – Epidauro e a cidade de Nauplia, Mikonos, Mikonos, Santorini e Creta neste período, mas sem atropelos e aproveitando o máximo? Você poderia recomendar hotéis?
    Estou pedindo muito, mas eu não vejo a hora! Obrigada.

    responder
  23. Carolina

    Olá. Muito bom seu blog.
    Saberia dar alguma informação sobre vantagens e desvantagens de ir à Grécia em Nov?
    abs!
    Carol

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carolina, novembro só é mais complicado no caso das ilhas, diminui a frequência dos ferries, e muita coisa fecha. No resto do país não há nenhuma problema, só o clima é mais friozinho 🙂

      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!