Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 28 2017

Roteiro Kyoto – Setor Histórico de Kyoto




Neste segundo post: “O que fazer em Kioto” veremos um roteiro pela parte mais fotogênica da cidade. É aquela Kyoto que você vê na maioria das fotos das revistas e do Instagram – o Setor Histórico.

Comece o dia no complexo de templos de Kiyomizu-dera. Sua construção original é de 778 e seu nome significa “Templo da água pura”. Ganhou este nome porque está junto à Cascata Otowa.

O templo que deu origem ao complexo sofreu um incêndio, portanto o que você verá data do século 17, estamos falando de 1631-1633.

Kiyomizu-dera integra a lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade.

Para chegar ao Kiyomizu-dera

O mais fácil é pegar o ônibus 100 ou 205 na frente da estação de Kioto e descer em Gojo-zaka ou Kiyomizu-muchi e destas paradas subir ao templo.

A maioria do pessoal sobe pela via principal cheia de comércios, nós preferimos descer por ela e subir por uma rua menos transitada e cheia de cemitérios, montanhas, artistas que fabricam lápides e muita paz.
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

O que ver e fazer em Kiyomizu-dera

A parte da entrada do complexo é gratuita, mas é necessário pagar para entrar no templo principal e em todas as demais construções. Por favor, pague!

Uma mistura de edifícios de madeira aparente com outros coloridos em tons laranja. Montanhas em contraste com aquela Kioto moderna que se vê da varanda do Salão Principal. Gente vestida de forma tradicional, rezando, tirando fotos, pedindo, agradecendo. E eu só sorrindo por formar parte de tudo aquilo. Acho muito jargão chamar um lugar de mágico, mas por aí iam minhas sensações.

Participei de um ritual no Salão Zuigudo. Paguei 100 ienes para tocar uma espécie de escudo de prata com uma pedra. Fiz meu desejo, senti algo tão forte que comecei a chorar.

Neste templo dedicado à mãe de Buda, também se pode participar da peregrinação ao útero (tainai meguri). Descer à escuridão guiando-se apenas por uma corda, que representa a fé cega daqueles que acreditam em algo sem nenhuma prova evidente das suas virtudes.
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

O templo principal – Hondo

Lugar do famoso balcão de madeira, que está a 13 metros de altura e se assenta em pilares do mesmo material. Até aí tudo bem, mas só faltou dizer que em sua construção não se utilizaram pregos.

Durante o período Edo, as pessoas acreditavam que se jogassem do balcão e sobrevivessem, poderiam pedir um desejo. Parece que 234 pessoas tiveram este impulso e 84,5% sobreviveu! Atualmente, esta prática está proibida.

Junto ao balcão uma loja de souvenirs que vende uns incensos que vão reativar tuas memórias de volta à casa. A caixinha custa apenas 500 ienes. Um excelente presente para aquela pessoa especial.
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Santuário Jishu

Saindo do Hondo, à esquerda não deixe de subir as escadinhas que te levarão ao Santuário Jishu ou Jishu Jinja, uma graça de lugar construído em 1633 e dedicado ao deus do amor e do matrimônio.

Curiosidade: quer saber se vai encontrar o amor? Feche os olhos e tente caminhar entre as duas pedras que distam 10 metros. Caso consiga, você encontrará este amor tão sonhado 😉 Ah, pode pedir ajuda, mas se alguém lhe ajudar, isso significa que necessitará também de ajuda para encontrar este grande amor.

Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Kiyomizu-dera: informação prática

Vale a pena caminhar por todo o complexo, que é enorme. Por isso reserve ao menos 2 horas.

Horário: todos os dias das 6:00 às 18:00 horas, mas de mediados de março a abril e de novembro a princípios de dezembro, durante o Hanatoro, fica aberto até às 21:00 horas.
Para entrar no Hondo e continuar a visita se paga 400 ienes.
Site oficial: http://www.kiyomizudera.or.jp/en/
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Roteiro Kyoto – as ruas que parecem saídas do Instagram

Se decidir chegar ao Kiyomizu-dera pela parte de atrás, junto aos cemitérios, desça pela rua principal. Matsubara Dori é alegre, colorida e com uma tentação a cada esquina.

Do sorvete de gergelim preto ou de chá verde com colherzinha de gengibre aos lenços que retiram a oleosidade da sua pele deixando a maquiagem intacta. Tudo isso eu mostrei, no vídeo de “Compras no Japão”.

Nossa descida levou bastante tempo. Era tanta coisa diferente, que manter o foco não é uma opção, portanto divirta-se.

Roteiro Kyoto – Sannenzaka e Ninenzaka

Nesta região se encontram algumas das ruas melhor conservadas do Setor Histórico de Kioto. Aquele tipo de lugar que faz você parar a cada minuto para tirar uma foto, que te pede encarecidamente, sente e simplesmente me aprecie.

Se as ruas em si já são uma loucura, pense neste lugar cheio de japoneses vestidos com seus quimonos coloridos. Uma loucura visual que te entorpece, prá mim foi como estar num grande museu de arte e não saber para onde olhar.

Este caminho tem quase 1 quilômetro, mas acho difícil não passar uns 40 minutos flanando, eu fiquei bem mais 😉

Curiosidade: o significado das duas ruas, Ninensaka, colina de 2 anos e, Sannensaka, colina de 3 anos.

Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Setor histórico de Kioto – Kodai-ji e muitos rituais pelo caminho

Quando entramos na rua do Templo Kodai-ji descobrimos um mapa rosa que indicava diversas estátuas e seus rituais. Cada ritual tinha sua utilidade: paz, boa fortuna, uma cura ou sabedoria. São todas estátuas budistas, é uma forma divertida de conhecer um pouco mais do budismo. Entenda bem, divertida porque você tem que ir encontrar estas estátuas, quem em sua maioria, são pequenas.
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Dentro de Kodai-ji participamos de 2 destes rituais. O templo foi fundado por Nene em 1605 em homenagem ao seu falecido marido e unificador do Japão, Toyotomi Hideyoshi. Para entrar no complexo em si, é necessário pagar 600 ienes.

Destacaria os jardins zen, para sentar e relaxar.

Tempo de visita: 45 minutos a 1 hora.

Utilidade pública: na frente do templo há uma pequena galeria que abriga uma casa de câmbio, com uma taxa ótima para trocar dinheiro.

Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Roteiro Kyoto – Templo do filme do Tom Cruise

Se você não tem muitos dias em Kioto, tente incluir neste mesmo dia uma passada no templo que apareceu no filme “O Último Samurai” estrelado por Tom Cruise. Na verdade o que usaram foi a entrada e as escadarias de Chion.

Este templo é super importante dentro do budismo. Construído em 1234 foi o local onde Honen, ensinou sua vertente do budismo, conhecida como Jodo, e onde jejuou até morrer.

Na verdade se trata de outro complexo com umas enormes construções em madeira. Aliás, abriga o maior portão de templo do Japão, o San-mon. Quando visitei estavam restaurando o templo principal.

A entrada é gratuita e pode ser visitado das 9:00 às 16:30 horas.
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Roteiro Kyoto – Santuário Yasaka

Dizem que o Santuário Yasaka é o preferido das geishas de Kioto. Verdade ou não, em pouco tempo você diferencia de longe um templo budista de um santuário xintoísta. Os últimos são coloridos, uma festa com muito laranja e vermelho para os olhos. Claro que é um modo simplista de definir religiões complexas, mas é reconfortante entender algo em meio de tanto que não se compreende.

Originalmente, Yasaka data do século VII. E em 869 nele se criou um festival que até hoje se celebra pelas ruas de Kioto, o Gion Matsuri.

O santuário está aberto as 24 horas do dia e a entrada é gratuita.
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Roteiro Kyoto – Gion

O Santuário Yasaka se abre para o bairro de Gion. A rua principal – Shijo Dori é terra de restaurantes, lojas de souvenirs e produtos típicos. Já suas transversais escondem restaurantes premiados e locais estratégicos para ver as verdadeiras geishas.

Em Shijo-Dori visite a loja tradicional de cosméticos e produtos de beleza, Yoshiya, vou falar dela em outros roteiros 😉

Uma das ruas mais populares e turísticas do bairro é Hanamikoji, vale a visita. Aqui fica uma casa de chá – Ichiriki, onde se gravou uma cena do filme “47 ronin”.

Dá para se perder pelas ruelas que saem de Hanamikoji, algo totalmente recomendável 😉
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Se quiser provar a comida tradicional de Kioto, esta região abriga vários restaurantes de Kaiseki-ryori.

Uma opção é Kenninji Gion Maruyama, uma casa clássica onde você não vai cruzar com outros clientes, porque as pequenas salas estão bem divididas com portas de correr. Um lugar levado por um casal que possui outros restaurantes, mas que cuidam pessoalmente deste endereço. Não é barato, pense em algo ao redor de 200 euros por pessoa.
Site: http://www.gionmaruyama.com/gionmaruyama_english.html

Para quem comer um bom tempura recomendo o Tempura Endo Yasaka Gion/Kyoto, que durante a semana oferece menus a partir de 4.000 ienes.
Site: http://www.gion-endo.com/english/menu_lunch.html

Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Roteiro Kyoto – Pontocho

Cruze o rio e no lado esquerdo encontrará sua última parada deste roteiro: Pontocho, um dos cinco distritos das geishas de Kioto.
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Na verdade até 1670, o lugar era um arenal. Mas nesta data, algumas obras reforçaram as barreiras junto às margens do rio e as pessoas começaram a construir suas residências por aqui. Em 1712 apareceram as primeiras casas de chá e de cortesãs. Ou seja, surgiu um grande bairro do prazer. Hoje é mais um ponto turístico repleto de pequenos restaurantes, casas de geishas e de chá.

Um bom lugar para comer por aqui é o Chao Chao Sanjo Kiyamachi, especializado nos “pasteizinhos” japoneses, as gyozas.

Veja também as indicações da Mirella, clicando aqui.
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto
Roteiro Kyoto - Setor Histórico de Kyoto

Roteiro Kyoto – nos Vlogs



Planejando a viagem ao Japão

Veja todos nossos posts do JAPÃO

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: TÓQUIO | KIOTO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Roteiro Kyoto – O Mapa

Este roteiro desde Kiyomizu-dera até Pontocho (sem contar desvios!) tem 3,5 km.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!