Roteiro de Carro pela Irlanda: de Donegal a Clifden
Recebi alguns e-mail perguntando sobre o roteiro que realizamos na Irlanda. Resolvi que entre post e post de atrativo vou descrever cada jornada para ficar mais claro por onde andamos.
Na noite anterior dormimos em Donegal, e bem cedinho saímos em direção ao Slieve League. É complicado fazer um roteiro em que você não necessite voltar pelo mesmo caminho para ver o “Slieve”. Sua localização na ponta da Irlanda torna a tarefa complicada. Resumindo a ópera, fomos e voltamos pelo mesmo caminho. Nesta saga já foram 92 Km só neste trajeto de ida-e-volta: Donegal – Slieve – Donegal.
Na saída de Slieve League, não deixe de comer um scone no Café Ti Linn. Além do que se o dia estiver chove não molha será um bom momento para se esquentar em um ambiente estilo casa da avó. Tomamos cafés e comemos dois scones por 8,70€.
Depois de Donegal até Clifden tinhamos pela frente quase 240 Km. O caminho era lindo, não só naquele dia, mas praticamente em todos. Só para ver aquelas paisagens vale a pena encarar a condução na mão esquerda. Não tem outro jeito. De ônibus você não vai poder parar onde quiser. Além de reduzir a mobilidade, aumenta o número de horas gastas nos deslocamentos.
Quando faltavam uns 70 km para nosso destino decidimos parar em Westport. Outro motivo para optar pelo carro, o interior da irlanda está repleto de pequenas cidades com casas coloridas estilo “conto de fadas”. A opção para esquentar e “forrar o estômago” para o que viria mais tarde foi a sopa. Em todos os lugares a sopa do dia está onipresente! Duas sopas com seus respectivos pães e manteiga custaram 7,20€.
Uma volta pela cidade com suas casas georgianas, que já ganhou por 3 vezes o prêmio irlandês da “cidade mais bem cuidada do ano”. Westport estava bombando quando passamos por lá numa tarde de agosto. Já vem a chata tentando te convencer, terceira razão para alugar um carro, este tipo de cidade você só descobre se tiver a liberdade de ir e vir …
E por fim, Clifden. Que não decepcionou. Céu azul, fim de dia lindo, bed & breakfast cheiroso, mas isso já é outra história!
fotos: turomaquia_2010
Mapa: Google Maps