Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 14 2014

Road Trip pela Europa e pela Ásia – Istambul #roadtripEuropaAsia

road-trip-europa-asia-dani-e-saddam-300ppp
31/07 – 02/08 – ESTAMBUL
Estivemos 11 dias na Turquia, e sem lugar a dúvida, e de alguns “apesar de”, é um país maravilhoso. Ficamos em Istambul de 31 de julho a 2 de agosto. É uma cidade enorme (a maior da Turquia e a terceira mais populosa da Europa). Na época dos Impérios Romano e Bizantino se chamava Constantinopla.

Istambul é caótica em todos os sentidos, no começo um se sente até meio zonzo, mas logo se pega o ritmo da cidade. Algo comum por lá e que não curto, é que a todo momento estão te oferecendo algo, o que pode ser bastante incômodo em determinados momentos. E na hora de comprar, como vocês podem imaginar, é necessário pechinchar, pechinchar e pechinchar … e isto também é cansativo. Mas conseguimos fechar uns bons negócios 🙂

As mulheres do nosso grupo não tiveram nenhum problema com o fato de não levar véus ou lenços na cabeça. Apenas tivemos que colocá-los nas mesquitas. Na entrada nos facilitavam lenços ou uma espécie de vestidos, que devolvíamos à saída. Tampouco me senti observada nas ruas, bem diferente do que passa em Marrocos, onde os homens sempre estão te olhando.
estambuil mesquita veus
Voltando ao tema do trânsito, que é do mais desordenado \o/ Os motoristas vão sem capacete, os carros não param nas faixas de pedestres, ou seja, uma loucura, mas que a gente se adapta com o passar dos dias.
estambul casa
Ficamos em um apartamento estupendo próximo à Mesquita Azul. E com o trânsito louco achamos melhor deixar o carro no único estacionamento da cidade e nos locomovemos com o bonde.
estambul mural
estambul doces
Conhecemos a capital de uma forma bem tranquila, através de longas caminhadas e muitas paradas 😉 Estivemos em muitíssimas mesquitas, entre elas: Azul, Santa Sofia, Sulemiman e a de Sokullu Mehmet Pasha. Também visitamos a Cisterna de Yerebatan, o Hipódromo Romano, o Gran Bazar e fizemos o passeio de barco pelo Bósforo (linha divisória natural entre Europa e Ásia) onde desfrutamos de um entardecer de escândalo, vislumbrando monumentos belíssimos como a Torre Gálata, as Mesquitas de Semsi Ahmet Pasha e Dolmabahçe, e o Palácio Dolmabahce. Tampouco deixamos de passear pela Praça Taksin ou a Ponte de Atatusk (a quarta mais longa de Europa).
estambul mesquita
estambul mesquita simbolos
estambul cruzweiro 2

argumento, texto e fotos: Daniele Leoz – 2013

Para ler o primeiro post da série, clique aqui.

Post seguinte: de Istambul a Capadócia

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

2 Comentários

  1. Jefferson

    Boa tarde, tudo bem?
    Ao ler sua matéria sobre a Capadócia, fiquei interessado em saber o nome do hotel nas cavernas que vocês se hospedaram em Goreme, bem como o nome do restaurante que acharam maravilhoso. Estou indo em maio próximo e, se não fosse incômodo, gostaria de saber os nomes.
    Desde já agradeço a atenção dispensada. Abraço,
    Jefferson

    responder
  2. Dani

    Nenhum incômodo Jefferson. O hotel de Göreme onde a gente se hospedou se chama Kayatas Hotel. Coloca no google que aparece em um montão de lugares, a gente reservou pelo booking. Te passo os dados do hotel: Gafelli Mah. Hafiz Sukru Efendi Sok. No :18 Goreme Nevsehir – Goreme, 50500 – Turkey – phone: +903842712909 – email: info@kayatashotel.com

    O nome do restaurante é: Kall Terrasse, te passo o site: http://kaleterrasserestaurant.com/

    Qualquer coisa mais que precisar me pergunta. Te passo meu email: danieleleoz@yahoo.com.br

    Um bejão,

    Dani

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!