Road-trip desde Bilbao
Num dos dias que estivemos por Bilbao, alugamos um carro para conhecer alguns lugares próximos à cidade, mas que eram complicados para chegar de transporte público. Foi um dia memorável, que começou na pré-história e acabou numa igreja medieval em uma pequena ilha. Pegamos chuva e tivemos problemas com a câmara. Resultado? Fotos medíocres, e por isso as fotos do post não são nossas 🙁 E estive muito pensando se publicar este post ou não, por este tema. Mas me divirto tanto neste dia, que seria muito egoísmo guardá-lo só para mim! Com vocês, “meu tesouro” 😉
Para ver o mapa em Google Maps, clique aqui.
Road Trip desde Bilbao | 1a. parada: Cuevas de Santimamiñe
Pré –história na veia. Desde 2008 as cavernas são Patrimônio Mundial da Humanidade. A arte é do paleolítico, do período Magdaleniense (mais ou menos 13.000 a.C.). Há quase 50 pinturas rupestres. Mas atualmente estas pinturas apenas podem ser vistas através de um percurso em 3D, para evitar que se deteriorem. Também se vê uma parte do sítio arqueológico logo na entrada da caverna.
Importante: é necessário reservar a visita, o jeito mais fácil é por e-mail – santimamine@bizkaia.net Eles respondem rapidinho.Abre todos os dias, das 10:00 às 13:30 e das 15:00 às 19:00 horas. A entrada custa 5€. Crianças até 6 anos não pagam.
Para chegar: estrada em direção à Guernica, para não entrar na cidade pegar a direção para as Playas/Lekeitio pela BI-635, e depois a BI-2238. E por fim a BI-4244. No local há estacionamento.
Site: http://www.bizkaia.net/home2/Temas/DetalleTema.asp?Tem_Codigo=2326&idioma=CA&bnetmobile=0&dpto_biz=4&codpath_biz=4|295|2321|2326
Road trip desde Bilbao | 2a. parada: Bosque de Oma
Imagina um bosque com uma intervenção artística genial, isso é o que verá nesta parada.
Foto de Ik
O artista vivia pertinho, Agustín Ibarrola, e criou esta obra entre os anos de 1982 e 1985. Ela fala da relação homem – natureza. Este ano anunciaram que irão restaurar a obra, num projeto de 3 anos.
Foto de Dominik Morbitzer
O percurso para ver todas as intervenções é de mais ou menos 7,4 km, mas é bem fácil porque o desnível máximo será de 204 metros. Para vê-lo com calma, o ideal é reservar 2 horas.
Foto de Roberto Arnaiz e de 1unamayu
Para chegar: está bem pertinho das Cuevas de Santimamiñe, a 2 km. Não se paga nada para entrar no bosque. Neste link, pode descarregar um audioguia gratuito para a visita.
Road Trip desde Bilbao | 3a. parada: Reserva de Urdaibai – Mundaka
Vamos em direção à Reserva da Biosfera – Urdaibai, que é uma área de descanso para os pássaros migratórios que vivem entre Europa e África. É super legal ir parando para apreciar o estuário e até entrar por alguma das estradinhas menores para ver mais de perto.
Foto de Esti Alvarez
Do bosque até Mundaka são mais ou menos 19 km. Turisticamente, a cidade é conhecida pelos surfistas, que chegam por lá para enfrentar-se à sua onda esquerda. Que é considerada a melhor de Europa em sua categoria, e uma das melhores do mundo de maneira geral.
Foto de Joseba Barrenetxea Altuna
Mundaka é um povoado marinheiro que está junto à desembocadura do braço de mar (ría) e em plena Reserva da Biosfera. Ótimo lugar para comer algo ou se já fez um picnic (como nós!), tomar aquele café esperto antes da última parada deste roteiro.
Road Trip desde Bilbao | 4a. parada: San Juan de Gaztelugatxe
A 11 km de Mundaka, outra parada surpreendente, lembra que começamos na pré-história, passeamos por obras contemporâneas, atravessamos uma Reserva Mundial da Biosfera e agora chegamos à Época Medieval. Esta pequena ilha de nome impronunciável que está na sua frente, abriga uma ermita do século 10, San Juan de Gaztelugatxe.
Foto de Gorka Valencia
Para chegar à ermita deverá cruzar uma ponte do mesmo século (10), e depois subir 321 degraus. Passando pelas cruzes que simbolizam a Via Crucis. E por que esta igreja aqui? Diz a lenda que São João Batista (San Juan) chegou navegando na costa vasca, e que deixou suas marcas em vários lugares, entre eles esta ilha.
Foto de _IBaNe_
Em 1978 a igreja sofeu um incêndio, portanto muito do que se vê foi reconstruído após esta data ? É difícil encontrá-la aberta! Mas já que você subiu, cumpra a tradição de badalar o sino 13 vezes, claro que após pedir um desejo 😉 Tem uma cordinha que sai do sino até a fachada, dá para badalar mesmo com a igreja fechada! Já li que seriam 3 vezes, mas por via das dúvidas mandei ver as 13! Também verá a marca dos pés de San Juan, coloque seus pés sobre ela para ter saúde.
Para chegar: a forma mais fácil é pegar um caminho que sai da BI-3101 (esta estrada une Bermeo com Bakio). Estacione o carro junto ao Restaurante Eneperia, e a direita verá o caminho sinalizado para a a ermita.
Daqui voltamos para Bilbao, porque apenas alugamos o carro por 1 dia. Mas quem vai continuar a viagem motorizado, a dica é seguir viagem para Cantábria. Para Bilbao são apenas 35 km. O roteiro todo, incluindo a volta a Bilbao compreende 107 km.
Veja todos nossos posts de BILBAO
Busque e reserve seu hotel em BILBAO, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto \o/ Clique aqui, e durante a compra escolha o cupom de desconto que melhor se ajuste à sua viagem!