Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 24 2011

Quero ver meu Brasil Brasileiro, não um Estereótipo Fake – Fitur 2011

Antes de mais nada este não é um exercício de crítica por crítica. Tenho realmente orgulho de onde nasci, mas é muito desalentador a maneira que se trata uma das grandes atividades econômicas mundiais no Brasil. Nem vamos entrar na escolha dos ministros, de sexólogas a desconhecidos na área. O que já revela o desdém com a “indústria”. Vamos apenas falar de um exercício de promoção internacional.

Fitur 2011

Chego na Fitur louca para ver como se irá “vender” a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Rapidamente entro no Pavilhão das Américas. A cada passo que dou percebo que o stand está exatamente igual ao ano passado, como se nada tivesse ocurrido. Como se o Ministério do Turismo não entendesse a importância destes mega eventos que são capazes de colocar novos destinos no mercado, como foi o caso de Barcelona! O presidente chorou na conquista das Olímpiadas, eu choro de raiva ao ver a situação do stand.

Fitur 2011

Penso: Quero meu Brasil Brasileiro, terra de Tom Jobim, de Vinícius, Guimarães Rosa, a terra dos meus amigos empreendedores.

Indago: Que país é este?

Depois do “Brasil me chama”, esperava mais. Mais do que um folheto com algumas anedotas sobre as 12 cidades-sede da Copa 2014. Onde na versão espanhola a gráfica havia impresso 2010, e demonstrando o amadorismo reinante se colocou uma etiqueta a mão em uma letra chinfrim – 2014. Nada do logotipo da Copa, nada de um site atrativo. Porque este Portal 2014 pode ser tudo, menos elegante e motivador. Sem contar que se oferece apenas em português e inglês.

DSC_7720
DSC_7721
escanear0008

O Ministério do Turismo desperdiça a energia gerada pré-evento. Ufana em sua página que as pessoas procuravam o stand em razão do evento, mas esquece de mencionar que o stand não estava preparado em absoluto para atender-lhes. Uma pena que continuemos a utilizar meninas de legging com as cores do Brasil que apenas contribuem para manter os velhos e nojentos estereótipos. Que uma das grandes métropoles seja “vendida” por uma ponte, interessante, mas nada extraordinária.

Fitur 2011

Ao menos podíamos olhar para nossos vizinhos. Chile mostrava as imagens do resgate dos mineiros em seu stand. Um fato que mostrou uma outra cara do país. Peru já contava com toda uma promoção em cima da figura de seu Prêmio Nobel de Literatura – Mario Vargas Llosa, incluindo um roteiro literário. E nós??? Dormimos, é claro que em berço esplêndido, mas dando às costas ao mundo e as oportunidades!

DSC_7726 Fitur 2011
Fitur 2011 Fitur 2011

Posts relacionados:
Um aperitivo da presença do Brasil na Fitur 2011
Promoção turística brasileira: um giro de um minuto por algumas cidades do Brasil Varonil

fotos: turomaquia_2011

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: