Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 06 2008

Quem sabe se vale a pena em Roma?!

Na seção será que vale a pena em Roma eu colocaria as catacumbas. Se você for ficar menos de cinco dias em Roma, eu passaria das Catacumbas. O mais legal de ir às Catacumbas e andar pela antiga Via Appia. Mas acontece que é super difícil andar por aí durante a semana, porque você tem que disputar espaço com os carros, e quase não existe calçada!
Via Appia - Roma

E muitas vezes não se pode escolher a catacumba da visita. Nós queríamos ver as Catacumbas de San Calixto, mas quando chegamos aí, elas estavam fechadas e fomos nas de São Sebastião. Pagamos seis euros e descemos com uma guia sem muito entusiasmo às catacumbas. Andávamos bastante rápido, e quase não se via nada, nem esqueletos, nem caveiras, ou as pinturas paleocristãs. E o mais interessante foram umas tumbas romanas do final da visita. E rapidamente se sobe à Igreja construída acima das catacumbas, e a guia começa a falar das relíquias.

As relíquias são partes do corpo de uma pessoa venerada, ou mesmo um objeto que pertenceu a esta pessoa. Na Idade Média os cristãos viajavam dias e dias para adorar a estas relíquias e as igrejas disputavam a tapa cada uma delas. E por isso, um mesmo santo pode ter sua perna em um lugar, seu chapéu em outro, seu dente acolá.

Bem voltando a nossa igreja, o caso é que neste lugar está uma das flechas que atravessou o corpo de São Sebastião, e parte da coluna a qual foi atado durante sua tortura. E ainda, um gesso com marcas de pé, que dizem que eram os pés de Jesus. Mas não em vida, é que ele apareceu para São Pedro e no local de sua aparição estavam estas marcas, alguém foi ali com gesso e realizou a gravação destas marcas que hoje se encontram na igreja e são adoradas como relíquias.

Eu sou católica, mas existem algumas coisas que são complicadas e não quero tocar neste assunto, porque cada um tem sua forma de viver a fé. Assim se você tiver interesse em ver relíquias não perca as catacumbas, porque nas grandes que estão abertas ao público sempre ao final se pode ver uma relíquia. Agora se teu interesse era ver as pinturas paleocristãs, eu não iria às Catacumbas de São Sebastião porque será um pouco frustrante.

Foto Via Appia Antica – Turomaquia 2008

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!